terça-feira, 3 de julho de 2018

GRANDES ATLETAS DA COPA QUE INSPIRAM – CONHEÇA A HISTORIA DE EDINSON CAVANI - ATACANTE DA SELEÇÃO URUGUAIA E DO PARIS SAINT-GERMAIN


Edinson Cavani é um atleta profissional uruguaio que teve uma infância muito pobre em um dos vilarejos da cidade de Salto no Uruguai, e que mudou a sua vida e de sua família através do futebol e hoje é atacante da Seleção Uruguaia e atualmente defende o Paris Saint-Germain (PSG) da França. Revelado pelo Danubio, o artilheiro do Uruguai e do PSG ficou apenas seis meses entre os profissionais antes de ser vendido. Mas seu início em Montevidéu não foi tão simples.

Cavani chegou em 2007 no futebol italiano como a grande estrela do futebol. Inicialmente contratado pelo Palermo, o atacante chamou a atenção do Napoli, em 2010. Após ser assediado por vários clubes europeus, Cavani renovou seu contrato com o Napoli até 2016.

No dia 16 de julho de 2013, o Paris Saint-Germain convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a contratação do atacante por 64 milhões de euros (182 milhões de reais), valor da multa rescisória do uruguaio, que se tornou a quinta contratação mais cara da história.  Cavani está no PSG desde 2013. É o maior artilheiro da história do clube, com 161 gols.

“Eu estou escrevendo isso para o garoto que todo mundo no bairro chama de careca. Quando você era bebê, não tinha muito cabelo. Ele cresceu lentamente.”

“Bem, estou feliz em dizer que nos próximos 20 anos, o futebol vai mudar sua vida de muitas maneiras. Alguns bons, outros nem tanto. O futebol vai mesmo ajudar você a se livrar desse apelido. Você vê, há um cara chamado Gabriel Batistuta. Você ainda não o conhece, porque o único programa que você tem a paciência de sentar e assistir é Tom e Jerry.”

“Você vive sua vida fora, com uma bola aos seus pés. Este é o caminho na América do Sul. Você não sabe nada de diferente. O que há dentro, afinal? Nada divertido. Nada interessante. Não há Playstation. Nenhuma televisão grande. Você nem tem um banho quente.”

“Isso é luxo para você, no entanto. Lembre-se da primeira casa? Aquele sem banheiro? Toda vez que você teve que fazer o seu negócio, você teve que andar fora para o pequeno galpão!”

“Você não é um garoto da capital, com certeza. As crianças de Montevidéu vivem em um mundo diferente. Este é um mundo que você nem sabe que existe ainda. Um mundo de botas Adidas e passeios de carro e grama verde . Em Salto, é apenas diferente. Por alguma razão, todas as crianças querem brincar descalças. Eles começam todos os jogos com suas botas e, no intervalo, as botas estão todas em uma pilha, e todo mundo está correndo descalço. Se eu fechar meus olhos, agora ainda posso sentir a sujeira sob meus pés. Eu ainda posso sentir meu coração batendo, correndo atrás da bola, tentando ganhar o sorvete.”

“Mas eu tenho que te dizer - não necessariamente vai te fazer feliz. O que você tem agora, aos nove anos de idade, é algo de que sinto muita falta aos 31 anos de idade.”

“Você não tem um banho quente. Você não tem um dólar no seu bolso. Cara, você nem tem cabelo legal ainda. Mas você tem outra coisa. Algo que não tem preço.Você tem sua liberdade.”

“De muitas maneiras, você está vivendo um sonho. E de muitas maneiras, você é um prisioneiro desse sonho. Você não pode simplesmente sair e sentir o sol. Você não pode tirar seus sapatos e brincar na terra. As coisas vão acontecer que vão tornar sua vida muito complicada. É inevitável.”

“Se você ouvir essas palavras, e realmente acreditar em sua alma, às vezes, mesmo quando a pressão é imensa, e mesmo quando você está jogando na frente de milhões ... você vai sair em campo e vai parecer que você nem está usando botas.”

“Você vai sentir a sujeira sob seus pés descalços.”

“Você sentirá seu coração batendo em seu peito e perseguirá a bola, como se estivesse jogando pelo maior troféu do mundo.”

“Como se você estivesse jogando pelo sorvete.”

No texto, intitulado como “Eu cumpri o meu sonho, mas perdi a liberdade que você tem quando é criança”, o atacante reconhece que quando criança, você vive a vida com uma intensidade e uma paixão que é impossível quando adulto. Tentamos nos apegar a esse sentimento à medida que envelhecemos, mas ele escapa do nosso alcance. Existem muitas responsabilidades. Muita pressão.

Quando você é criança, você tem essa ilusão de que a pessoa que é mais bem sucedida é aquela que possui mais posses.

Quando você cresce, percebe que a pessoa que tem mais sucesso é aquela com a sabedoria de viver a vida.

A revelação de Cavani foi publicada durante a madrugada de sexta (29/06) no site The Players Tribune, uma espécie de rede social utilizada pelos boleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário