sábado, 14 de março de 2020

UMA CURTA HISTÓRIA DE FRACASSO E SUPERAÇÃO – IVETE SANGALO


Dificilmente você encontrará um brasileiro que não conheça a Ivete Sangalo! Ela é uma das maiores vozes do Brasil e uma das grandes artistas mundiais. Sim, a baiana nascida em Juazeiro é um furacão e por onde passa deixa a sua marca. A cantora já vendeu cerca de 20 milhões de cópias e já foi indicada 15 vezes ao Grammy Latino, tendo ganhado três vezes.

Ivete nasceu numa família de músicos. Começou a cantar ainda criança e, no colégio, aproveitava os intervalos para tocar violão. Nos encontros e reuniões familiares, encarregava-se da percussão.

Sua adolescência foi muito dolorosa, Ivete sofreu com a perda do pai e do irmão. Com isso, a família teve que buscar uma forma de se sustentar. A baiana chegou a trabalhar como modelo e vendedora de roupas, além de ajudar a mãe a vender as marmitas em Salvador. Por muito tempo, as quentinhas da Dona Maria Ivete serviram como fonte de renda e sustentáculo dos Sangalo. Nessa época, Ivete também já havia cursado um ano de Administração e Secretariado Executivo antes da carreira profissional.

Aos 17 anos, ela começou como a maioria se apresentando informalmente em barzinhos da capital baiana, e, com isso, as oportunidades começaram a bater em sua porta. Nessa mesma época ela começou a fazer shows no interior da Bahia e em Pernambuco, mas foi em 1993 que sua carreira teve um salto com sua entrada na Banda Eva.

O grupo se tornou um sucesso pelo país com hits como “Arerê”, “Beleza Rara” e “Levada Louca”, mas em 1998, já consolidada como a cantora brasileira de maior sucesso da atualidade, Ivete decidiu se desligar da Banda Eva e seguir carreira solo. Com um timbre de voz grave e boa extensão para notas baixas, permitiu toda sua versatilidade em vários ritmos musicais.

Com a carreira consolidada, Ivete ao longo da sua trajetória totaliza mais de 300 canções (sem contar as participações especiais). Já vendeu mais de 18 milhões de cópias, e recebeu mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, como o Grammy Latino e Shorty Awards. Já se apresentou em alguns dos mais importantes eventos do mundo como a abertura da Copa América de 2011 (ao lado de Diego Torres), a Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 (ao lado de Shakira) e os Jogos Paraolímpicos de 2016, ambos no Brasil. Em 2017, Ivete foi a homenageada ao ser enredo da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio no carnaval carioca.

Ivete se tornou embaixadora da ONU na luta contra o tráfico de pessoas, tem milhares de fãs que seguem fielmente seu trabalho e a sua imagem está muito ligada a anúncios de publicidade. Ela passeia por diversos gêneros artísticos. Esteve no comando de programas de televisão como Estação Globo e Superbonita, além de ter sido jurada do programa SuperStar, técnica do The Voice Kids, e é atualmente técnica do The Voice Brasil.

Foto: Raul Golinelli / Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário