sexta-feira, 14 de agosto de 2020

A TRAJETORIA VITORIOSA DO EX-JOGADOR E TREINADOR DANILO AUGUSTO, UM DOS MAIORES DESCOBRIDORES DE TALENTOS DO FUTEBOL CEARENSE


O futebol se tornou o maior esporte mundial e algumas gerações de jogadores foram obrigadas a parar de jogar pela idade e pela própria necessidade física do jogo. Sendo assim, alguns desses ex-jogadores passaram a assumir o papel de treinadores e, utilizando a experiência prática adquirida ao longo da carreira de jogador, fizeram com que o treinamento de futebol evoluísse.


O cearense de Itapipoca, Danilo Augusto Aguiar Barroso, ou simplesmente Danilo Baratinha, hoje com 66 anos de vida e 53 deles dedicados ao futebol. Danilo Baratinha, marcou época no futebol cearense como jogador, entre os clubes que jogou em sua carreira teve o privilégio de atuar pelos 3 grandes clubes cearenses (Ferroviário, Fortaleza e Ceará), construindo em seguida uma trajetória de sucesso como treinador.

Começou jogando futebol na Escolhinha do Ferroviário (CE), com 13 anos, por lá ele ficou 10 anos de uma parceria bem sucedida. Danilo é considerado um dos maiores jogadores da história do clube coral tendo feito mais de 200 jogos com a camisa do Ferrão. Depois passou por outras equipes, rodando o Brasil por vários clubes e pelo Guarani (SP) fez parte do time campeão brasileiro em 1977.


Após encerrar a carreira, Danilo Baratinha começou a atuar como treinador fazendo bons trabalhos em equipes médias do Nordeste, principalmente no Ceará. Em 1995, chegou ao comando técnico juvenil do Ferrão, conquistando o Campeonato Cearense de forma invicta. Chegou a ser auxiliar técnico da equipe profissional que, também naquele ano, conquistou o Estadual. Contratado pelo Fortaleza dirigiu o tricolor do pici no Campeonato Brasileiro da Série C.

Em 1996, levou a equipe coral ao vice-campeonato, sendo derrotado na final pelo Ceará. Em 1997, teve uma experiência internacional, foi se capacitar e estagiar no Quedar, da Malásia. Voltou ao time do Ceará em 1998, dirigindo o time que sagrou-se tetracampeão cearense. 


Em 2013 ele viveu uma dos maiores momentos de sua carreira,  no comando do Tiradentes (CE) que disputava a Série D do Campeonato Brasileiro por muito pouco não subiu para a Serie C do ano seguinte, ficou em 5º lugar na competição fazendo a melhor campanha do Tigre da PM em competições nacionais.

Em 2016 no comando Técnico do Fortaleza Masters reviveu outro grande momento na carreira foi campeão invicto da 1ª Copa Cearense de Futebol Master, um detalhe importante que era uma equipe mista formada por jogadores quarentões e cinqüentões.


Com uma vida dedicada ao futebol e em especial as categorias de base e ao futebol profissional, Danilo é reconhecido como um dos maiores reveladores de talentos do nosso estado e mais que isso um grande educador.

Pelo seu comando passaram vários jogadores desacreditados que se tornaram grandes craques conhecidos no Brasil e no mundo. Outros se tornaram advogados, educadores físicos, professores, comerciantes.


Danilo foi um dos responsáveis por revelar o versátil jogador Rabicó (ex-Fortaleza), o meia Garrinchinha (ex- Ceará, Ferroviário e outros clubes), o meia Wendell Falcão (ex-Ceará, Flamengo, Fortaleza, Avaí e outros clubes), o atacante Valdir Papel (ex-Vasco, Sport, Vitoria e outros clubes) e também foi fundamental no sucesso do meia Iarley (ex-Paysandu, Ceará, Internacional e Boca Juniors).

Danilo Augusto faz questão de ser um sujeito gentil, usar sempre seu bonezinho branco e exaltar que criou há quase 34 anos o grupo Atletas de Cristo Fortaleza, composto por cristãos desportistas e demais apaixonados pelo esporte. Atletas de Cristo existe oficialmente desde 04 de Fevereiro de 1984, e é uma entidade sem fins lucrativos que subsiste através de doações voluntárias.


O grupo Atletas de Cristo Fortaleza foi  formado em 1987, e é o 3º  grupo mais antigo dos Atletas de Cristo Nacional e desde o inicio até os dias atuais, Danilo e sua esposa Mary Ruth estão a frente desse trabalho sempre ás segundas no Colégio 7 de Setembro Centro na cidade de Fortaleza. O fato de ser um líder é determinante para seu comportamento à beira do gramado e no jogo da vida.

Fotos: Arquivo Pessoal do Danilo Augusto

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário