sábado, 17 de outubro de 2020

UMA CURTA HISTÓRIA DE FRACASSO E SUPERAÇÃO - CLODOALDO SILVA, O TUBARÃO PARALÍMPICO

Clodoaldo Silva, o “Tubarão Paralímpico”. Um atleta que conquistou muito mais do que 700 medalhas na sua carreira: conquistou o Brasil e o mundo. Considerado o atleta paralímpico mais popular do Brasil. Seus triunfos ajudaram o país a reconhecer o esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência. Ele foi o responsável por acender a Pira Paraolímpica nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

Por conta de uma falta de oxigenação durante o parto, ele nasceu com paralisia cerebral, o que afetou seus membros inferiores. Na infância e adolescência, foram mais de cinco cirurgias nas pernas, mas desde aquela época, o espírito de nunca desistir já estava presente.

Clodoaldo conheceu a natação como processo de reabilitação no ano de 1996, em Natal. Em 1998, ele participou de seu primeiro campeonato brasileiro, onde conquistou três medalhas de ouro. Um ano depois, ele iniciou sua coleção de títulos internacionais para o Brasil. Em 2000, quando disputou sua primeira Paraolimpíada, o nadador ganhou quatro medalhas, sendo três de prata e uma de bronze. 

Na Paraolimpíada de Atenas, em 2004, o atleta conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata nas oito provas em que disputou. Com isso, Clodoaldo Silva entrou para a história da natação paraolímpica brasileira como o maior medalhista da modalidade. Também entrou para a história do esporte paraolímpico nacional por conquistar, em uma única edição paraolímpica, seis medalhas de ouro, uma medalha de prata, quatro recordes mundiais, cinco paraolímpicos e 11 parapan-americanos.

Ganhou reconhecimento por meio dos seus feitos no esporte, da sua história de vida, mas também por percorrer várias cidades do país com suas palestras. O Tubarão é respeitado por muitos brasileiros por sua história de superação e admirado pelos atletas da delegação paraolímpica atual e pelos amigos que estiveram com ele em grandes competições nacionais e internacionais. Clodoaldo hoje em dia dedica-se à inclusão e à acessibilidade das pessoas com deficiência.

Foto: Divulgação/ Nissan

Nenhum comentário:

Postar um comentário