domingo, 5 de julho de 2020

AUTOR MIRIM QUE É AUTISTA PUBLICOU SEU PRIMEIRO LIVRO DE HISTÓRIAS COM A AJUDA DA MÃE


Em 2018 um menino autista aos 10 anos publicou um livro de histórias com a ajuda da mãe, em Rio Claro, no interior de São Paulo. As páginas do livro “O relógio que perdeu as horas”, escrito por Luigi Venturoli, revelam a paixão do garoto por ler e escrever.

Ele e o irmão gêmeo, Giuliano Venturoli, têm autismo e vivem com livros nas mãos. Eles também sabem ler em russo e inglês. O amor pelas letras surgiu depois do diagnóstico de autismo, quando eles tinham dois anos.


A mãe Patrícia e o pai Marcelo sempre gostaram de ler para seus filhos. Os meninos surpreenderam quando se alfabetizaram espontaneamente, Luigi aos 3 anos e 6 meses e Giuliano aos 4 anos, invertendo o hábito da leitura e passando a ler para seus pais a partir dos 5 anos.

Na época da criação desse livro, o tema favorito das crianças eram relógios. Queriam um relógio despertador no quarto para ouvir seu ruído estridente pela manhã, mas não deu certo, pois o tic-tac não os deixava dormir. Foi nesse contexto, onde relógios eram o grande interesse, que Luigi em uma noite disse para a sua mãe que ele ia lhe contar uma história.

As idéias, que antes só viviam no mundo dele, agora podem circular por todo o mundo, já que o garoto autista lançou o primeiro livro, com direito a muitos autógrafos.

Nós do Canal e Blog De Olho no Lance parabenizamos a família Venturoli, em especial ao Luigi, por essa belíssima história, que nos mostra que todas as crianças são especiais à sua maneira e que desafios estão aí para serem vencidos.

Fonte: G1

Foto: Reprodução

Um comentário:

  1. Parabéns aos meninos e a família maravilhosa que vcs construíram grande exemplo que não devemos deixar de acreditar e estimular

    ResponderExcluir