A vida de Novak Djokovic é uma
verdadeira saga e um exemplo inspirador para praticantes e amantes de esportes
em geral e do tênis, de todas as idades. É o atual número 1 em simples do
ranking mundial masculino de tênis e o primeiro jogador da história do tênis a
passar a marca de US$ 100 milhões em faturamento com premiação por performance
em quadra, o que o credencia a ser um dos melhores tenistas da história.
Nascido e crescido na Sérvia, país que em anos recentes esteve envolvido em guerras, conflitos étnico-religiosos e crises político-econômicas, Djoko, como é carinhosamente chamado pelos fãs, possui uma trajetória de superação de obstáculos, extrema força de vontade e resiliência.
Ele começou a jogar tênis com
quatro anos de idade, mas nem tudo foi fácil para o atleta devido a situação
vivida por seu país. “A guerra me tornou mais forte”, chegou a afirmar.
O servo declarou que já ficou preso em um porão durante os bombardeios da OTAN. A quadra onde ele deu as primeiras rebatidas contém, hoje, paredes recheadas de marcas de tiro.
Não por acaso, quando Djokovic começou a ter mais destaque, ele resolveu ir a um grande centro europeu, precisamente a Alemanha. Com 12 anos de idade, ele já estava em Munique.
O começo de Djokovic no circuito foi rápido. Em 2006, ele venceu o primeiro título de ATP. Em 2007, ele já estava entre os dez melhores tenistas do mundo. Em 2008, ele estava consagrado como um dos grandes atletas da atualidade.
Em 2008, por sinal, ele se tornou o mais jovem tenista da história a chegar na semifinal dos quatro Grand Slam. E, após passar por Federer e Tsonga, Djokovic começou o ano como campeão do Australian Open. No fim da temporada, se consagrou com o título da Masters Cup.
No ano seguinte, ele chegou a dez finais e conquistou cinco títulos. Foi o momento de consolidação no Big Four, o grupo que o une com Roger Federer, Rafael Nadal e Andy Murray. Os quatro têm dominado o tênis na última década.
Djokovic é uma das figuras
mais conhecidas no mundo do esporte e não é somente pelo seu talento. Ele
também é um dos tenistas mais extrovertidos do circuito, e suas brincadeiras se
tornaram famosas.
A cada temporada, Novak Djokovic aumenta sua galeria de troféus. Com a conquista do Australian Open de 2020, ele chegou ao seu 17º título de Grand Slam. Em simples, ele já chegou a 81 títulos na carreira ao vencer o Masters 1000 de Roma.
Ao todo, Novak Djokovic conquistou 82 títulos como profissional, já que ele foi campeão também uma vez em torneios de duplas.
Foto: Alex Pantling
Nenhum comentário:
Postar um comentário