domingo, 3 de março de 2019

BRENO VIOLA, ATOR E PRIMEIRO JUDOCA COM DOWN A CONSEGUIR A FAIXA PRETA NAS AMÉRICAS


Breno Viola tem Síndrome de Down e uma vida independente e normal. Ele foi o primeiro judoca com síndrome de Down a obter a faixa preta no continente americano. E o primeiro judoca faixa preta com a síndrome a ser campeão mundial. Ele também é ator, foi protagonista no filme Colegas, em 2012, um filme sobre três adolescentes com Down que decidem ir atrás dos seus sonhos. E é ativista do Movimento Down. Breno é o exemplo de que todas as pessoas que têm Síndrome de Down podem ter uma vida normal e feliz.

 “Comecei a fazer judô aos 3 anos. Sempre tive meu irmão mais velho como grande inspiração. Ele também é praticante do esporte. Sou o primeiro down das Américas a conquistar a faixa preta e nunca tive moleza. Na academia, se é para tomar esporro, eu tomo, como qualquer aluno. Sempre fui tratado de igual para igual”, conta o judoca.

Ele explica que nunca teve regalias dentro do esporte e sofreu preconceito uma única vez. “O motorista do ônibus me chamou de doente. Fiquei muito triste na hora, desci, anotei a placa e o número do ônibus e fiz a reclamação. Infelizmente, não deu em nada, mas foi a única vez que sofri preconceito”, lembra, tristonho.

O judoca diz que estudou em escolas comuns até a 8ª série, depois, “quando os estudos começaram a ficar mais puxados”, passou para uma especial.

Ainda dentro do esporte, Breno fez um curso de arbitragem, fator necessário para alcançar o terceiro dan (uma das graduações do judô), e se encantou com a nova possibilidade. Ele pretende se tornar juiz num futuro não muito distante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário