domingo, 20 de setembro de 2020

MÃE DE AUTISTA É EXEMPLO DE SUPERAÇÃO E LUTA PELA CAUSA DO AUTISMO

Por amor aos filhos, mães são capazes de qualquer sacrifício e sempre estão dispostas a enfrentar tudo e a todos para vê-los felizes. Adelaide Manfre Hipólito, mãe de uma criança com autismo mobilizou a internet em 2017 ao fazer protesto em frente ao Fórum de São Bernardo. O motivo: ela lutava para que o filho, autista, conquistasse o direito de voltar a estudar.

Ela e a família moram em São Bernardo do Campo. O filho Júlio César Manfre, possui grau severo do autismo. Ele tem episódios de comportamentos agressivos, ausência da comunicação verbal e interações sociais comprometidas. Mais a um bom tempo Julio vem fazendo sessões de terapias mesmo nessa época de isolamento social e tem evoluído bem.

Além do Julio, a Adelaide também é mãe de Isabela e Maria Clara Manfre Hipólito Romero que não apresentam o TEA. Ela é militante e organizadora da FASA (Família Autista Só Amor), de São Bernardo do Campo, e de eventos sobre autismo.

O acesso às terapias nem sempre é fácil e barato. Não há, efetivamente, políticas públicas que garantam serviços públicos direcionados para pessoas com TEA. Em 2017 ela e outras mães criaram um grupo no WhatsApp para trocarem informações sobre o TEA. O grupo foi crescendo e percebendo que as mães precisavam de algo mais do que informações pelo WhatsApp. Nascia ali a Família Autista Só Amor (Fasa). 

Fasa é um grupo de pais de autistas, que buscam melhorias e ajudas através de programas e atividades para toda família, como WorkShop, PicNic, Roda de conversa, Arte Terapia, e Etc..

Foto: Reprodução Instagram / @adelaidemanfre

Um comentário: