O Fortaleza venceu o prêmio de
Ação de Comunicação/RP do Prêmio Máquina do Esporte com a ação do Dia da
Consciência Negra e, na categoria Marketing de Causa - Entidades, com a Câmera
do Desrespeito, ação realizada no Dia Internacional da Mulher para
conscientização sobre o feminicídio.
“Somos a única marca do país a conquistar dois prêmios. Digo marca porque concorremos não só com grandes clubes do Brasil, mas também com multinacionais, fornecedores de material esportivo e instituições renomadas. Havia Flamengo, Puma, NBA, COB, uma concorrência de altíssimo nível. Nossa equipe de marketing realmente é de excelência. Temos um time de craques também fora do campo”, ressalta Marcel Pinheiro, diretor de marketing do Fortaleza.
Em partida válida pela 24ª rodada do Brasileirão de 2020, contra o Corinthians, os jogadores negros do Tricolor do Pici substituíram a suas tradicionais listras horizontais azul e vermelha da camisa por um alvo. Aplicado nas costas das camisas dos jogadores, o símbolo traduziu o sentimento carregado diariamente por esses e tantos outros atletas que são perseguidos por atos de racismo. Além disso, o Leão lançou um abaixo-assinado para mudança de uma lei do esporte que não pune injúrias raciais quando realizadas dentro do estádio.
Algumas camisas com o alvo foram enviadas para influenciadores envolvidos com a causa. Além disso, na entrevista no intervalo da partida, o repórter da TV e o capitão do time, um atleta negro, falaram sobre a camisa e a ação. Foram ainda gravados relatos de atletas do próprio elenco que haviam sofrido ou testemunhado algum episódio de racismo em suas carreiras. A ação teve mais de 1,4 milhão de impressões, 153 mil interações, alcançando mais de 500 mil pessoas e gerando mais de 3 mil assinaturas na petição.
No início de 2020, quando ainda era possível a presença de público nos estádios, o Fortaleza usou o Dia Internacional da Mulher para criar uma ação de conscientização sobre o feminicídio. O clube aproveitou a ação da “Câmera do Beijo”, em que casais são filmados dentro do estádio e aparecem no telão do estádio para então darem um beijo, para impactar os torcedores presentes ao estádio do Castelão. Em partida realizada na véspera do Dia Internacional da Mulher, a ação acontecia normalmente até que um homem começou a agredir a companheira após ter seu beijo negado.
A imagem foi cortada, o telão saiu do ar e, quando voltou, trazia uma gravação do mesmo casal, explicando que fizeram uma encenação para conscientizar as pessoas em relação à violência sobre as mulheres, estimulando vítimas e testemunhas a denunciarem casos do tipo. Além da ação no jogo, na internet foi viralizado um vídeo da agressão, gerando enorme repercussão.
Em seguida, a ação foi revelada e tornou-se assunto em todo o Brasil. A publicação original teve um engajamento de 266% acima da média dos posts do Fortaleza no mês, sendo repercutida por personalidades e pelos maiores veículos de comunicação do país, colocando em pauta a questão do feminicídio. Só nas redes sociais, a campanha impactou mais de 1 milhão de pessoas.
Fonte: FortalezaEC
Foto: Divulgação/FortalezaEC
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