O tema da campanha nacional
deste ano (2022) para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo — que
acontece todo 2 de abril — é “Lugar de autista é em todo lugar“, com a hashtag
#AutistaEmTodoLugar, para promover uma mensagem inclusiva à sociedade em
relação às pessoas autistas. O tema, escolhido em votação popular, com 51,6% do
votos, entre três opções de mensagens, está no cartaz oficial, estrelado pelo
André, o personagem autista da Turma da Mônica.
O objetivo desta campanha é conscientizar as pessoas a respeito do autismo. É uma mensagem da comunidade ligada ao autismo para toda a sociedade (de dentro para fora). Portanto, vamos usar a hashtag nas redes sociais e mostrar que lugar de autista é em todo lugar, com direito a ser incluído em todos os âmbitos, aspectos e contextos em nossa sociedade.
A ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007, definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original em inglês: World Autism Awareness Day), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul — no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor — para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Em 2020 e 2021, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional com tema único: “Respeito para todo o espectro”, para celebrar a data, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.
Fonte: Canal Autismo
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário