A história das mulheres brasileiras no futebol é, de certo modo, relativamente recente. O esporte, sempre à disposição dos homens, só foi realmente regulamentado para elas nos anos 1980. Mas em quatro décadas os talentos brotaram aos montes e o maior deles não resta dúvidas: a rainha Marta. Ela é um dos vários símbolos que nos levaram a comemorar datas como a deste sábado, quando estreia mais uma edição do Campeonato Brasileiro feminino.
No ultimo sábado (17) foi divulgado o resultado da votação das 30 maiores jogadoras brasileiras da história do futebol feminino. A atacante Marta foi eleita — de forma quase indiscutível — a maior jogadora brasileira de nossa história pelos 56 jornalistas, especialistas, jogadores, treinadores e dirigentes convidados pelo O GLOBO/Extra. Marta encabeça a lista que enaltece as primeiras gerações do futebol feminino, numa época praticamente sem recursos, mas sem esquecer o presente mais estruturado.
Confira as 30 maiores jogadoras brasileiras da história eleitas pelo Jornal o Globo:
1. Marta
2. Sissi
3. Formiga
4. Cristiane
5. Pretinha
6. Katia Cilene
7. Roseli
8. Rosana
9. Michael Jackson
10. Daniela Alves
11. Andreia Suntaque
12. Tânia Maranhão
13. Grazi
14. Aline Pellegrino
15. Elane
16. Maicon
17. Erika
18. Thaísa
19. Debinha
20. Rafaelle
Na última parte do ranking, um misto de passado e presente com jogadoras que ficaram na memória do futebol feminino, como as goleiras Meg e Maravilha e a rainha das embaixadinhas, Milene Domingues, e outras que ainda constroem sua história, como Andressa Alves, Andressinha, Thaisinha e Gabi Zanotti.
Fonte: O Globo
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário