domingo, 24 de março de 2019

FUTEBOL AMERICANO: UM ESPORTE PARA TODOS


O futebol americano é um espaço democrático quando diz respeito a quem pode praticá-lo. Isso por que há espaço para pessoas de diversos biótipos: altas, baixas, com mais ou menos peso e inclusive há casos de atletas com algum tipo de restrição motora atuando em diversas posições.

Antes mesmo de se tornar um dos esportes mais populares dos Estados Unidos e ganhar fama em diversos países do mundo, o futebol americano passou por muitas fases que culminaram com a consolidação atual, como um dos mais lucrativos para a indústria esportiva e publicitária norte-americana.

Como resultado deste sucesso, muitos países formaram equipes, ligas e federações para organizar e difundir a cultura do futebol americano. No Brasil, por exemplo, o esporte vem ganhando espaços e construindo um caminho próprio. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), a modalidade teve início no Brasil no começo dos anos 90, nas praias do Rio de Janeiro.

A partir daí o futebol americano se espalhou por algumas regiões do País. Em campeonatos nacionais, são 30 times na Brasil Futebol Americano (BFA), 30 na Liga Nacional e 10 na Liga Nordeste. De acordo com a Confederação, mais as filiadas através das federações que não entram no nacional seriam em torno de 80 equipes. O número pode dobrar caso sejam contados os times que não são filiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário