terça-feira, 26 de junho de 2018

GRANDES ATLETAS DA COPA QUE INSPIRAM – CONHEÇA A HISTORIA DE XHERDAN SHAQIRI - MEIA ATACANTE DA SELEÇÃO SUIÇA E DO STOKE CITY (INGLATERRA)


Xherdan Shaqiri é um meia-atacante da Seleção Suiça e que atualmente defende Stoke City, da Inglaterra. Ele nasceu em Gnjilane, cidade da atual República do Kosovo, mas com nacionalidade suíça, país com o qual ele já é um internacional integral desde Ottmar Hiztfeld decidiu incluí-lo na lista de Suíça para a Copa do Mundo de 2010, com apenas 18 anos.

“Minha família havia deixado Kosovo antes do início da guerra, quando eu tinha quatro anos, e eles tentaram viver na Suíça comigo e com meus dois irmãos. Não foi fácil. Meu pai não falava alemão suíço, então ele teve que começar a lavar pratos em um restaurante. Ele finalmente conseguiu um emprego trabalhando em estradas. Minha mãe trabalhava como faxineira em edifícios de escritórios na cidade. (Eu era seu ajudante de vácuo, e meus irmãos limparam as janelas.)”

“A Suíça é muito cara para qualquer um, mas foi extremamente difícil para meus pais porque eles estavam mandando muito dinheiro para os nossos familiares que ainda estavam no Kosovo.”

“Eu era praticamente o único garoto imigrante da minha escola, e não acho que os garotos suíços entendessem por que eu era tão obcecada pelo futebol. Na Suíça, o futebol é apenas um esporte. Não é a vida como é em outros lugares. Lembro-me que, quatro anos depois, quando Ronaldo apareceu na Copa do Mundo de 2002 com aquele corte triangular, fui ao cabeleireiro e disse: “Dê-me o corte de cabelo de Ronaldo”.

“Quando eu tinha 14 anos, eu estava jogando para o time de juniores do FC Basel, e tivemos a chance de jogar na Nike Cup em Praga. O problema era que eu tinha que perder alguns dias de escola, e quando perguntei ao meu professor ele disse que não. Na Suíça, os professores são muito sérios sobre a escola.”

“Então mandei minha mãe escrever uma nota para a escola dizendo que eu estava com gripe ou algo assim, e fui a Praga para o torneio. Eu toquei muito, muito bem, e foi a primeira vez que vi crianças de outros países olhando para mim, Droga, essa é a criança de Basel. Esse é ele. Essa foi uma ótima sensação.”

“Aconteceu muito rápido. Um dia eu tinha 16 anos, ceifando os jardins das pessoas para que eu pudesse juntar o dinheiro para pagar uma passagem para a Espanha, e então eu tinha 18 anos, pegando um avião para a África do Sul para a Copa do Mundo?”

“Lembro-me de quando jogamos contra a Espanha, vendo Iniesta bem na minha frente e pensando: Uau, o cara que eu assisti na TV , ele está bem ali. Mas a única coisa que sempre me lembrarei é que, quando chegamos, chegamos ao nosso hotel e eles tinham um cara do exército com uma enorme arma parada do lado de fora de cada quarto. Nosso próprio soldado pessoal para nos proteger. Eu pensei que era a coisa mais legal do mundo, porque ... quer dizer ... eu estava correndo para casa do parque à noite como um ano antes disso! Agora eu tenho meu próprio cara do exército?”

“Para os meus pais, foi um momento realmente orgulhoso para me ver jogar na Copa do Mundo, porque eles vieram para a Suíça sem nada e trabalharam duro para tentar fazer uma boa vida para seus filhos. Eu acho que a mídia muitas vezes não entende meus sentimentos pela Suíça. Eu sinto que tenho duas casas. É simples assim. A Suíça deu tudo à minha família e eu tento dar tudo para a seleção. Mas sempre que vou ao Kosovo, tenho imediatamente a sensação de estar em casa também. Não é algo lógico. É apenas um sentimento que tenho no meu intestino.”

“Quando eu corro para o campo na Copa do Mundo de 2018, eu terei as bandeiras da Suíça e do Kosovo nas minhas botas. Não por causa de política ou algo assim. Mas porque as bandeiras contam a história da minha vida.”

No texto, intitulado como "Agora eu tenho meu próprio cara do exército?”, o meia atacante reconhece que a família “estava lutando” para recomeçar tudo novamente em outros país com cultura e língua diferente.

A revelação de Shaqiri foi publicada durante a madrugada de sexta (22/06) no site The Players Tribune, uma espécie de rede social utilizada pelos boleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário