terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

CORPO ATIVO E MENTE RENOVADA, A RECEITA DA LONGEVIDADE EM GROAÍRAS (CE)


Quatro horas de atividades físicas e culturais por semana revolucionaram a vida da cearense Maria Alice Mesquita, de 60 anos. Com aulas de alongamento, treinos funcionais e dança, além de oficinas de artesanato, teatro e de Libras, ela venceu o sedentarismo, ganhou flexibilidade e melhorou a autoestima. Alice é uma das 400 integrantes do núcleo do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) em Groaíras (CE) – cidade de 12 mil habitantes a 250 quilômetros de Fortaleza.

“Minha vida melhorou 100%. Eu era acomodada. Tinha preguiça. Agora sou ativa, comprometida mesmo. Não só eu, mas todos do nosso grupo. Acho que melhoramos muito nossa qualidade de vida. Eu já vou fazer ‘6.0’. Para mim, está sendo uma experiência nota mil. Veio realmente para fazer a diferença”, afirmou Maria Alice

Segundo Elisiane Vasconcelos, uma das coordenadoras do núcleo, a comunidade "abraçou" o projeto. O programa atende crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. "O Pelc é super bem aceito por aqui. Ajudou a tornar Groaíras mais ativa. Estamos bem satisfeitos".

Vôlei, basquete, futsal, tênis de mesa, caminhadas e jogos populares fazem parte do “cardápio” esportivo oferecido. Teatro, jogos mentais, eventos culturais e oficinas, como as de artesanato, completam a lista. As atividades são divididas em dois núcleos. O principal envolve a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Groaíras, uma escola municipal e um pátio no centro da cidade. O segundo núcleo aproveita quadras de esporte na periferia. 

Em âmbito nacional, são mais de 132 mil pessoas beneficiadas nas parcerias vigentes do PELC, programa da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. São 346 núcleos em todo o país, em 121 municípios, e mais R$ 83 milhões investidos.

Além de atividades físicas, o PELC proporciona a prática de atividades culturais, mentais e de lazer para todas as faixas etárias com o objetivo de estimular a convivência social, a formação de gestores e de lideranças comunitárias. Criado em 2003, o projeto favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento e contribui para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

Fonte: Ministério da Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário