quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

PROJETO INTERCAMPUS DO CLUBE ITALIANO INTER DE MILÃO DESENVOLVIDO EM CAMOCIM É UMA DAS AÇÕES BEM SUCEDIDA NA ATUAL GESTÃO MUNICIPAL E DA SECRETARIA DE ESPORTES


Em Camocim no litoral cearense, a Gestão Municipal através da Secretaria do Esporte e Juventude têm investido e promovido o esporte e o lazer no município por meio de ações, projetos e programas possibilitando o acesso de toda a comunidade ás atividades oferecidas, seja por meio de recursos próprios ou emendas do Governo do Estado. Um dos projetos bem sucedidos é o Projeto Inter Campus, projeto social do clube italiano Inter de Milão reconhecido pelas Nações Unidas que deu mais do que certo no município servindo de modelo para outros núcleos espalhados no Brasil.

Segundo o secretario de esporte, Bené Firmo que está à frente da pasta desde o inicio da gestão da Prefeita Monica Aguiar, a cidade hoje conta com 4 areninhas bem distribuídas, além do ginásio e do estádio municipal, existem vários outros equipamentos esportivos que beneficiam a comunidade local, ocupando o tempo e a ociosidade das crianças,  adolescentes, adultos e idosos.


O Projeto Inter Campus criado em 1996 por Massimo Morrati e idealizado pelo clube italiano Inter de Milão está presente em 29 países, incluindo o Brasil. A cidade de Camocim é a única do Ceará e a 2ª do Nordeste a executar esse projeto desde 2016, atualmente conta com 85 crianças onde aprendem futebol e valores para a vida na ação oficial do time da Itália que tem como objetivo principal desenvolvê-las socialmente através da ferramenta futebol.

As aulas reúnem crianças de 7 aos 14 anos todas as quartas e sextas no Estádio Municipal Fernando Trévia com turmas pela manhã e pela tarde. A equipe é coordenada pela Eugenia e a frente das atividades desenvolvidas estão os professores: Dandan e Jorge Alan. A metodologia utilizada pela equipe foi bastante elogiada pelos treinadores da Inter de Milão, sendo inclusive modelo seguido pelo outros núcleos da Inter Campus no Brasil.


Desde que foi criado o “Inter Campus” já instalou escolhinhas de futebol em países como Brasil, Líbano, Bósnia, Romênia, Irã, China, Camarões, Uganda, Angola e Colômbia, onde o programa permite que cerca de 10.000 crianças jogue futebol sob a orientação de educadores.

A equipe da secretaria de esporte e juventude liderada pelo Bené Firmo esteve reunida na ultima terça (28) planejando e traçando ações a serem desenvolvidas para este ano de 2020, a comunidade comemora a atenção dada as modalidades esportivas que estavam esquecidas e que foram resgatados como o vôlei, handebol e o futsal.

A secretaria criou a seleção de futsal feminina e sub-20 e com isso retomando a valorização do esporte além do futebol e também da realização de eventos esportivos para, através do esporte e do lazer, promover melhoria na qualidade de vida das crianças, dos jovens, dos adultos e dos idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário