quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

JUAN SOUSA: UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO E TALENTO DA JOVEM PROMESSA DA BASE DO FORTALEZA


Na vida de muitos garotos que desde muito novos iniciam o sonho de um dia ser um jogador de futebol profissional, eles se preparam para muitas dificuldades e surpresas que este caminho coloca na vida de jovens espalhados por todo o planeta bola.

Porém, é superação e a força de vontade de muitos atletas que em inúmeras vezes resultam depois em vitórias no campo e na vida.

Juan Sousa, 15 anos é visto como uma das promessas da base tricolor. Sempre via jogos na televisão, o futebol o inspirou e dessa influência nasceu o desejo de sonhar, de lutar e se tornar um jogador profissional. Aos 7 anos começou na escolinha do Fortaleza na categoria Sub-11, por causa da idade ele só foi aceito por causa do seu tamanho.


A escolinha situava-se no Jardim Fluminense e com o passar do tempo mudou de local para o CT Ribamar Bezerra em Maracanaú. Na época ele não tinha condições de ir até lá e então saiu da escolinha. Aos 9 anos, começou a treinar num time de futsal  perto de sua casa chamado Geração Atlântico. Num jogo que fizeram chamou a atenção do Rômulo (ex-atleta), do Erandir (atleta em atividade) e do Amaral (atleta em atividade), foi convidado por eles para integrar o elenco do Projeto Semear que funciona no bairro do Conjunto Ceará.


O Rômulo ao assumir o comando técnico do Ferroviário, levou o garoto para uma avaliação na base na categoria Sub-13, isso ele com 11 anos apenas, onde foi aprovado e jogou como titular seu primeiro cearense Sub-13 em 2015. Num jogo contra o Fortaleza fez uma excelente partida chamando a atenção do Leandro, auxiliar técnico que o convidou para  fazer parte do clube. Ao término do campeonato cearense ele se apresentou no Fortaleza, onde está até hoje. Em 2017 viveu seu melhor momento em que foi titular e capitão da equipe o campeonato todo mesmo sendo um ano mais novo. “2017 foi um ano maravilhoso pra mim, fui capitão da equipe durante todo o ano, e isso me rendeu um crescimento muito grande como atleta e como pessoa”, afirma Juan.


Em julho de 2018, Juan viveu um momento bastante difícil quando sofreu uma ruptura no ligamento cruzado, foram meses de recuperação e tratamento,  ele vivia a sua melhor fase na base do leão do Pici. Agora no começo de 2020 estará retornando aos gramados, ”janeiro de 2020 é o prazo da volta. Sigo firme na minha recuperação, hoje com 7 meses pós cirúrgico, estou quase no meu ápice. Tudo que eu sei hoje, eu devo ao Erandir, ao Rômulo, ao Amaral e ao professor Ramon, amigo e treinador aqui da base”, disse o atleta.

Seus pais e avós sempre o apoiaram na sua vida esportiva e na sua vida educacional, e esse apoio e amor foram fundamentais na recuperação da jovem promessa do tricolor do Pici. A sua inspiração para continuar lutando pelo seu sonho que começou aos 7 anos são seus pais, seus avós maternos e seu vô paterno. Emocionado relata: “Luto ainda mais pelo meu avô materno que faleceu no dia 05/02/2016, dia do meu aniversário. Meus pais lutam muito pra me dar tudo do bom e do melhor, assim como toda a minha família. Meu sonho é um dia poder retribuir tudo a eles”.


Para 2020 Juan tem metas e planos a serem conquistados nesse seu retorno ao futebol, “minha perspectiva é que seja um ano de recomeço, de novas oportunidades profissionais. Minhas metas são de ser melhor do que esses anos que passaram, não errar onde eu errei e levar tudo com alegria e gratidão”, conclui o zagueiro tricolor.


3 comentários:

  1. Parabéns vc vai longe Garoto, linda sua história, e com o apoio de sua mãe coruja, vc não corre vc voa. Sucesso.regiane a diferente

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Juan por sonhar e correr atrás de seu sonho, e desejo parabéns principalmente aos pais desse garoto por apoiar e acreditar no potencial de seu filho.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Juan hora de dar a volta por cima 👊

    ResponderExcluir