sábado, 27 de junho de 2020

UMA CURTA HISTÓRIA DE FRACASSO E SUPERAÇÃO – MARTA SILVA


Marta Vieira da Silva, a Marta é inspiração para as mulheres do mundo todo. É considerada por muitos a maior jogadora da história do futebol. Foi eleita pela FIFA, seis vezes, como a melhor jogadora de futebol feminino do mundo. Maior Artilheira da História da Seleção Brasileira (masculina e feminina) e foi Bola de Ouro em 2004 e 2007 e Chuteira de Ouro em 2007.

De uma infância humilde, difícil, para o sonho. Marta a nasceu em Dois Riachos, no interior de Alagoas. Cresceu sem o pai (se afastou da família), e foi criada desde novinha pela mãe e pela avó, que foram grandes inspirações em sua vida.

Passou por todas as privações das crianças pobres do sertão alagoano. Como era boa de bola, encontrou nas peladas de rua e nos campeonatos da escola a esperança, onde já se destacava graças a seu talento natural. Foi à única mulher em diversos times masculinos.

A cada passo que dava em direção aos estádios, maior era o sofrimento e a discriminação enfrentada. Entre jogos descalços e gols amadores, a pequena jogadora se manteve forte diante de todas as barreiras que eram impostas à ela.

No entanto, Marta teve um problema a mais que os demais jogadores em suas histórias de superação. Por ser mulher e viver em um país em que o futebol feminino nunca teve seu devido valor, a brasileira teve que lutar ainda mais. Depois de passagens por CSA (AL) e Santa Cruz (PE), se mudou para o Rio atrás da oportunidade definitiva.

Pelo Vasco, Marta conseguiu alcançar a Seleção Brasileira adulta. Foi quando ela apareceu para o mundo. A conquista do Pan-Americano e as boas atuações na Copa do Mundo feminina, ambos em 2003, garantiram à jogadora uma chance de atuar no futebol europeu.

Conhecida também como “Pelé de Saias”, a jogadora Marta escreveu o seu nome na história do esporte ao ser eleita seis vezes (sendo cinco vezes seguida) a melhor futebolista do mundo, um recorde entre mulheres e homens. Ela também deixou a marca dos seus pés na calçada da fama do Maracanã, sendo a primeira mulher a realizar tal feito. Com dedicação, Marta Silva nunca deixou de lutar por seu grande sonho. Atualmente, joga pelo Orlando Pride, dos Estados Unidos.

Foto: Lance!

Nenhum comentário:

Postar um comentário