domingo, 11 de abril de 2021

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS AUTISTAS: DICAS PARA MELHORAR O DESENVOLVIMENTO

Cuidar de uma criança autista exige muita energia. São vários os tratamentos e terapias, e como em qualquer família, é preciso dedicar um tempo de qualidade em casa, para lazer, educação e brincadeiras. Que tal uma série de dicas de atividades para crianças autistas? É o que preparamos hoje para você.

Nossas sugestões abaixo vão de brincadeiras até atividades que ajudam no desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista. São formas de você acompanhar de perto o autoconhecimento do seu filho ou filha e prepará-lo (a) para diversas situações.

Neste ano, muitas famílias foram forçadas a enfrentar o distanciamento social e o isolamento em casa, seguida da impossibilidade de comparecer aos locais de apoio aos autistas, como clínicas e escolas. Claro que nesse momento é muito importante encontrar novas formas de entreter a criança, mas as nossas dicas servirão para você em qualquer época do ano.

Brincando com a criança autista

O maior desafio de brincar com uma criança autista é conquistar a atenção dela. Por isso, é preciso prestar atenção à forma da brincadeira e que tipo de materiais ela envolve.

Para saber se a brincadeira escolhida por você é uma das atividades recomendadas para crianças autistas, verifique se ela inclui as seguintes características:

  • Proporciona movimentação do corpo, que pode ajudar na regulação sensorial.
  • Incentiva o contato visual, algo que as crianças autistas costumam evitar.
  • Possui interação direta com outra pessoa, para auxiliar no vínculo entre a criança e o adulto.
  • Estimula a imitação oral e gestual.
  • Faz a criança mover os músculos do rosto.
  • Faz a criança ter contato físico e consciência corporal.
  • Trabalha o ensino e controle das emoções.
  • Estimula as descobertas das possibilidades dos sentidos, como olfato, paladar, tato, visão e audição.

Brincadeiras recomendadas

Compreendidas as recomendações acima, a hora de brincar pode ser uma excelente oportunidade de descobrir os interesses da criança autista. É muito importante ressaltar que não adianta forçar os pequenos autistas em algo em que eles não se sentem bem, pois as sensibilidades e dificuldades de cada um se apresentam de formas diferentes.

As brincadeiras e os benefícios

Brincadeiras para mexer o corpo são bem simples, e você já pode fazer desde quando a criança ainda é de colo. Sabe, por exemplo, a famosa brincadeira do “serra, serra, serrador”? Parece algo simplório, mas causa contato visual e ainda ajuda a fazer a regulação sensorial.

Até fazer cócegas se apresenta como algo estimulante. Se você fizer disso uma coisa divertida (lembre-se de parar se a criança se sentir mal), a criança vai pedir para que você faça mais e mais vezes. Nessa singela interação, a criança se move, conhece as partes sensíveis do corpo e ainda utiliza a forma verbal de comunicação.

Músicas também podem ser de grande auxílio, seja para cantar junto ou para ensinar o pequeno a fazer uma tarefa do dia a dia, como escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho, se alimentar, entre outros. Aproveite deste recurso para exercitar não apenas a criatividade da criança como também a sua. Façam o próprio show compondo canções e poemas que falem sobre as coisas daquela criança.

Fonte: Supera Farma

Foto: Reprodução 

Nenhum comentário:

Postar um comentário