sábado, 4 de julho de 2020

UMA CURTA HISTÓRIA DE FRACASSO E SUPERAÇÃO – MARCOS GOLEIRO


O futebol é feito de histórias. De dentro e fora dos gramados. Pessoas que se tornam heróis e sacrificam-se pelo esporte. Marcos Roberto Silveira Reis, ou simplesmente Marcão, um dos maiores ídolos do Palmeiras e Pentacampeão Mundial pelo Brasil. Um atleta emblemático do futebol brasileiro e o embaixador do Verdão. Um profissional vencedor, e não só erguendo taças, que tem muita história pra contar.

Marcos sempre batalhou por um lugar ao sol, natural de Oriente, interior paulista, iniciou sua carreira no modesto Lençoense da cidade de Lençóis Paulista, onde atuou nas categorias de base do clube até 1992, quando foi contratado pelo Palmeiras e se tornou atleta profissional.

Foram 20 anos de carreira, de 1992 a 2012 e todos eles dedicados exclusivamente ao Palmeiras,  quando ainda era menino, tinha cabelo vasto e nem sonhava chegar aonde chegou. Reserva de Velloso, a história de Marcos mudou em 1999, com a contusão do goleiro titular e a oportunidade de guardar o gol palmeirense em uma Libertadores.

Atuações de destaque recebeu o apelido de "São Marcos" por causa de suas defesas consideradas "milagrosas", sendo decisivo na conquista de inúmeros títulos do clube, como o da Copa Libertadores da América de 1999. Marcos detém ainda o recorde de goleiro que mais defendeu cobranças de pênaltis na história da Copa Libertadores.

Nesta trajetória profissional passou por grandes superações desde as lesões até sair do aluguel da casa em definitivo com a quitação do carnê de seu carro que era financiado na época.

Foi o goleiro titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002, quando a equipe conquistou seu quinto título mundial. Também com a camisa da agremiação nacional conquistou a Copa América de 1999 e a Copa das Confederações de 2005. Transcendendo sua forte identificação com o Palmeiras, conquistou a simpatia e a admiração de torcedores de times rivais no Brasil, por conta de seu elogiado caráter e também por ser considerado um dos grandes goleiros de todos os tempos no futebol brasileiro.

Marcos é reconhecido não apenas pelo talento, mas também pela atitude de fidelidade ao time, quando recusou uma proposta milionária feita pelo inglês Arsenal em 2003, e escolheu continuar no país e jogar na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Sua historia de vida virou um filme que foi lançado em 2013, o documentário "Santo Marcos", que conta a história do ídolo do Palmeiras.

Atualmente, dono de uma marca de cerveja, a Cerveja 12, em referência ao número da camisa que usava no Palmeiras, ele também segue como grande torcedor do clube, participando de discussões acaloradas nas redes sociais e alfinetando rivais com o bom humor pelo qual é conhecido no meio esportivo.

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário