terça-feira, 15 de julho de 2025

CONHEÇA A HISTÓRIA DA COPA 2 DE JULHO, A MAIOR COMPETIÇÃO SUB-15 DO PAÍS

A Copa 2 de Julho foi criada em 2007 e está em sua 15ª edição. Seu objetivo é revelar talentos do futebol brasileiro e levar visibilidade a jovens atletas espalhados pelo país. Alisson, goleiro da Seleção Brasileira, pelo Internacional em 2009, e Roberto Firmino, atacante convocado para a Copa de 2018, pelo Figueirense em 2008, estão entre os principais participantes ao longo da história.

Neste ano, a competição reuniu 40 equipes de seis estados diferentes e contou com times do Equador, do México e da Bolívia. O torneio homenageia a Independência da Bahia, conquistada em 2 de julho de 1823 e que completou 200 anos em 2023.

A Copa 2 de Julho se tornou um dos principais campeonatos nacionais de base e é organizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que integra a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com apoio do Ministério do Esporte e da Federação Baiana de Futebol (FBF).

A taça da competição faz referência à Maria Quitéria, uma das heroínas da Independência da Bahia que se vestiu de homem - à época, mulheres não podiam servir -, usou o nome Soldado Medeiros e se tornou a primeira mulher a lutar no Exército Brasileiro.

O troféu também já homenageou o Elevador Lacerda, o primeiro elevador que serviu de transporte público no mundo e patrimônio histórico nacional, cujo funcionamento iniciou em 1873.

Fonte: CBF 

Foto: Jhony Pinho/CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário