terça-feira, 2 de junho de 2020

PAPO R14: ARTHUR ALCORTE, GAÚCHO QUE ESTÁ ENTRE OS 10 MELHORES PATINADORES DO MUNDO


Força, destreza, equilíbrio e talento artístico, estas são algumas das habilidades exigidas aos patinadores. Um esporte-arte que o gaúcho Arthur Alcorte domina e aprimora a cada dia.

O jovem de 16 anos vem fazendo história e trazendo muitas alegrias ao esporte brasileiro, a última delas foi ano passado quando conquistou o 8° lugar durante os Jogos Mundiais de Patinagem (World Roller Games), em Barcelona, na Espanha, este campeonato mundial é considerado o maior evento de rodas do planeta, que reuniu um total de 4.120 atletas de 81 países.


O garoto começou a patinar com 4 anos de idade e tornou-se um atleta de alto rendimento em 2011, quando tinha 8 anos. Desde o jardim da infância estuda no Colégio Adventista de Porto Alegre, e hoje, já no ensino médio, tentando se organizar para manter a rotina com os treinos e os deveres escolares. Conciliar os estudos e os treinamentos requer uma maior atenção e dedicação, devido ao calendário muito extenso da patinação.


Para ele ir competir, parte do princípio de tirar boas notas antes. Com sua agenda de treinos e viagens, Arthur explica que precisa se planejar com os professores e recebe ajuda da coordenadora pedagógica para ajustar horários e datas, caso seja necessário.


Arthur está entre os 10 melhores patinadores do mundo e já ganhou diversos títulos em sua carreira. No seu currículo, estão vários títulos regionais, brasileiros, pan-americanos e sul-americanos.


Numa caminhada de treinamentos e vitórias ninguém conquista algo sozinho, sempre existirá pessoas que serão importantes nessa trajetória e o jovem patinador é muito bem orientado e assessorado por uma equipe de grandes profissionais como a nutricionista Fernanda Philbert Alves (cuida de sua dieta), a Verbena Manipulação (fornece a sua suplementação alimentar) e a BPro Treinamento (cuida de sua preparação física).


Atualmente o atleta treina e dá aulas na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), junto com o grupo Esportivo Arte e Movimento. “Esse esporte é apaixonante, é um esporte que sempre te traz novos desafios, sempre muda e evolui cada vez mais”, relata.


Neste bate bola concedido por email diretamente de Porto Alegre (RS), vamos conhecer um pouco mais da trajetória do campeão de Patinação Artística Arthur Alcorte que está entre os 10 melhores patinadores do mundo, ainda vamos escutar muito esse nome futuramente nas olimpíadas e eventos internacionais.

BATE BOLA COM ARTHUR ALCORTE:     

Como aconteceu a tua paixão pela patinação?

AA: Minha trajetória esportiva começou cedo, aos quatro anos de idade. Eu praticava ginástica artística e no mesmo clube há aulas de patinação. Recebi o convite da minha técnica para assistir uma apresentação de final de ano, onde pude conhecer e ver o atleta Marcel Stürmer (considerado o mais importante patinador da história do país) patinando. Pouco tempo depois ingressei nas aulas de patinação e com 5 anos participei da minha primeira competição.

Quando e como surgiu a oportunidade de representar o Brasil?

AA: Representei o Brasil pela primeira vez no ano de 2013, quando ingressei para a Categoria Internacional, num Campeonato Sul-Americano de Patinação Artística, que aconteceu em Santiago no Chile. Desde então, já recebi sucessivas convocações para representar o País em campeonatos Sul-americanos e Pan-americanos. Também consegui representar o Brasil em dois campeonatos mundiais: 2018 na França e 2019, no World Roller Games, realizado em Barcelona na Espanha, onde obtive a oitava colocação na categoria Livre Júnior Internacional. Estar entre os dez melhores classificados num campeonato mundial já é uma grande vitória para um esporte individual.

Como são os seus treinos e preparação?

AA: A rotina de treinos está dividida em duas etapas: a pré-temporada e a temporada de competições. Durante a Pré-temporada, realizamos o trabalho de base, ou seja, treinamos muito e buscamos aprender movimentos novos. Já na Temporada, buscamos o aperfeiçoamento do que aprendemos durante a pré-temporada, buscando encaixar os elementos nas coreografias e montar as nossas estratégias para cada campeonato que participaremos. Realizo além dos treinos diários na quadra um trabalho de preparação física, acompanhamento periódico com minha nutricionista e meu fisioterapeuta.

Qual a importância do apoio da tua família na sua vida esportiva?

AA: Meu sucesso na carreira esportiva só foi alcançado porque minha família foi um alicerce. Meus pais cobram meu empenho e comprometimento na escola e durante os treinos. Quando tinha 9 anos ingressei na categoria internacional da patinação artística e desde lá minha família tem ajudado a me manter no esporte, com o pagamento de viagens para competições e treinamentos no exterior de aperfeiçoamento.

Você tem algum tipo de patrocínio ou auxilio financeiro?

AA: Não possuo nenhuma ajuda financeira, mas nessa caminhada consegui receber apoio de profissionais muito especiais, entre eles, a minha nutricionista Fernanda Philbert Alves, que cuida da minha dieta, a Verbena Manipulação que fornece minha suplementação alimentar e a Bpro Treinamento Físico Funcional, que cuida da minha preparação física.

Espero que até o final deste ano o Governo Federal facilite o acesso aos recursos da Lei de Incentivo ao Esporte e ao Bolsa Atleta, que há vários anos tento acessar, sem qualquer sucesso.

Quais são as suas referencias ou ídolos na patinação?

AA: Os grandes ídolos brasileiros da minha geração e os que mais influenciaram na minha carreira de patinador foram: Marcel Stürmer, Gustavo Casado e Carlos Radtke, esses 3 patinadores destacaram-se em vários campeonatos internacionais representando o nosso país.

Você está entre os 10 melhores patinadores do mundo e tem em seu currículo títulos importantes com resultados significativos. Quais são os seus próximos objetivos?

AA: Meu objetivo principal neste momento é retomar os meus treinamentos e a forma física após a pandemia, já que todos os atletas estão respeitando as orientações de isolamento social e com os treinos suspensos. Mas os objetivos traçados para a temporada de 2020, caso seja possível neste ano manter o calendário de competições, são conquistar novamente uma vaga para o próximo Campeonato Mundial e tentar melhorar minha colocação.

Fotos: Arquivo Pessoal

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Sr. Vladimir obrigado pela oportunidade e confiança de contar e mostrar um pouco da trajetória de mais um grande talento da patinação artística brasileira que muito em breve escutaremos muito esse nome Arthur Alcorte em olimpíadas e eventos internacionais.

      Agradecido, Jornalista Ronaldo Lima.

      Excluir
  2. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir