quinta-feira, 28 de junho de 2018

GRANDES PROFISSIONAIS DO ESPORTE E DA ARBITRAGEM CEARENSE: CONHEÇA A HISTORIA DO UILIAN VERLY, ÁRBITRO DE FUTEBOL DA FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL


Uilian Verly é um arbitro de futebol pertencente ao quadro de arbitragem da Federação Cearense de Futebol (FCF), e é uma das grandes revelações da arbitragem cearense nos últimos anos.

A TRAJETÓRIA NO ESPORTE

Ele chegou a Fortaleza (CE) aos 8 anos de idade,vindo de Porto Velho (RO), e como toda criança com o sonho de ser jogador de futebol, iniciando a jogar nas categorias de base do Ferroviário AC,e logo depois passando por outro clubes como: Ceara SC, Uniclinic, Santa Cruz FC,Tiradentes, Estação,e logo mais a frente chegando no profissional do Limoeiro, defendeu também o profissional do Uniclinic, Tiradentes e por ultimo ao Eusébio EC, “clube esse onde agradeço ao Ronaldo Lima por ter me indicado e me levado e que sempre confiou em meu trabalho (onde trabalhei como preparador de goleiros das categorias de base e no mesmo ano jogando o profissional e logo no ano seguinte recebendo a proposta do clube Terra e mar, onde não se firmou um contrato e então encerrando um ciclo em minha vida como jogador.” recorda Uilian Verly.

O INTERESSE PELA ARBITRAGEM

“Antes de receber essa proposta para jogar pelo Terra e mar já havia despertado em mim o interesse pela arbitragem que veio através de meu padrinho na arbitragem o também arbitro Cleuton Lima, pessoa essa em que admiro muito por tudo que já fez pela arbitragem cearense e nacional ,é uma pessoa que eu respeito muito como profissional e como homem, que eu sempre acompanhei a carreira dele e admirava tudo que ele estava conquistando  foi ai que comecei a gostar da arbitragem, então ele já havia me falado sobre os cursos que a federação faz e devido a correria de trabalho acabei sempre adiando” afirma.

A CONCRETIZAÇÃO

“E no ano de 2015 Cleuton Lima me informou sobre o curso que iria abrir para formação de novos árbitros, foi então que decidi ingressar nessa nova jornada, incentivado e apoiado por uma das pessoas na qual tenho grande admiração o Sr. Erinaldo, que tenho como um pai, que sempre me apoiou e me incentivou em todos os meus seguimentos.” relembra Uilian.


Foram 11 meses de curso, treinamentos e testes físicos para que se formasse e então recebeu seu diploma de arbitro, curso este que deu a oportunidade de conhecer a sua esposa Carolina Romanholi, também arbitra de futebol, pessoa que tem uma grande contribuição para seu crescimento como homem e como profissional, sempre o incentivando e apoiando em todas as suas decisões, após concluir o curso de formação e de receber o diploma, começa um ciclo desafiador e vitorioso na arbitragem onde nos primeiros anos fazem somente jogos nas categorias de base e com a evolução de cada um  pode-se no primeiro ano chegar ao profissional.


Logo em seu primeiro ano, o arbitro Uilian Verly pode desfrutar da alegria de poder trabalhar em jogos importantes como um Clássico da Paz na categoria Sub-15 no jogo Ferroviário x Ceara, trabalhou também em uma Semifinal  e Final do Campeonato Cearense Feminino;  Final do Campeonato de Cruz (CE), Final do Campeonato do Exercito, fruto de muito esforço, dedicação, seriedade de um trabalho que vem sendo coroado por toda aplicação feito ao longo de muito tempo, onde por ano todo quadro de arbitragem da Federação Cearense de Futebol (FCF) passa por testes físicos  e teóricos para poder permanecer no quadro de árbitros da FCF.


A ARBITRAGEM EM FAMÍLIA

Uilian Verly é casado com a também árbitra assistente Carolina Romanholi que desde 2012 está no quadro de aspirantes á FIFA.

“E também feliz por ter casado com uma pessoa que também ama arbitragem e feliz pela minha esposa está sendo reconhecida pelo seu trabalho,  onde fez parte da final do Cearense do ano de 2017, e pelos prêmios recebidos como melhor assistente do ano.” destaca.


E a química é tão boa entre eles que Carolina Romanholi destaca: 
"Deus é tão bom que em um momento complicado na minha carreira, onde eu pensei até em desistir de atuar como árbitra assistente, ele colocou uma pessoa especial na minha vida. Ele (Uillian) me deu muita força, me ajudou no teste físico que fiz em janeiro e nos estudos para passar na prova teórica e, assim estar apta para voltar a trabalhar".

GRATIDÃO E PLANOS

“E 2018 espero que seja de mais  benção e vitorias, que seja um ano de muitas conquistas e que deus possa abençoar para que continuemos nessa crescente e agradecer a todo apoio que tenho recebido da Comissão, Nogueira da Silva por todo ensinamento repassado, ao Almeida Filho por todas as oportunidades que tenho recebido.” afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário