sábado, 28 de dezembro de 2019

A HISTÓRIA EMOCIONANTE DE SUPERAÇÃO DE LUAN MONTEIRO QUE SONHA EM SER JOGADOR DE FUTEBOL


O brasileiro que ama futebol, como eu, sabe o real significado das categorias de base. Para esses garotos, a maioria vinda de famílias carentes, jogar em um time de futebol significa muito mais que treinamento e aprendizado. Em Fortaleza, Luan Monteiro, garoto de 18 anos da periferia da capital cearense sonha e luta desde criança por um espaço no esporte mais praticado no país para que todo esforço possa valer a pena e com isso ajudar e mudar a realidade de sua mãe Lúcia Monteiro a ter dias melhores.

Em um país desigual como o Brasil, o futebol é significado de ascensão social e saída da miséria. Esses meninos que chegam às categorias de base cada vez mais jovens sonham em comprar uma casa para a mãe, que dá duro enquanto eles estão treinando. Esses garotos pensam no dia que vão deixar a favela ou a vida simples que levam, no dia que vão poder comer e comprar o que lhes faltou durante a infância.

Luan vem de uma família muito humilde, adotado na infância teve e ainda tem muitos problemas tanto financeiro como familiar, já morou em barraco de lona, chegando a pedir comida em outras casas por conta de não ter na sua. Não teve uma convivência com o pai biológico que já é falecido, sua mãe faleceu quando tinha 10 anos e a sua melhor amiga o adotou, mesmo tendo uma vida simples financeiramente deu o principal a ele que é o amor e o respeito, ensinando-o a ser quem ele é hoje, que batalha dignamente todos os dias no jogo da vida pelo alimento e pela realização de seu sonho no mundo do futebol.


A paixão pelo futebol começou muito cedo, nas ruas e de pés descalço, o futebol tem proporcionado momentos bons que o fazem esquecer por alguns momentos suas lutas e dificuldades diárias. Luan já passou por vários projetos e clubes cearense, inclusive de outros estados como: Projeto Atleta Nota 10 (CE), Projeto Vila Real(CE), Boanerges FC do Aquiraz, Maguary (CE), Queimadense (PB) e Agrimaq (AL). “Conheci o Projeto Atleta Nota 10 (CE) do professor Ronaldo Lima que por sinal é um cara que eu tenho total respeito e admiração, não somente pelo que ele fez por mim e sim pela pessoa que ele é, me ajudou bastante, me deu conselho e muitas broncas. O SEC foi um projeto que me formou não somente como atleta, e sim com um cidadão”, afirma o atleta.

E o que faz continuar lutando e se inspirando diariamente por esse sonho é a sua mãe adotiva, mulher guerreira que sempre está pronta para superar e vencer as adversidades e lutas diárias da vida.

Para 2020 Luan tem metas e planos a serem conquistados nessa sua batalha em ter seu espaço fixo no futebol, “venho batalhando todos os dias, treinando forte para o ano de 2020. Tenho muitas metas a serem alcançadas, e tenho certeza se eu fizer as coisas certas, treinar, me dedicar diariamente, essas metas serão alcançadas”, conclui o atleta polivalente.

É por meio do futebol que garotos como Luan e tantos outros garotos sonham não apenas em abandonar os dias difíceis e alcançar o sucesso financeiro mais também à realização pessoal e profissional, e acreditam que vão deixar a vida de sofrimento para trás e se transformar em pessoas ativas e donas de sua própria trajetória.

Foto: Carlos Roosewelt/@carlosroosewelt

7 comentários: