sábado, 28 de novembro de 2020

UMA CURTA HISTÓRIA DE FRACASSO E SUPERAÇÃO – DANIEL ALVES

Daniel Alves nasceu na cidade de Juazeiro, Bahia. O talento para o futebol foi notado pelo jogador desde muito novo e nos campos de chão batido de sua terra natal. Atua como Lateral-direito e é considerado por muitos, um dos melhores laterais da história do futebol.

Dani teve uma infância difícil, convivendo com a miséria e a fome. Porém, desde pequeno, mostrava talento com a bola. Com 15 anos, foi levado para o time juvenil do Juazeiro, clube da cidade.

Após um pouco mais de um ano no time, um olheiro do Bahia viu talento no jovem lateral e o levou, em 98, para jogar no tricolor de aço, onde fez a sua estreia como profissional, em 2001. Um ano depois, foi vendido para o Sevilla, da Espanha, por onde jogou até 2008, quando foi vendido ao Barcelona.

No time catalão, fez parte de um dos maiores elencos da história do clube, junto com Puyol, Piqué, Messi, Xavi, Iniesta e, mais tarde, junto com Neymar Jr e Suarez. Pelo clube espanhol, Dani disputou 391 jogos, fazendo 21 gols e conquistando 23 títulos, sendo três Champions League e três Mundiais.

Em 2016, foi anunciado pela Juventus, da Itália, por onde ficou por apenas uma temporada e amargando um vice-campeonato de Champions League. Logo após a final, deu declarações polêmicas, que não agradaram a torcida e a direção do clube, que optou por rescindir o contrato com o lateral.

Em 2017, foi contratado pelo Paris Saint-Germain na mesma época de Neymar, com o grande objetivo de conquistar a, então inédita, Champions League para o time francês. Foram duas temporadas defendendo o time da Cidade Luz, tendo no total 73 jogos pela equipe, onde saiu no meio de 2019 após não renovar contrato. 

Em meio a especulações sobre o seu destino, entre China, Manchester City e Arsenal, Daniel Alves surpreendeu o mundo ao fechar com o seu time do coração, o São Paulo, o que o fez voltar ao Brasil depois de 17 anos atuando no exterior. O mais curioso desta novidade foi o fato de que o lateral de origem optou por jogar como meio-campista no time brasileiro, recebendo a famosa camisa 10 do Tricolor!

Pela seleção brasileira, o atleta disputou as Copas de 2010, na África do Sul, e a de 2014, no Brasil. Por conta de uma lesão no joelho, foi cortado da Copa de 2018 na Rússia. Foi campeão da Copa América de 2007 e de 2019, além da Copa das Confederações, em 2009 e 2013.

Com 40 títulos na carreira, Daniel Alves é o futebolista com mais conquistas na história do esporte, superando os jogadores Giggs, Maxwell, Iniesta e Piqué, todos com 35 títulos.

Foto: Chris Brunskill/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário