sábado, 30 de maio de 2020

UMA CURTA HISTÓRIA DE FRACASSO E SUPERAÇÃO – HORTÊNCIA, A RAINHA DO BASQUETE


Mãos certeiras. Uma precisão rara nos arremessos. O ícone do basquete feminino, Hortência de Fátima Marcari Oliva, conhecida como a Rainha Hortência, se tornou uma das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos. Comandou uma geração que colocou o Brasil entre as potências do basquete feminino. Conquistou títulos inesquecíveis com a camisa amarela.

De família humilde, começou a se dedicar aos esportes desde cedo. No colégio, praticava handebol, futebol de salão e atletismo. Porém, ela passou a se envolver com o basquete quando foi convidada para integrar a equipe da escola onde estudava. Lá, ela conheceu Waldir Pagan, que era professor do colégio e também técnico da seleção feminina de basquete

Com 13 anos de idade, por pouco, ficamos sem conhecer o talento da rainha das quadras de basquete, já que ela não tinha dinheiro para ir para aos treinos e nem para comprar os equipamentos necessários, mas conseguiu um patrocínio para treinar no Centro Olímpico de São Paulo.

Rapidamente alçou vôos altos na carreira. Com 17 anos de idade, Hortência já tinha conquistado o seu espaço no cenário do basquete feminino brasileiro, já integrava a seleção brasileira principal. Era o início de uma belíssima história com a camisa do Brasil.

O boom de sua carreira começou no anos 1980, quando Hortência conquistou vários títulos internacionais. Depois da conquista do ouro no Campeonato Mundial de 1994, Hortência se aposentou por um breve período. Ela voltou à seleção em 1996 para disputar os Jogos Olímpicos daquele ano, em Atlanta, nos Estados Unidos. O time conquistou a medalha de prata.

Após as Olimpíadas de Atlanta, Hortência deixou definitivamente as quadras, mas eternizou seu nome no esporte. Além das conquistas pela seleção, obteve inúmeros títulos e recordes atuando por clubes. É dela, inclusive, a maior pontuação de uma jogadora em uma partida: 121 pontos. O feito extraordinário foi conseguido em 1991, quando a Rainha defendia o Sorocaba em jogo contra o Socorro.

Nenhum jogador conseguiu superar o número de pontos feitos por Hortência pela seleção. Com 3.160 pontos marcados em 127 partidas oficiais e uma média de 24,9 pontos por partida, Hortência permanece como a jogadora que mais pontuou para a nossa seleção. Ela disputou cinco mundiais no total.

Em homenagem à sua carreira de sucesso, ela foi a primeira brasileira a integrar a lista que conta com as maiores lendas da história do esporte no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame, em 2005. Desde 2002, já fazia parte do Hall da Fama da Fiba.

Atualmente, Hortência é empresaria, palestrante e faz parte do time de ouro da Rede Globo. Considerada uma das maiores atletas femininas de seu esporte e como a melhor jogadora de copas do mundo da FIBA de todos os tempos em 2018, A Rainha Hortência será sempre lembrada como um das maiores atletas da história do esporte no Brasil.

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário