Ao pendurar as chuteiras,
muitos jogadores de futebol profissional têm dificuldade de se realocar no
mercado. Devido aos treinos, viagens e constantes competições, a grande maioria
não consegue investir parte do tempo no aprendizado de outras funções em áreas
diferentes, o que diminui bastante as opções de trabalho ao fim da carreira.
Ciente que o esporte é, muitas vezes, a única seara em que esses profissionais têm habilidade, o Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará (Safece), criou curso de capacitação para monitor esportivo, aplicado em quatro meses, de forma remota, para 60 ex-atletas cearenses ou que encerraram carreira e moram por aqui.
Durante os quatro meses de cursos, palestras com especialistas como Muricy Ramalho, ex-técnico e Élio Carravetta, da comissão técnica do Internacional-RS, por exemplo, abordaram a formação de um treinador, a técnica do coach no futebol, categorias de base, escolinhas e gestão de performance.
O último módulo aconteceu no sábado (12), na R9 Academy de Fortaleza, em um evento de quatro horas e meia com atividades práticas. Além disso, ex-jogadores como Arnaldo Lira, João Marcos, Mirandinha e Alves forão homenageados. Todos os presentes receberam uniformes, material necessário para o encontro (inclusive máscaras) e os ex-jogadores que vieram do Interior tiveram passagens e hospedagem custeados pelo Safece.
Participaram do curso nomes conhecidos do torcedores cearense, como Vavá, Mimi, Boiadeiro, Michel Guerreiro, Leanderson, Cícero César, dentre outros. “Este momento histórico vai certificar 60 participantes e tem como objetivo gerar oportunidades de trabalho para nossa categoria em projetos esportivos, através de um convênio a ser firmado entre o Sindicato dos Atletas e Governo do Estado”, disse o presidente do Safece, Marcos Gaúcho.
O Curso SUPER ATLETA 3 –
Monitor de Futebol é desenvolvido pelo Sindicato dos Atletas de Futebol do
Estado do Ceará (SAFECE) em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE),
Fenapaf e Sinapfai, destinado a jogadores e ex-jogadores que buscam mais
qualificação e capacitação para atuarem em diversas funções dentro ou fora do
esporte.
Fonte: OPOVO
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário