Após a inauguração do Centro de Desenvolvimento do Tocantins nesta quinta (3), as estruturas foram exaltadas por presidentes de federações estaduais e demais personalidades pelo potencial de formar cidadãos, não apenas desportistas.
O presidente da Federação Tocantinense de Futebol, Leomar Quintanilha, explicou que a entidade já traçou algumas estratégias para a utilização do local, com foco em maximizar as qualidades de um equipamento que ele classifica como “extraordinário”.
Pentacampeão pela Seleção Brasileira em 2002, Edmilson frisou que o principal objetivo do centro de desenvolvimento é a formação de pessoas, para além do surgimento de “craques e grandes atletas”.
O objetivo da FIFA, ao criar o Fundo de Legado da Copa de 2014 para a construção dos Centros de Desenvolvimento nos 15 estados que não receberam jogos do Mundial, é possibilitar o crescimento do futebol nessas localidades. Por meio de cursos de capacitação, treinamentos de arbitragem e fomento às categorias de base, os centros têm condições de gerar impacto esportivo, social e econômico.
Cada CD dispõe das mesmas instalações: campo de gramado sintético de medidas oficiais (105 x 68m), dois vestiários para equipes, dois vestiários para arbitragem, sala médica e de antidoping, área administrativa, arquibancadas, estacionamento, entre outros equipamentos.
Fonte: CBF
Foto: Divulgação CBF
Nenhum comentário:
Postar um comentário