sexta-feira, 1 de novembro de 2019

ARIEL SARAIVA: UNIVERSITÁRIO QUE FEZ UM GOL DE PLACA NA RETOMADA E POPULARIZAÇÃO DO ESPORTE NA UECE


Educação e esporte são campos que, apesar de distintos, podem se relacionar de diversas formas. Ao entrar na universidade, os estudantes se deparam com milhares de projetos, matérias, provas, trabalhos.

Além de procurar se sair bem nas disciplinas, o aluno acumula sua rotina de atividades acadêmicas. Porém, muitas vezes, acaba deixando a prática esportiva de lado por conta da falta de tempo. Abandonar as atividades físicas não deveria acontecer, pois o esporte traz diversos benefícios ao praticante, como melhora do humor, redução do estresse e, até, eleva o desempenho acadêmico.

Ariel Lourenço Saraiva é aluno do 6º semestre de Educação Física na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e nesse período de vida acadêmica tem se envolvido muito com os trabalhos de pesquisa e esportivos da Instituição. É um dos responsáveis pela popularização do Esporte na UECE, atualmente é integrante do Centro Acadêmico de Educação Física, monitor de futsal masculino e feminino do projeto de Extensão NAFEC (Núcleo de Atividade Física, Esporte e Cidadania), idealizador da Célula de Esporte e assumiu o comando técnico de futsal masculino e feminino da Universidade.


Ariel como um bom atleta tem passagens pelos principais clubes de categorias de base do estado como Fortaleza, Ferroviário e Uniclinic. O futuro educador físico tem como principal referencia seu pai, o comerciante Ari Saraiva, que trocou o ofício de repórter fotográfico por jornaleiro há quase 30 anos e que sempre está presente nos momentos esportivos e educacionais do filho.


Nesse período em que está no meio acadêmico houve muitas conquistas no campo esportivo como: Campeão das Olimpíadas da Juventude etapa Mondubim adulto e vice campeão geral adulto em 2019, Copa Fortaleza de futsal de 192 times ficaram entre os 10 primeiros em 2019 e Terceiro lugar nas olimpíadas da Juventude sub 20 masculino em 2019. 


Em 2018 foi chefe da delegação da UECE nos Jogos Universitários Intermunicipais em Iguatu e técnico do futsal feminino onde foram campeões.

A Célula de Esporte é vinculada à Prae e tem como objetivo apoiar os atletas da universidade. Esses atletas contam ainda com o Núcleo de Atividade Física, Esporte e Cidadania (Nafec), é um projeto de extensão que tem como principal objetivo fomentar o esporte enquanto prática social e de promoção da saúde dentro da universidade.



Basquete, vôlei, natação, handebol, futsal, dança, artes marciais, xadrez e futebol são algumas das modalidades esportivas oferecidas e praticadas pelos acadêmicos, seja por meio de iniciativas informais, seja de maneiras mais estruturadas ou competitivas como os jogos internos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário