quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

SOLDADOS ENTRAM EM CAMPO PARA CELEBRAR UMA DAS GRANDES HISTÓRIAS DO FUTEBOL: A TRÉGUA DE NATAL


Há mais de cem anos, no dia 25 de dezembro de 1914, algo totalmente inesperado aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial. E o esporte, mais uma vez, teve papel importante. Uma confraternização entre inimigos terminou em uma “pelada” de futebol em pleno campo de batalha, numa trégua que ficou famosa, a Trégua de Natal.

E para comemorar esse fato histórico, todos os anos no dia 25 de Dezembro o acanhado campo do Recreation Ground está longe de ser um dos estádios mais importantes da Inglaterra. Com capacidade para 7,5 mil torcedores, é a casa do Aldershot Town, modesto clube da quinta divisão, recebe um duelo de enorme significado. Há 105 anos soldados britânicos e alemães fazem jogo de futebol para relembrar a história da Trégua de Natal de 1914. O momento em que os exércitos deixaram as trincheiras da Primeira Guerra Mundial para jogar futebol em pleno front.

A história diz que tudo começou quando um alemão disse ao inimigo: “Inglês, por que você não vem aqui”. Um soldado britânico deixou a arma para trás e começou a caminhada no campo de batalha. Aos poucos, mais integrantes dos dois lados fizeram o mesmo e logo estavam se cumprimentando.

Trocaram cigarros e a comida que tinham, além de rum e água quente, e beberam vinho. Foi quando um inglês teve a idéia de organizar um jogo ali mesmo. A vitória foi da Inglaterra, por 3 a 2. Os dois lados cantaram músicas de Natal, mesclando canções em inglês e alemão. Até oficiais se juntaram aos soldados, ainda incrédulos diante do que viam.

Ao fim do dia, as tropas voltaram para suas respectivas trincheiras e fizeram um acordo: nenhum tiro seria disparado até a meia-noite. A batalha só recomeçaria no primeiro minuto do dia 26.

Fonte: Trivela

Nenhum comentário:

Postar um comentário