sexta-feira, 30 de abril de 2021

HOMENAGEADO NACIONAL DO PRÊMIO DE OLHO NO LANCE – EU FAÇO A DIFERENÇA: DIOGO NETTO, GERENTE DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

Diogo Cristiano Netto é Gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Confederação Brasileira de Futebol, quem vê o seu grande trabalho desenvolvido há anos na área social esportiva e da pesquisa científica, não imagina as dificuldades e obstáculos que teve que passar para chegar aonde está.

Nascido em Pato Branco, cidade localizada no sudoeste paranaense que é conhecida como a capital tecnológica e inovadora do Paraná, buscou nos estudos seu referencial para mudar a sua realidade e de sua família. Passou por provações e lutas, mas isso jamais o fez desistir daquilo que estava em seu coração, mesmo as vezes o deixando estremecido por um instante.

Logo se formaria em educação física e com isso ganharia o respeito no meio esportivo, trabalhou em grandes clubes do futebol brasileiro, mas a busca continuada pelo conhecimento e pela pesquisa era diária e o levaria a outros patamares e títulos na educação. A família sempre foi sua inspiração e segurança, mas depois que construiu a sua própria ao se casar com a Alane, onde veio os filhos amados Davi e Isaac que sempre estão apoiando e incentivando em todos os momentos e expressando o verdadeiro amor de Deus por ele.

Em 2013 chega a CBF para contribuir com seus conhecimentos, idéias e experiência na entidade do futebol brasileiro. Ganha o respeito e confiança, e seu trabalho só cresce na área voltada ao social e a pesquisa científica tanto no Brasil quanto no exterior. A CBF segue sendo exemplo de responsabilidade social no meio do futebol.

Em março de 2019, Diogo Netto recebeu o prêmio Nine Values em Portugal, em nome da entidade, ao lado do secretário geral, Walter Feldman. Pouco menos de três meses depois, Diogo foi convidado a integrar o Fórum Internacional do programa Football for Friendship, que tem como foco o desenvolvimento infantil na sociedade por meio do futebol.

Diogo Netto é Gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Confederação Brasileira de Futebol, faz parte da Comissão de Desenvolvimento de Talentos da FIFA, atuando como High Performance Expert e é Coach Integral Sistêmico - FEBRACIS. Diogo é Doutor em Medicina Esportiva na Infância e na Adolescência (UFPR) e Mestre em Fisiologia da Performance (UFPR). É responsável pela CBF Social.

O CBF Social já beneficiou mais de 100 mil pessoas de diferentes faixas etárias e gêneros. As principais ações são: seminários sobre metodologia de ensino do futebol, festivais de futebol, cursos de capacitação gratuitos, visitas ao Museu Seleção Brasileira, dentre outros.

O Prêmio De Olho no Lance – Eu Faço a DIFERENÇA é uma iniciativa do Jornalista Ronaldo Lima e do Canal e Blog De Olho no Lance. É o Maior Prêmio de Reconhecimento e Enaltecimento a Causa Social através do Esporte, da Educação e da Cultura do Estado do Ceará.

Foto: Reprodução

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

quinta-feira, 29 de abril de 2021

DIRIGENTES DA FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL E DO FERROVIÁRIO ATLÉTICO CLUBE FORAM RECEBIDOS PELO PRESIDENTE DA CBF

O Presidente da CBF, Rogério Caboclo, recebeu semana passada a visita de dirigentes do futebol cearense. Em sua sala, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, Caboclo se reuniu com o Presidente do Ferroviário, José Newton Pereira Filho, e com o Presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio.

Os dois chegaram à sede da CBF no início da tarde. Durante a reunião, foram debatidos assuntos sobre o desenvolvimento do futebol brasileiro e suas competições.

O presidente coral presenteou Caboclo com uma camisa do Ferroviário; e Caboclo presenteou Newton Filho com uma camisa da Seleção Brasileira.

Além de debater o caso do confronto em Minas Gerais, o Tubarão também participou de encontro com outros clubes da Terceira Divisão para definir a continuidade das plataformas DAZN e MyCujoo como canais oficiais de transmissão da competição. 

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Fonte: CBF

quarta-feira, 28 de abril de 2021

CONMEBOL SUDAMERICANA: JOGANDO NA ARGENTINA, CEARÁ CRIA BOAS OPORTUNIDADES DE BALANÇAR AS REDES, MAS FICA NO EMPATE SEM GOLS CONTRA O ARSENAL DE SARANDI

O Ceará teve a oportunidade de fazer uma estréia internacional ainda melhor. Na noite de ontem (27), o time alvinegro pressionou, criou boas oportunidades de balançar as redes, mas ficou no 0 a 0 com o Arsenal de Sarandí, no estádio Julio Humberto Grondona, na Argentina, pela 2ª rodada da Copa Sul-Americana. Com o resultado, a equipe brasileira permanece momentaneamente na liderança do Grupo C com quatro pontos. Em mais de 100 anos de história, este foi o primeiro jogo oficial da equipe cearense fora do Brasil.

O JOGO

A primeira etapa iniciou com o time mandante tentando trazer para si o domínio das ações ofensivas. Muito sólido defensivamente, o Time do Povo conteve as investidas do Arsenal e, após se soltar durante o primeiro tempo, passou a ter mais a bola no campo adversário. As melhores chances do primeiro tempo vieram em batidas de fora da área. Felipe Vizeu, Mendoza e Gabriel Dias obrigaram Medina, goleiro do Arsenal, a fazer três belas defesas.

Após o intervalo, o Vozão permaneceu buscando mais o gol e assustando mais o goleiro argentino. Logo aos sete minutos, Lima bateu rasteiro e viu a bola passar ao lado da trave defendida por Medina. 

Depois disso, foi a vez de Steven Mendoza arrancar pelo lado direito e bater por baixo, mas parar no goleiro do time mandante.

Antes do fim do jogo, Guto Ferreira promoveu as entradas de Jael, Saulo e Kelvyn. Já nos acréscimos, Vina acionou o camisa 23 dentro da área. Saulo se livrou da marcação e bateu no cantinho, obrigando Medina a salvar o Arsenal mais uma vez. Mesmo com todas as oportunidades criadas pelo Vozão, a partida  ficou no 0x0. 

AGENDA CHEIA

O Ceará tem uma agenda recheada. No sábado (1), a equipe encara o Bahia, no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, às 16h, no Pituaçu, em Salvador. Já no domingo (2) o Ceará com um time alternativo enfrentará o Pacajus ás 16h na Arena Castelão pelo Campeonato Cearense. Na quarta (5), o Vozão encara o Bolívar, às 19h15, no Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia.

FICHA TÉCNICA CEARÁ 0 X 0 ARSENAL DE SARANDÍ

SEGUNDA RODADA - COPA SUL-AMERICANA

Data: 27/04/2021 (terça-feira)

Local: Julio Grondona (ARG)

Árbitro: José Méndez/Paraguai

Árbitros Assistentes: Eduardo Cardozo/Paragai e Juan Benitez/Paraguai

Cartões amarelos: Méndez (ARS), Albertengo (ARS), Soraire (ARS) Gabriel Dias (CEA), Bruno Pacheco (CEA), Jael (CEA) e Charles (CEA)

Arsenal Sarandí: Medina, Benavídez, Carabajal, Suso, Lucas Suárez (Papa), Méndez (Farioli), Picco (Andrada), Soraire, Nicolás Castro (Miracco), Albertengo (Alan Ruiz) e Candia. Técnico: Sergio Rondina.

Ceará: Richard, Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio, Bruno Pacheco (Kelvyn), Charles, Oliveira, Vina, Lima (Saulo Mineiro), Mendoza (Yony González) e Felipe Vizeu. Técnico: Guto Ferreira.

Foto: CONMEBOL Press Media e  Fausto Filho/cearasc.com

terça-feira, 27 de abril de 2021

PRÊMIO DE OLHO NO LANCE – EU FAÇO A DIFERENÇA: CONHEÇA O PROJETO SOCIAL ARAÚJO DE FUTEBOL DE PENAFORTE (CE)

O Projeto Social Araújo de Futebol começou em 2004 da idéia do ex-jogador Araújo Santos notando a tristeza do filho do amigo Abimael que ia ficar sem treinar depois que o professor dele foi embora da cidade e também vendo uma forma de oportunizar a outros garotos e de continuar ajudando o esporte local na divulgação e representação do município em jogos e competições da região.

Na votação popular do Prêmio De Olho no Lance – Eu faço a DIFERENÇA, o Projeto Social Araújo de Futebol ficou em 4º lugar, o empenho e a mobilização dos amigos e de toda cidade e adjacências só comprovaram o respeito e a importância que esse grande projeto tem feito em sua comunidade e localidade.

Araújo faz esse trabalho de forma voluntária com muito amor, dedicação e carinho. Já passaram mais de 200 atletas ao longo desses anos, sempre contribuindo para um futuro melhor com ensinamentos e palavras de apoio que foram fundamentais no crescimento pessoal e profissional de seus atletas, alguns ingressaram na área do futebol profissional, outros são médicos ou seguiram na sua profissão desejada.

O Projeto Araújo de Futebol esta sempre representando a cidade de Penaforte, participando de torneios e ao mesmo tempo dando a oportunidade as crianças de fazerem um esporte saudável, que separa esses garotos do mundo do crime e das drogas, dando a oportunidade de ocuparem seu tempo com o prazer do esporte.

Quer saber mais o Projeto Araújo de Futebol e acompanhar esse grande trabalho que conta com uma equipe dedicada: 

Facebook: Projeto Araújo de Futebol

Instagram: Projeto Araújo de Futebol

Telefone: (88) 98881-1470

Foto: Reprodução

segunda-feira, 26 de abril de 2021

O PLANEJAMENTO E A LOGÍSTICA DO CEARÁ PARA OS JOGOS INTERNACIONAIS PELA COPA SUL-AMERICANA, VÃO DO VOO FRETADO A ADAPTAÇÃO NA NUTRIÇÃO

Uma viagem internacional exige uma logística e planejamento diferentes do que, comumente, é feito dentro do próprio país. Alguns fatores são importantes e precisam ser definidos com atenção e estratégia, para que o elenco sofra o menos desgaste possível.

O Ceará embarcou ontem (25) rumo a Buenos Aires, na Argentina, para enfrentar o Arsenal de Sarandí pela segunda rodada da Sul-Americana, em duelo previsto para terça (27). A delegação alvinegra viajou em voo fretado e direto em percurso de mais de 5 horas, com custo de 100 mil dólares por viagem.

A delegação do Vovô é composta por cerca de 40 pessoas, incluindo 23 jogadores, além dos membros da comissão técnica e da logística e os dirigentes. 

O roteiro do Vozão, após a partida contra o Arsenal de Sarandí em Buenos Aires, a equipe retorna a Fortaleza na madrugada de quarta (28), novamente em voo fretado e direto para a capital cearense. A reapresentação para a final da Copa do Nordeste já tem data marcada e será, em Porangabuçu, na quinta (29). E no dia 1 de maio será o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste contra o Bahia em Salavdor.

Para os confrontos fora de casa na Sul-Americana, o Ceará adotará a postura de fretar voos para ter viagens menos desgastantes e preservar os jogadores. A equipe encara ainda o Bolívar, em La Paz-BOL, no dia 5 de maio, e o Jorge Wilstermann, em Cochabamba-BOL, em 27 de maio.

O Ceará é líder do grupo C da Sul-Americana após vencer o Jorge Wilstermann por 3 a 1. No outro jogo da chave, o Bolívar bateu o Arsenal de Sarandí por 2 a 1. Conforme regulamento da competição, apenas o time de melhor campanha avança para a próxima fase.

Fonte: OPOVO

Foto: Israel Simonton / Ceará SC

domingo, 25 de abril de 2021

AUTISMO: DEZ COISAS QUE TODO AUTISTA GOSTARIA QUE VOCÊ SOUBESSE

Lidar com um autista pode parecer desafiador, pois, muitas vezes, ela pode apresentar comportamento que difere de outra, por exemplo. Erroneamente, há uma parcela considerável de pessoas que subestima as habilidades cognitivas e sociais dos autistas.

De fato, ele tem aspectos sensoriais diferentes do nosso. Porém, com algumas dicas que temos aqui, você ficará por dentro de todas as informações para uma relação muito proveitosa com seu filho ou outra criança autista que fizer parte do seu convívio.

Saiba como lidar com um autista e ganhe o carinho e a amizade dele. Você não vai se arrepender da lealdade dessa pessoa especial e espetacular.

1 – Habilidade sensorial particular 

Talvez você já tenha percebido ou pensado que tudo se tratava de birra, mas é melhor mudar de opinião. O autista tem o campo sensorial bastante apurado (mais que o normal), então é comum que ele se irrite com um determinado barulho, por exemplo. Isso ocorre porque a audição dele é muito mais sensível que a sua. Imagine duplicar ou até mesmo quadruplicar o tilintar de um sino. Você certamente não suportaria ficar exposto a esse forte ruído. Com o autista também é assim, mas ele está mais propenso a passar por essa sensação.

Mas há outros campos sensoriais que podem passar por essa sensibilidade extrema: olfato, paladar, visão e táctil. O importante é saber identificar essa desordem e auxiliar a criança ou o adulto autista a ficar livre desses estímulos cruéis a ele.

2 – Seja objetivo, não use palavras de sentido figurado

O sentido figurado ou a conotação não é uma forma de comunicação efetiva com autistas. Procure ser objetivo e usar a linguagem literal para evitar confusões. Por exemplo, jamais fale “minha vida é um mar de rosas”. O autista não vai entender. Então, o melhor é optar pela frase “minha vida é muito boa”.

3 – Comunicação visual, um ótimo auxílio

Como o vocabulário do autista pode ser limitado, a maneira mais eficaz de ensinar algo é disponibilizar elementos visuais como esquemas, a fim que ele entenda tudo de maneira satisfatória. Paciência é tudo.

4 – Oriente sobre o que pode ser feito

Jamais repreenda o autista de forma austera ou demonstre irritação. Para orientá-lo de forma que ele absorva a informação, a maneira mais eficaz é mostrar a ele o que pode ser feito (e o que não pode, diga de forma dócil com a finalidade educativa).

5 – Nunca considere suas reações como birra

As crises do autista são reações a algum incômodo. Procure identificar o que está fazendo mal a ele e retire-o do ambiente para acalmá-lo. No caso da criança autista, esteja sempre com um objeto que traga tranquilidade, como um brinquedo ou até mesmo jogos digitais (por disponibilizarem uma variedade de brincadeiras).

6 – Ajude-o nas interações pessoais

Criança adora e deve brincar. Com o autista não é diferente e ele também não abre mão de se divertir. Mas como ele não sabe agir socialmente dê uma mãozinha e peça às outras crianças para o chamarem. É importante dizer que a criança autista desconhece alguns comportamentos, como expressões faciais, mas isso pode ser devidamente ensinado com muita paciência. Nunca a deixe isolada. Criança é criança e todas merecem brincar. Um conselho: elas adoram brincadeiras que tenham começo, meio e fim.

7 – Criança com autismo não é igual às outras

Nem sem o autismo. Todo mundo é diferente e com os pequenos autistas também é assim. Portanto, cada um tem o seu jeito. O tratamento para um pode não ser aconselhável para o outro. Enfim, cada um é cada um.

8 – Paciência

Paciência é o segredo. A criança autista está apta a aprender e a ter uma vida muito boa, desde que você tenha paciência e muito carinho para explicar o que precisa.

9 – Use vocabulário simples

Vocabulário simples é uma forma muito recomendada para a comunicação. Frases curtas são muito aconselháveis para que a criança autista tenha uma assimilação satisfatória.

10 – Autista não deve viver numa bolha

Muito pelo contrário. Quanto mais incluído nas relações sociais, melhor. Tudo no ritmo e nas necessidades do autista; e com muito amor e compreensão.

Fonte: Instituto NeuroSaber

Foto: Reprodução

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

sexta-feira, 23 de abril de 2021

DA PERIFERIA DE FORTALEZA PARA JORNALISTA CREDENCIADO NA COBERTURA DA CONMEBOL SUDAMERICANA 2021 NA VITORIA DE ESTREIA DO CEARÁ SOBRE O JORGE WILSTERMANN

O sonho do adolescente se tornou em profissão, o arquiteto de sonhos que usa a ferramenta futebol aliada a educação para transformar vidas se tornou um profissional respeitado e uma referencia de superação e inspiração. Na ultima quarta (21), o Jornalista Ronaldo Lima viveu uma experiência única em sua vida, foi um dos 9 jornalistas da imprensa escrita e falada credenciados na cobertura da vitória de estréia do Ceará sobre o  Jorge Wilstermann (Bolivia) pela Copa CONMEBOL Sul-Americana 2021. 

O Ceará estreou com vitória na Copa Sul-americana de 2021. A equipe de Guto Ferreira derrotou o Jorge Wilstermann no Castelão por 3 a 1 com ótima atuação na primeira etapa. O resultado garante o primeiro lugar do grupo C ao Ceará, com três pontos. O Jorge Wilstermann é o lanterna do grupo, sem somar pontos.

O JOGO E BASTIDORES

Jogando em casa, o Vozão foi criando chance atrás de chance, e conseguiu abrir o placar ainda no primeiro tempo. Aos 28 minutos o volante Pedro Naressi acertou forte chute de perna esquerda para vencer o goleiro Banegas.

Seis minutos depois o lateral Bruno Pacheco foi derrubado dentro da área da equipe boliviana. O meia colombiano Mendoza foi para a cobrança e marcou o segundo do time brasileiro aos 35.

O segundo tempo começou com o time boliviano descontando, graças a gol em cobrança de pênalti do atacante Osorio aos 8 minutos. Porém, a noite era mesmo do time brasileiro, que deu números finais ao confronto aos 36 minutos, quando, após rápido contra-ataque, Vina driblou o goleiro adversário antes de marcar o gol que garantiu o triunfo de 3 a 1.

O próximo jogo do vovô será na terça (27) contra o Arsenal de Sarandí (ARG) ás 21h30 no estádio Julio Humberto Grondona, em Buenos Aires.

Fotos da Cobertura: Staff Images / CONMEBOL

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

HOMENAGEADO ESTADUAL DO PRÊMIO DE OLHO NO LANCE – EU FAÇO A DIFERENÇA: PEDRO CHAVES, FOTÓGRAFO OFICIAL DA FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL – A CASA DO FUTEBOL CEARENSE

Pedro Chaves para quem não conhece saiu de um campo de subúrbio registrando os lances com uma máquina fotográfica simples e comum. Hoje ele é fotografo oficial da Federação Cearense de Futebol e faz a cobertura das principais competições profissionais do Brasil e Sul-Americana. Seus registros hoje fazem parte do acervo da FCF, CBF, Conmebol, FIFA e de muitos clubes cearenses, brasileiros, além do Real Madrid (Espanha).

Pedro Chaves é filho do competente radialista Faustino Chaves (setorista do Ferroviário). O amor pela profissão começou quando conheceu a fotografia esportiva do cearense Jarbas Oliveira (Fotógrafo e Jornalista) e não teve mais duvida que arte de fotografar se tornaria sua profissão. Comprou uma câmera compacta e de maneira voluntaria começou a registrar os jogos nos finais de semana num campo perto de sua casa. Com os resultados não o agradando resolveu estudar e se capacitar mais.

Nesse período foi alvo de deboches para algumas pessoas que falavam a beira de campo palavras para fazê-lo desanimar mais aquelas zombarias se tornaram seu combustível para seguir com seu objetivo.

Então, Pedro resolveu criar o Canal da Bola (blog, fanpage e instagram) para divulgar o futebol de base e feminino da capital e todo estado do Ceará, deu mais que certo e atualmente o blog e suas redes sociais tem quase 30 mil seguidores. “Seja na fotografia, ou em qualquer profissão temos que vencer o medo de dar o primeiro passo! Tudo só depende do tamanho da tua vontade. Sempre fui focado em objetivos, seja na vida pessoal ou profissional”, finaliza Pedro.

Atualmente é Repórter Fotográfico da Federação Cearense de Futebol (FCF), responsável por registrar as equipes cearenses nas competições da instituição, e em competições nacionais. Tem parcerias com as melhores escolinhas de futebol da capital e reconhecimento profissional. Seus registros já ganharam destaque no cenário nacional e até internacional. 

O Prêmio De Olho no Lance – Eu Faço a DIFERENÇA é uma iniciativa do Jornalista Ronaldo Lima e do Canal e Blog De Olho no Lance. É o Maior Prêmio de Reconhecimento e Enaltecimento a Causa Social através do Esporte, da Educação e da Cultura do Estado do Ceará.

Foto: Reprodução

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

quarta-feira, 21 de abril de 2021

FUTEBOL FEMININO: AS 30 MAIORES JOGADORAS BRASILEIRAS DA HISTÓRIA ELEITAS PELO JORNAL O GLOBO

A história das mulheres brasileiras no futebol é, de certo modo, relativamente recente. O esporte, sempre à disposição dos homens, só foi realmente regulamentado para elas nos anos 1980. Mas em quatro décadas os talentos brotaram aos montes e o maior deles não resta dúvidas: a rainha Marta. Ela é um dos vários símbolos que nos levaram a comemorar datas como a deste sábado, quando estreia mais uma edição do Campeonato Brasileiro feminino.

No ultimo sábado (17) foi divulgado o resultado da votação das 30 maiores jogadoras brasileiras da história do futebol feminino. A atacante Marta foi eleita — de forma quase indiscutível — a maior jogadora brasileira de nossa história pelos 56 jornalistas, especialistas, jogadores, treinadores e dirigentes convidados pelo O GLOBO/Extra. Marta encabeça a lista que enaltece as primeiras gerações do futebol feminino, numa época praticamente sem recursos, mas sem esquecer o presente mais estruturado.

Confira as 30 maiores jogadoras brasileiras da história eleitas pelo Jornal o Globo:

1. Marta

2. Sissi

3. Formiga

4. Cristiane

5. Pretinha

6. Katia Cilene

7. Roseli

8. Rosana

9. Michael Jackson

10. Daniela Alves

11. Andreia Suntaque

12. Tânia Maranhão

13. Grazi

14. Aline Pellegrino

15. Elane

16. Maicon

17. Erika

18. Thaísa

19. Debinha

20. Rafaelle

Na última parte do ranking, um misto de passado e presente com jogadoras que ficaram na memória do futebol feminino, como as goleiras Meg e Maravilha e a rainha das embaixadinhas, Milene Domingues, e outras que ainda constroem sua história, como Andressa Alves, Andressinha, Thaisinha e Gabi Zanotti.

Fonte: O Globo

Foto: Reprodução

terça-feira, 20 de abril de 2021

PRÊMIO DE OLHO NO LANCE – EU FAÇO A DIFERENÇA: CONHEÇA O PROJETO EDUCAR E CONSCIENTIZAR DE VARJOTA (CE)

O Projeto Educar e Conscientizar (PEC) de Varjota, município cearense situado na região Norte, foi fundada em 2015 pelo desportista e profissional de Educação Física, Heliardo Moura. Formar cidadão, orientar sobre a vida, espiritualidade, promover saúde, inclusão social, prevenção e promoção são alguns dos objetivos do PEC. 

Na votação popular do Prêmio De Olho no Lance – Eu faço a DIFERENÇA, o PEC ficou em 3º lugar, o empenho e a mobilização dos amigos e de toda cidade e adjacências só comprovaram o respeito e a importância que esse grande projeto tem feito em sua comunidade e localidade.

O PEC oferece atividades esportivas, palestras, intercâmbio social em outras cidades, além de educar e conscientizar para a vida social, espiritual e familiar de seus alunos de 8 a 17 anos, residentes em bairros periféricos da cidade de Varjota e vizinhança que estejam devidamente matriculados e freqüentando a rede pública de ensino.

O PEC tem sido de muita importância na vida dos alunos e de seus familiares, sendo um instrumento de luz, conscientização e disciplina na formação não só do atleta, mas principalmente do cidadão.

Quer saber mais o Projeto Educar e Conscientizar (PEC) e acompanhar esse grande trabalho que conta com uma equipe dedicada:

Facebook: Escolinha PEC

Telefone: (88) 99939-6104

Vídeo: PEC Institucional

Foto: Reprodução

segunda-feira, 19 de abril de 2021

LAVOR NETO, DIRETOR DE MARKETING E COMUNICAÇÃO DO CEARÁ VENCEU O PRÊMIO DE MELHOR EXECUTIVO DE MARKETING DO BRASIL EM 2020 DA CONAFUT

Na noite da ultima quinta (15), a Conafut (Conferência Nacional do Futebol) realizou a entrega dos prêmios referentes à temporada 2020. Maior evento executivo do futebol nacional, o Conafut premiou Lavor Neto, Diretor de Marketing e Comunicação do Time do Povo, como melhor Executivo de Marketing de 2020.

Mesmo em um ano atípico devido à pandemia de Covid-19, o Ceará conseguiu expandir ainda mais sua marca, chegando a resultados satisfatórios dentro e fora de campo, o que mostra a excelência com que a atual dirige o Time do Povo.

No marketing, área do clube referente ao prêmio, o Ceará realizou ações como o Vozão do Bem, a campanha Corrida de Privilégios e o lançamento da Vozão, marca própria do Mais Querido.

Após ser anunciado como o vencedor da categoria, Lavor comentou sobre o prêmio e agradeceu a todos que estão ao seu redor. "Eu só tenho a agradecer a Deus e à minha família, que me apoia e compreende todas as situações que o futebol nos proporciona. Parabenizar também aos profissionais que concorreram pelo prêmio e dividir isso tudo com minha equipe de marketing e agradecer ao nosso presidente Robinson de Castro e todos os outros membros da diretoria", finalizou.

Outras indicações

Além da categoria vencida por Lavor Neto, o Ceará foi representado em outras duas: Melhor Executivo de futebol, com Sérgio Dimas, e Melhor Comissão Técnica.

Sobre a Conafut

Pelo quinto ano consecutivo, a Conferência Nacional do Futebol premia as melhores gestões do futebol nacional. Valorizando sempre as boas gestões do futebol nacional, a premiação visa homenagear aqueles que mais se destacaram em suas áreas, levando em conta os resultados alcançados, considerando o poderio de investimentos de cada um desses. O resultado da promoção é dividida entre voto de jurados especializados (70%), membros do Conafut (20%) e voto popular (10%).

Fonte: Ceará SC

Foto: Divulgação/cearasc.com

domingo, 18 de abril de 2021

AUTISMO NO CONVÍVIO SOCIAL – COMO PREPARAR O AUTISTA PARA CONVIVER EM SOCIEDADE?

Saber preparar a criança para conviver com o autismo na sociedade é essencial ao processo de inclusão de quem enfrenta os desafios do espectro autista. Independentemente do nível do problema, os indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) precisam ser tratados com carinho, atenção e respeito.

Diante do diagnóstico do autismo, pais e mães pensam acerca do que podem fazer para oferecer aos seus filhos uma vida agradável e cheia de aprendizados. O papel que essas crianças terão na sociedade responde por boa parte dessa questão. Nessa perspectiva, veja como preparar sua criança autista para conviver em harmonia com a coletividade, superar os desafios impostos pelo TEA e interagir positivamente com as demais pessoas.

O auxílio médico é um passo importante?

Sim. A entrevista com um profissional da saúde significa um avanço no que diz respeito a essa inserção da criança com TEA na sociedade. Afinal, a missão do especialista é de identificar o caso apresentado pelos pais do pequeno e, assim, propor intervenções que sejam indicadas para o tratamento do paciente.

A partir desse acompanhamento, torna-se possível estabelecer algumas estratégias para promover a interação social. Esse ponto é importante, pois vai ao encontro das dificuldades que seu filho pode ter. Sendo assim, com base nesses levantamentos feitos pelo médico, os passos posteriores já podem ser esquematizados.

Socializando em casa

Nada melhor que a família para incentivar comportamentos e atitudes que impulsionarão a vida dos pequenos. O ambiente do lar é propício para oferecer a eles situações, que muitas vezes podem ser criadas, cuja finalidade será a de educá-las para a vida dentro do meio social em que elas estarão inseridas.

O que pode ser feito em casa: estabelecer atividades com as crianças, cuja objetivo é a estimulação de seu aspecto comportamental. Se houver mais crianças em casa, melhor ainda. Pois elas podem aprender a compartilhar seus brinquedos, brincar, conviver e aprender questões que serão levadas para fora do lar, como a escola, por exemplo.

O espaço escolar: um local de aprendizagens para a vida

A sala de aula é um divisor de águas, pois todos os alunos terão algum desafio a ser superado. No caso dos pequenos com autismo não é diferente. Os educadores são grandes auxiliares nessas questões, pois eles têm as estratégias certas na socialização dessas crianças.

O que pode ser feito na escola: brincadeiras e tarefas em grupo, atividades que promovam a participação de todos, criação de ambientes que permitam a permanência harmoniosa do estudante junto aos demais, uso de recursos imagéticos que estimulem a comunicação e a interação do pequeno, entre outros.

Além disso, é de extrema importância que o grupo da sala, a qual a criança estará, saiba que o colega tem autismo (e que ele merece uma atenção diferenciada e respeito) . Um detalhe que não deve passar despercebido é o fato de estimulá-los a um trabalho em conjunto no auxílio à socialização desse aluno. Impulsionar o respeito às diferenças é um dos principais deveres de uma escola.

Estimule a criança a brincar

Nunca impeça o pequeno de obter diversão. Desde que tal atitude não ofereça riscos, os pais devem estimular seus filhos às tarefas lúdicas, seja com os irmãos, primos, vizinhos ou outros amigos da vizinhança. Dessa forma, o pequeno poderá desenvolver sua interação social. Lembrando sempre da importância do auxílio profissional para as intervenções.

Portanto, a família deve estar ciente da necessidade de estabelecer um bom relacionamento com professores, pedagogos, psicólogos e professores. Cuidar de uma criança com necessidades especiais e minimizar os impactos do autismo na sociedade é um esforço de equipe.

Fonte: Instituto Neurosaber

Foto: Reprodução

sábado, 17 de abril de 2021

ARENA CASTELÃO ESTÁ PREPARADA PARA RECEBER OS JOGOS DA COPA SUL-AMERICANA

Maior equipamento esportivo do Governo do Estado do Ceará, a Arena Castelão está preparada para receber os jogos da Copa Sul-America.

“Vai ser mais uma competição que fica marcado para a Arena e torcedores do time Ceará. Essa foi mais uma conquista do Estado, sediar uma competição internacional”, afirmou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

A estreia desta edição da competição em solo cearense será no dia 21 de abril, com o jogo entre Ceará e Club Jorge Wilstermann, da Bolívia.

Veja os jogos confirmados na Arena Castelão na fase de grupos da Copa Sul-America:

21/04  Ceará x Jorge Wilstermann (Bolívia) – 19h15

12/05  Ceará x Arsenal FC (Argentina) – 19h15

20/05  Ceará x FC Bolívar (Bolívia) – 19h15

Os jogos serão realizados obedecendo ao protocolo sanitário de combate à proliferação da Covid-19. Vale ressaltar que todos os jogos serão com portões fechados aos torcedores neste momento.

Histórico

No ano de 2020, a Arena Castelão, recebeu a Copa Sul-Americana com o jogo entre Fortaleza e Independiente, com o placar de 2 a 1. Na ocasião, a partida contou com público de 52.552 torcedores.

Fonte: SEJUV-CE

Foto: Reprodução

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

sexta-feira, 16 de abril de 2021

HOMENAGEADO ESTADUAL DO PRÊMIO DE OLHO NO LANCE – EU FAÇO A DIFERENÇA: MAURO CARMÉLIO, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO CEARENSE DE FUTEBOL – A CASA DO FUTEBOL CEARENSE

Mauro Carmélio é Presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), a casa do Futebol Cearense, formado em Direito é membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Desde 2010, quando assumiu a presidência da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio vem colecionando os triunfos dos clubes filiados. Foram sete acessos e quatro títulos nacionais. A FCF também se destaca pelo trabalho social feito nas ligas e nos clubes amadores filiados a entidade.

Mauro Carmélio, nasceu em Fortaleza (CE), no dia 18 de fevereiro. Desde a infância conviveu com o futebol, foi gandula e jogou nas categorias de base. Fez seus estudos no Colégio Marista Cearense e cursou Direito na Universidade de Fortaleza - Unifor.

Entrou efetivamente no futebol cearense em 1989, como Procurador do Tribunal de Justiça Desportiva - TJD, foi Auditor e Presidente da 1a Comissão Disciplinar criada pela Lei Pele. Em 1993 assumiu o cargo de Diretor Jurídico da FCF. Em 2005 foi eleito Vice-Presidente, em 2009 eleito Presidente e reeleito em 2013 e em 2017 com a unanimidade de votos.

Notabilizou sua gestão pela modernização e informatização da entidade. Criou diversas competições nas categorias de base e nas ligas interioranas. Foi o idealizador da Copa Fares Lopes (homenagem ao seu tio e ex-presidente), torneio criado em seu primeiro ano de gestão e que cresce a cada temporada, com uma vaga para Copa do Brasil/CBF.

Carmélio fomentou as receitas dos clubes e contribuiu para a profissionalização do futebol cearense. Informatizou e elevou o nível de profissionais da entidade e também número de representantes cearenses no cenário nacional.

Em sua gestão, os clubes cearenses conseguiram títulos de grande relevância: Copa do Nordeste Sub-20, Copa do Nordeste (três vezes), Campeonato Brasileiro da Série D (duas vezes), Campeonato Brasileiro da Série B, além de vagas na Copa Sul-Americana entre outras conquistas.

Desde 1993 é membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo - IBDD e desde 2009 é membro efetivo do Conselho Estadual do Desporto - CED, do Governo do Estado do Ceara. Participa de diversas Comissões de reformulação e atualização do futebol brasileiro na CBF, como assessor e representante das Federações.

Em 2014 foi nomeado representante da CBF na CONMEBOL. Foi indicado pela CBF para ser o representante e votante nas eleições da FIFA em 2015 e 2019. Foi Chefe de Delegação da Seleção Brasileira sub17 e sub20 nas competições mundiais da FIFA em 2014 e 2015, da Seleção Principal Feminina no Torneio Internacional Uber de Seleções Femininas em 2019 e no Feminino sub20 em 2018.

O Prêmio De Olho no Lance – Eu Faço a DIFERENÇA é uma iniciativa do Jornalista Ronaldo Lima e do Canal e Blog De Olho no Lance. É o Maior Prêmio de Reconhecimento e Enaltecimento a Causa Social através do Esporte, da Educação e da Cultura do Estado do Ceará.

Fonte: FCF

Foto: Reprodução

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14 

quinta-feira, 15 de abril de 2021

CORINTHIANS APARECE ENTRE OS CINCO PERFIS DE FUTEBOL FEMININO COM MAIOR INTERATIVIDADE NO MUNDO

A equipe feminina do Corinthians é exemplo dentro e fora das quatro linhas. Com diversos títulos conquistados nas últimas temporadas, o Timão também se destaca na interatividade com a torcida nas redes sociais.

Depois de ocupar o Top20 clubes da América com mais interações no Twitter no mês de março, o perfil do Corinthians aparece entre os cinco mais participativos entre as equipes femininas do mundo no mesmo período. O levantamento foi feito pela Desporte Finanzas.

De acordo com o ranking, o perfil do Corinthians Feminino ocupa a quarta colocação, com 365 mil interações com o público ao longo do terceiro mês do ano. O Timão perde para Chelsea (885 mil), Arsenal (448 mil) e Barcelona (441 mil), mas supera o Manchester United (256 mil).

O Corinthians, vale lembrar, costuma se destacar no ranking feminino há tempos, principalmente em decorrência dos títulos conquistados nas últimas temporadas - o Timão foi campeão Brasileiro, Paulista e da Libertadores nos últimos anos. Com o quarto lugar neste mês, o Timão chegou a ocupar o primeiro lugar em dezembro.

Fonte: OneFootball

Foto: Reprodução

quarta-feira, 14 de abril de 2021

MEDALHISTA OLÍMPICO, ESQUIVA FALCÃO ESTÁ TRABALHANDO COM A ENTREGA DE MINI PIZZAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E CALENDÁRIO SEM LUTAS

O boxeador Esquiva Falcão, medalhista olímpico que conquistou medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, está passando por situação parecida com a da maioria dos brasileiros que foram afetados financeiramente pela pandemia do coronavírus.

Desde maio do ano passado, com o calendário de lutas suspenso, que o atleta passou a vender mini pizzas junto com sua esposa para complementar a renda.

Uma postagem em que faz propaganda de seu negócio, no ultimo sábado (10), viralizou e já tem mais de 103 mil curtidas no Twitter. “Vamos juntos. Obrigado, Deus, por tudo”, escreveu o lutador junto a uma foto em que ele aparece na motocicleta em que faz as entregas em cidades do Espírito Santo.

No início da pandemia, Esquiva Falcão cogitou até mesmo vender sua medalha olímpica por conta da crise gerada pela pandemia, mas acabou desistindo após ver o negócio das mini pizzas crescendo.

Fonte: IG

Foto: Reprodução

terça-feira, 13 de abril de 2021

PRÊMIO DE OLHO NO LANCE – EU FAÇO A DIFERENÇA: CONHEÇA A ASSOCIAÇÃO MENINA OLÍMPICA DE FORTALEZA, PROJETO QUE MAIS REVELA TALENTOS FEMININOS

A Associação Menina Olímpica foi fundada em 2006 pela iniciativa idealizada pelo ex-jogador Chagas Ferreira, como um projeto social realizado na cidade de Fortaleza. Em 2015 se tornou clube esportivo, sendo o único feminino em todo o estado do Ceará. Em parceria com a Marinha, que cedeu a estrutura onde os treinos são realizados.

Na votação popular do Prêmio De Olho no Lance – Eu faço a DIFERENÇA a Menina Olímpica ficou em 2º lugar, o empenho e a mobilização dos amigos e de toda cidade e adjacências só comprovaram o respeito e a importância que esse grande projeto tem feito em sua comunidade e localidade.

O projeto se pauta em proporcionar esporte de qualidade para mulheres, educar, formar cidadãs e incentivar meninas que sonham em ser atletas de futebol.

Para participar dos treinos, as alunas devem estar matriculadas na escola e estudar no turno da manhã ou da noite, já que as atividades acontecem no período da tarde.

Ao longo de sua trajetória, o referido, já atingiu cerca de 1.055 meninas e mulheres, na faixa etária de 8 a 35 anos de idade e traz como principais resultados a revelação de talentos para seleções brasileiras de base e grandes clubes, bem como a contribuição para a formação cidadã das atletas e inserção da Mulher na sociedade.

A iniciativa segue além das quatros linhas de campo, afinal, o trabalho também alcança os pais das esportistas. Os familiares precisam acompanhar as jogadoras e participar de palestras oferecidas pela associação.

Tudo é realizado com o objetivo de fortalecer a importância da cidadania e educação, além de proporcionar oportunidades e sonhos.

Quer saber mais sobre a Associação Menina Olímpica e acompanhar esse grande trabalho que conta com uma equipe dedicada:

Facebook: Menina Olímpica

Instagram: @meninaolimpica

Email: velhochagas@hotmail.com

Foto: Reprodução

segunda-feira, 12 de abril de 2021

COORDENADOR DO FUTEBOL TOTAL, O TREINADOR DANIEL SENA REPRESENTA O CEARÁ EM CURSO DA CBF ACADEMY

Ao longo dos últimos anos o Ceará vem em um processo de profissionalização de vários setores dentro do clube. Essa capacitação interna vem gerando frutos e elevando o nível da instituição como um todo. A boa notícia da vez em relação a essa evolução fica por conta de mais uma participação do clube em um curso ofertado pela Confederação Brasileira de Futebol em sua plataforma de cursos, a CBF Academy.

A entidade máxima do futebol brasileiro está realizando nesse mês de abril o curso Futsal e Futebol: Desenvolvimento de Talentos, e convidou o Coordenador do Futebol Total e treinador da categoria Sub-13 de Futsal, Daniel Sena, para ser um dos palestrantes no workshop. Daniel é professor do Futebol Total, além de integrar a comissão técnica do Futsal Adulto do Vozão.

O representante do Ceará irá contribuir na palestra com o tema “O Futsal dentro do Departamento de Futebol”, que acontece no próximo dia 18/04. A capacitação começou no último dia 03/04 e será realizada toda de forma remota no site oficial da instituição.

No clube desde 2017, Daniel ressalta a importância do futsal na formação dos atletas e sobre sua participação no curso ofertado pela CBF. “Aqui no Ceará nós entendemos e sabemos do quão é importante saber utilizar bem o futsal na formação dos nossos atletas e deixá-los associados com a ideia de jogo dos dois pisos. A utilização do que chamamos de “campo e quadra” pode ser um trunfo para os clubes a encontrarem cada vez mais bons valores que nos ajudarão com ganhos desportivos”, disse.

O Futebol Total é um método que consiste em oferecer às crianças que estão iniciando suas trajetórias no esporte a maior quantidade possível de vivências no futebol, independente do terreno onde ele esteja sendo jogado, para que os pequenos possam adquirir as valências necessárias para que se tornem atletas mais completos no futuro. O foco do método está nos atletas entre 6 e 13 anos, período da maturação do atleta chamado de iniciação, ou seja, onde a criança está tendo seus primeiros contatos com o mundo do futebol.

Fonte: Ceará SC

Foto: Reprodução

domingo, 11 de abril de 2021

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS AUTISTAS: DICAS PARA MELHORAR O DESENVOLVIMENTO

Cuidar de uma criança autista exige muita energia. São vários os tratamentos e terapias, e como em qualquer família, é preciso dedicar um tempo de qualidade em casa, para lazer, educação e brincadeiras. Que tal uma série de dicas de atividades para crianças autistas? É o que preparamos hoje para você.

Nossas sugestões abaixo vão de brincadeiras até atividades que ajudam no desenvolvimento da criança com transtorno do espectro autista. São formas de você acompanhar de perto o autoconhecimento do seu filho ou filha e prepará-lo (a) para diversas situações.

Neste ano, muitas famílias foram forçadas a enfrentar o distanciamento social e o isolamento em casa, seguida da impossibilidade de comparecer aos locais de apoio aos autistas, como clínicas e escolas. Claro que nesse momento é muito importante encontrar novas formas de entreter a criança, mas as nossas dicas servirão para você em qualquer época do ano.

Brincando com a criança autista

O maior desafio de brincar com uma criança autista é conquistar a atenção dela. Por isso, é preciso prestar atenção à forma da brincadeira e que tipo de materiais ela envolve.

Para saber se a brincadeira escolhida por você é uma das atividades recomendadas para crianças autistas, verifique se ela inclui as seguintes características:

  • Proporciona movimentação do corpo, que pode ajudar na regulação sensorial.
  • Incentiva o contato visual, algo que as crianças autistas costumam evitar.
  • Possui interação direta com outra pessoa, para auxiliar no vínculo entre a criança e o adulto.
  • Estimula a imitação oral e gestual.
  • Faz a criança mover os músculos do rosto.
  • Faz a criança ter contato físico e consciência corporal.
  • Trabalha o ensino e controle das emoções.
  • Estimula as descobertas das possibilidades dos sentidos, como olfato, paladar, tato, visão e audição.

Brincadeiras recomendadas

Compreendidas as recomendações acima, a hora de brincar pode ser uma excelente oportunidade de descobrir os interesses da criança autista. É muito importante ressaltar que não adianta forçar os pequenos autistas em algo em que eles não se sentem bem, pois as sensibilidades e dificuldades de cada um se apresentam de formas diferentes.

As brincadeiras e os benefícios

Brincadeiras para mexer o corpo são bem simples, e você já pode fazer desde quando a criança ainda é de colo. Sabe, por exemplo, a famosa brincadeira do “serra, serra, serrador”? Parece algo simplório, mas causa contato visual e ainda ajuda a fazer a regulação sensorial.

Até fazer cócegas se apresenta como algo estimulante. Se você fizer disso uma coisa divertida (lembre-se de parar se a criança se sentir mal), a criança vai pedir para que você faça mais e mais vezes. Nessa singela interação, a criança se move, conhece as partes sensíveis do corpo e ainda utiliza a forma verbal de comunicação.

Músicas também podem ser de grande auxílio, seja para cantar junto ou para ensinar o pequeno a fazer uma tarefa do dia a dia, como escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho, se alimentar, entre outros. Aproveite deste recurso para exercitar não apenas a criatividade da criança como também a sua. Façam o próprio show compondo canções e poemas que falem sobre as coisas daquela criança.

Fonte: Supera Farma

Foto: Reprodução 

sábado, 10 de abril de 2021

UMA CURTA HISTÓRIA DE ADVERSIDADE E SUPERAÇÃO – MIRANDINHA, EX-ATACANTE E 1º BRASILEIRO A JOGAR NA INGLATERRA

Mirandinha fez história no futebol cearense, brasileiro e mundial. Nascido no bairro Aerolândia, na periferia de Fortaleza, Francisco Ernandi Lima da Silva, ou simplesmente Mirandinha, teve uma infância dura, como a de tantos outros jogadores profissional. Cresceu em uma família com sete irmãos, ajudando no sustento de casa. Trabalhou vendendo frutas e limpando vidros nos semáforos da cidade, além de também fazer bicos como pedreiro e salineiro. O futebol, mais uma vez, foi um elemento transformador.

A carreira começou nas categorias de base do Maguari, tradicional clube cearense que voltava à ativa. A dissolução da agremiação, porém, interrompeu momentaneamente a trajetória do garoto. Depois de se frustrar em rápidas passagens por Ceará e Fortaleza.  Acabou ganhando espaço no Ferroviário. Em seu primeiro treino, ganhou nome de Mirandinha após um gol. Um gol que, para os colegas de escolinha, levava as características de um jogador em alta na época pelo São Paulo, Sebastião Miranda da Silva Filho. E o apelido perdurou.

Com uma excelente participação pelo Ferroviário nas categorias de base, Mirandinha precisou viajar quase 3 mil km para chegar ao futebol profissional. Foi na cidade paulista de Campinas que Mirandinha começou sua carreira no futebol adulto pelo time mais antigo do Brasil, a Ponte Preta.

Mirandinha viveu momentos de glórias no estádio Moisés Lucarelli. A Ponte Preta foi o cartão-postal de Mirandinha no futebol nacional. Ele passou por times como Náutico, Botafogo, Palmeiras de São João da Boa Vista, Portuguesa, Santos, Cruzeiro até chegar ao Palmeiras no ano de 1986.

Já no futebol brasileiro, Mirandinha passou por clubes como Botafogo, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Náutico e Fortaleza. No Leão, conquistou seu único título, o do Campeonato Cearense de 1991, já após retornar da Inglaterra. Mas foi no Palmeiras que ele se destacou no futebol brasileiro. Mirandinha defendeu o Palmeiras entre 1986 e 1990.

O ponto de virada de Mirandinha foi reorganizar sua vida financeiramente após um período delicado morando em outras cidades como Porto Velho (RO) e São João da Boavista (SP), com investimentos mal sucedidos, como um posto de gasolina e dívidas.

Com oportunidades apenas em times menores e em condição financeira difícil, o técnico dirigiu o Genus em 2017 de Rondônia, (RO), período que também montou uma escolinha, além de assumir o cargo de gerente de futebol do Batatais em 2019 e o Sub-20 do clube no ano seguinte.

O jogador que abriu as portas para os brasileiros no futebol inglês no fim da década de 80 quer agora reabrí-las para si mesmo como técnico. Mirandinha, aos 61 anos, tem uma carreira longa como jogador e técnico. Foram 15 clubes na carreira como jogador e 30 como treinador. Ele sonha em retornar aos gramados como treinador, de preferência no futebol cearense, onde tudo começou no Ferroviário em 1977 ainda como jogador, e também como técnico, em 1996.

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Reprodução

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

sexta-feira, 9 de abril de 2021

FORTALEZA IMPLEMENTA DEPARTAMENTO DE INTELIGÊNCIA VOLTADO ESPECIFICAMENTE PARA O TRABALHO NAS CATEGORIAS DE BASE

O Fortaleza Esporte Clube iniciou, desde do mês de março, a implementação do Departamento de Inteligência nas categorias de base. Composto por uma equipe de quatro profissionais, o objetivo do novo setor é trabalhar a dimensão humana, análise mercadológica e análise de desempenho dos atletas.

Composto por uma equipe de quatro profissionais, cujo gerente é Erison Matias, a criação do departamento é um processo existente em grandes clubes do futebol brasileiro e mundial. Os outros nomes são: Douglas Barbosa (analista de desempenho), Munir Dargham (especialista em comunicação de cruzamento de dados) e Derson Silva (analista de mercado).

Com uma análise individual e coletiva dos jogadores, de forma a controlar informações para serem usadas em prol do momento presente e futuro do clube, apostando no desempenho, comportamento social e mercadológico do atleta, o processo irá aperfeiçoar o trabalho com os elencos, jogos, treinos e comissões técnicas das categorias de base do Leão do Pici.

“O departamento de inteligência direcionado ao braço de análise de desempenho nos traz uma possibilidade de correção. Correção individual para que possamos, através dessa inteligência, passar informações pontuais para cada setor do campo, para cada atleta no individual e trazer os números do jogo coletivo para que possamos detectar onde a equipe está indo bem e mal. Nos dar subsídios para a comissão técnica esmiuçar o que aconteceu de fato nos jogos, nos treinos e como podemos melhorar os processos de ensino, aprendizagem e transferência no jogo”, disse o diretor executivo das categorias de base tricolor, Agnello Gonçalves, ao site oficial do clube.

Fonte: FortalezaEC

Foto: Thais Pontes / Fortaleza EC

quinta-feira, 8 de abril de 2021

CONMEBOL SUL-AMERICANA: CEARÁ TRANSMITIRÁ O SORTEIO DA FASE DE GRUPOS DA COPA SUL-AMERICANA EM SUA PÁGINA NO FACEBOOK

O Ceará conhecerá amanhã (09/04), os seus adversários na primeira fase da Copa Sul-Americana 2021. O sorteio que definirá a chave do Vozão no torneio continental acontecerá às 13h e o torcedor alvinegro poderá acompanhar a transmissão através da página oficial do Ceará no Facebook.

A Conmebol adotará na edição de 2021 um novo modelo no regulamento da competição, alterando os confrontos de eliminatórios para fase de grupos. Ao todo serão oito grupos com quatro clubes em cada, classificando o melhor de cada chave para a fase seguinte do torneio.

Essa será a segunda participação do Alvinegro na competição. Em 2011, o Mais Querido enfrentou o São Paulo na fase nacional do torneio. 

Fonte: Ceará SC

Foto: Divulgação/cearasc.com