domingo, 30 de maio de 2021

NOVO APLICATIVO CRIADO POR CIENTISTAS AMERICANOS PODE AJUDAR NO DIAGNÓSTICO DE AUTISMO EM BEBÊS

A tecnologia tem ajudado cada vez mais a medicina a identificar doenças prematuramente, auxiliando no tratamento precoce e a encontrar novas formas de cura para doenças. Hoje muitas famílias levam anos, ou até décadas, para descobrir que os filhos são autistas. Nós do Canal e Blog De Olho no Lance queremos compartilhar uma grande noticia no diagnostico do autismo que vai deixar você feliz em saber que pesquisadores de uma Universidade de Duke (EUA), desenvolveram um aplicativo para celulares e tablets que pode diagnosticar o autismo de forma precoce em bebês.

Segundo especialistas, crianças com o espectro autista observam de maneira diferente o que está ao redor delas. Foi a partir desse princípio que eles desenvolveram o aplicativo.

Através de inteligência artificial, o app consegue identificar o comportamento da criança e analisar se há indícios do transtorno. Para os desenvolvedores, a ferramenta tem potencial de se tornar importante para diagnósticos no futuro, considerando o baixo custo de produção e distribuição.

O objetivo é apresentar vídeos nos quais pessoas interagem com objetos. Usando a câmera dos aparelhos, o app reconhece se o bebê ou a criança focam mais no ambiente ou no personagem principal do vídeo.

Durante a fase de testes de eficácia do aplicativo, pesquisadores de Duke ajudaram algumas crianças a serem diagnosticadas com autismo. O estudo mostra que elas focavam em objetos como brinquedos, enquanto os outros pequenos prestavam mais atenção às pessoas que apareciam na tela.

O aplicativo foi testado em 993 crianças com idade entre 16 e 38 meses, que é a fase que o autismo é mais frequentemente identificado. Entre todos os testes, 40 foram apontados com algum grau do transtorno pelo aplicativo. A pesquisa foi publicada na revista cientifica Jama Network.

O aplicativo ainda não tem nome e nem previsão de comercialização. A equipe informou que, inicialmente, ele ficará disponível para aparelhos celulares iPhone e tablets iPads.

Fonte: Marca TV

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário