sexta-feira, 11 de setembro de 2020

DOS 26 CLUBES FORMADORES CERTIFICADOS PELA CBF EM 2020, APENAS 3 DO NORDESTE


A CBF atualizou a lista de clubes com documentos válidos sobre o processo de “Certificado de Clube Formador”. A lista caiu de 43 clubes presentes na lista anterior para 26 clubes habilitados em 2020. Neste cenário sobre a base, a representatividade nordestina vem diminuindo.

Em 2018 eram 5 clubes, 4 em 2019 (saindo o Vitória) e apenas 3 em 2020 (saindo o Sport). É a menor presença do Nordeste na década. Na lista vigente temos Bahia, Ceará e Porto de Caruaru. No cenário nacional o que chama bastante a atenção são as ausências de Flamengo, Palmeiras e Corinthians, os últimos campeões brasileiros.

Vale lembrar que o certificado oficial existe desde 2011. O “CCF” funciona como uma proteção aos clubes, sendo emitido diretamente pela confederação brasileira para assegurar direitos sobre a formação de atletas.

Até o último ano a CBF estabelecia dois níveis de certificado, A e B, independentemente da divisão no campeonato nacional. A diferença estava na validade dos documentos, com 2 anos e 1 ano, respectivamente. Agora, a direção da entidade decidiu padronizar o processo, incluindo os requisitos, o certificado passa a ter validade de apenas um ano, com a próxima atualização em 09/2021.

Os 26 clubes com certificado com validade em 2020

BA (1) – Bahia
CE (1) – Ceará
MG (2) – Atlético-MG e Dinamo
PE (1) – Porto
PR (2) – Athletico-PR e Coritiba
RJ (4) – Botafogo, Nova Iguaçu, Vasco e Volta Redonda
RS (3) – Grêmio, Internacional e Juventude
SC (4) – Avaí, Chapecoense, Figueirense e Guarani
SP (8) – Botafogo, Brasilis, Ituano, Novorizontino, Ponte Preta, Santos, São Caetano e São Paulo

Fonte: Cassio Zirpoli

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário