sábado, 5 de setembro de 2020

UMA CURTA HISTÓRIA DE FRACASSO E SUPERAÇÃO – ALINE PELLEGRINO


Uma das mais importantes e célebres capitães da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Aline Pellegrino nasceu dois dias antes da semi-final entre Brasil e Itália em 1982, "assistiu" o Mundial da barriga da mãe. Nas palavras dela, ela já nasceu gostando do jogo. O amor pela bola a acompanhou sempre e a levou a uma carreira de 15 anos no esporte, a ser capitã da Seleção Brasileira de Futebol Feminino entre 2005 e 2013, a ser medalhista olímpica e hoje ocupa o cargo de Coordenadora de Competições femininas na CBF.

Filha de um vendedor e de uma professora, Aline foi criada no bairro Tremembé. Seu irmão mais novo teve uma doença respiratória quando Aline tinha seis anos. O médico indicou a prática esportiva como parte do tratamento e, por isso, os dois irmãos foram inscritos em uma escolinha do Clube Atlético Silvicultura, no Horto Florestal. Aline passou a praticar handebol, ginástica, atletismo e vôlei. Também na escola Aline envolvia-se com esportes e, na vizinhança, jogava futebol com os meninos. O pai, inicialmente, era contrário à prática pela filha, mas vendo a paixão dela pelo esporte procurou um clube que tivesse futebol feminino.

Deu início à trajetória no futebol profissional aos 15 anos, defendendo a camisa do São Paulo. De lá, passou por vários clubes, incluindo a Seleção Brasileira entre os anos de 2004 a 2013. Aos 21 anos, foi convocada para a Seleção Brasileira Feminina, atuou por 9 anos como zagueira e 7 anos como capitã. Construindo uma carreira vitoriosa e de sucesso dentro e fora de campo.

Disputou duas edições dos Jogos Olímpicos, em Atenas 2004 e Londres 2012. Já em Pequim 2008, desfalcou a equipe após sofrer uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito a 40 dias do início da competição. Um dos momentos mais emocionantes da carreira foi a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, quando foi capitã da seleção brasileira.

Após encerrar a carreira e passar pelo comando de algumas equipes como técnica, Aline assumiu em 2017 a função de diretora do Departamento de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Com respeito e admiração na comunidade internacional do futebol feminino, Pellegrino atua, desde 2018, como consultora técnica da Conmebol, participando de conferências, debates e comitês para o desenvolvimento do futebol feminino no continente sul-americano. Em setembro desse mesmo ano, Aline foi condecorada como uma FIFA Legend pela entidade maior do futebol mundial.

Aline é graduada em Educação Física, certificada em Gestão de Futebol pela CBF e Women in Football Leadership Programme da FIFA, sabe bem como se posicionar na defesa do futebol feminino seja dentro ou fora de campo.

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário