sábado, 21 de março de 2020

UMA CURTA HISTÓRIA DE FRACASSO E SUPERAÇÃO – CAFU


Cafu construiu uma carreira de títulos, marcas e superação. Persistência sempre foi o seu lema, porque poucos teriam ousadia de participar de nove peneiras, reprovação em oito e aceito apenas na última chance, no São Paulo, clube que já o havia reprovado, a exemplo de Portuguesa, Santos, Corinthians, Nacional (SP), Atlético Mineiro, entre outros.

Cafu é um dos seis filhos de uma família que vivia na favela de Jardim Irene, em São Paulo, o menino teve uma infância pobre, com muitas dificuldades. O futebol ajudou Cafu a superar os obstáculos da vida, embora nem na bola tenha sido fácil.

Após ser reprovado em varias avaliações esportivas antes do início de carreira, Cafu não desistiu do sonho de jogar futebol. A persistência fez com que ele se tornasse profissional em 1990, participando de uma era gloriosa do São Paulo de Telê Santana.

Telê Santana mudou a posição de Cafu. O técnico, vendo as características do jogador, o fez recuar no campo para a posição de lateral direito, onde se consagraria como um dos melhores do mundo na posição. Um ano depois, em 1990, já era chamado para a seleção brasileira.

Na Seleção Brasileira, foram 4 Copas do Mundo (1994, 1998, 2002 e 2006), chegando a três finais e conquistando o título duas vezes (uma delas como capitão da equipe). É o recordista em jogos pela amarelinha, com 149 partidas.

A superação, a luta e a persistência fizeram com que Cafu atingisse coisas inacreditáveis. O garoto criado na favela foi o capitão do Penta do Brasil em 2002. Atualmente é Embaixador da FIFA, UEFA, Laureus,Ambev,Special Olympics. Depois de ler essa história, você vai pensar duas vezes antes de desistir!

Foto: Leandro Moraes/UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário