O Cuiabá Esporte Clube,
carinhosamente chamado de Dourado, vive um ano atípico para o futebol
mato-grossense e já serve de reflexo para outros times do estado e do país. A
equipe vem se tornando cada vez mais referência do esporte local.
Atual campeão da Copa Verde e tricampeão estadual, o clube também vive um belo momento no Campeonato Brasileiro da Série B, ocupando a 3ª posição, mas liderou por várias rodadas a competição.
Fundado em 2001 pelo ex-jogador Gaúcho, que teve passagens marcantes por Flamengo e Palmeiras, o Cuiabá Esporte Clube, no início, era apenas uma escolinha de futebol. Até o fim de 2002, o clube só disputou campeonatos amadores.
Em 2003 passou a disputar competições oficiais. Nos dois primeiros anos em que disputou o estadual, o Dourado foi bi-campeão da competição, passando a jogar o Campeonato Brasileiro da série C e a Copa do Brasil.
2006 foi um ano bastante difícil para o time cuiabano, afundado em dívidas e atravessando uma grave crise financeira. Com isso, o Dourado decidiu anunciar o licenciamento das atividades. No ano de 2009, o Cuiabá retomou às atividades quando Gaúcho vendeu suas ações e o time foi comprado pela poderosa família Dresch, dona das indústrias de borracha espalhadas pelo estado.
O grupo Dresch tinha como objetivo alavancar o Cuiabá e colocar o clube na prateleira do cenário nacional. No futebol, um projeto é executado a longo prazo, o primeiro passo foi injetar dinheiro e manter o clube com as contas em dia. A estratégia deu certo, pois dois anos o time subiu para elite do campeonato mato-grossense.
Em 2011, fez uma bela campanha
e acabou subindo para Série C, onde durante 7 anos vagou pela divisão e até
correu risco de cair novamente para D. O tão sonhado acesso aconteceu no ano de
2018, feito que não acontecia desde os anos 80 entre os times mato-grossenses.
O clube soma 9 títulos estaduais em 2003, 2004, 2011, 2013, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019, mais dois títulos da Copa Verde em 2015 e 2019, além de uma Copa da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) em 2010.
A equipe conta com uma enorme estrutura no centro de treinamento - se comparando com outros clubes do Estado - com piscinas, academia, refeitório, diversos campos e um excelente acompanhamento de profissionais de saúde.
Além dos novos reforços, o Cuiabá busca na base uma saída para controlar as finanças, usando "joias" criadas no clube para liderar a equipe, visando o acesso à elite ou até mesmo a manutenção para a série B.
Fonte: Gazeta Digital
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário