quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

DE BAÍA FORMOSA PARA O MUNDO: POTIGUAR ÍTALO FERREIRA É CAMPEÃO MUNDIAL DE SURF 2019


O potiguar Ítalo Ferreira venceu no ultimo dia 19 o campeonato mundial de surf e agora entra para a elite do surfe. A vitória na final foi sobre o compatriota Gabriel Medina, que já foi campeão em 2014 e 2018. Na semifinal, o surfista potiguar derrotou o mito Kelly Slater. O cenário da final aconteceu em Pipeline, no Havaí.

Ítalo Ferreira tem 25 anos e sagrou-se campeão pela primeira vez na carreira. Ele é um dos três brasileiros na história a levantar o troféu de melhor surfista do mundo.

Natural de Baía Formosa, no litoral do Rio Grande do Norte, Italo Ferreira desde cedo se apaixonou pelo mar e pelas ondas. Seu pai, que trabalhava como pescador, costumava emprestar parte do isopor onde gelava os peixes para o garoto das suas primeiras braçadas na água. A brincadeira virou coisa séria, ele ganhou uma prancha de presente de um parente e logo mostrou talento.

Só que a condição financeira da família, sem tantos recursos, era uma dificuldade no início, pois para participar de competições era necessário pagar inscrição, viajar e ter uma estrutura mínima. Mas Italo nunca desistiu do sonho de ser surfista profissional e via naquela brincadeira uma possibilidade de ter um trabalho que se identificasse.

Esse é o quarto título do Brasil na elite do surfe mundial. Além de Medina em 2014 e 2018, Adriano de Souza conquistou a temporada de 2015.

Desde 2018, os brasileiros são maioria no circuito. Em 2019, dos 34 surfistas fixos da elite, 11 eram do país. A Austrália aparecia em segundo lugar, com oito representantes. Havaí e Estados Unidos, com quatro surfistas cada um, não chegariam ao número brasileiro nem se todos competissem sob a mesma bandeira americana.

Na próxima temporada, além do quinto título mundial, o Brasil tentará estender seu domínio à Olimpíada. Os Jogos de Tóquio serão os primeiros que incluirão o surfe no programa, com a disputa programada para a praia de Tsurigasaki, em Chida, a cerca de 60 quilômetros da capital. Os representantes do país na competição foram definidos pelo ranking de 2019. Assim, Ítalo e Medina vão brigar pelas inéditas medalhas.

Fonte: Zero Hora

Foto: Ed Sloane/WSL

Nenhum comentário:

Postar um comentário