Disposição para encarar a vida, persistência nos objetivos, confiança no futuro e mentalidade aberta são marcas da personalidade do agricultor Antônio Santos de Sousa, de 72 anos, natural de Campos Belos, na zona rural do município de Caridade. Ele é o aluno mais famoso da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral José Nilton Salvino Franco.⠀
Seu primeiro dia num colégio veio quando ele já era um sessentão, em 2012. O sonho de estudar, infelizmente, só foi possível quando o agricultor se aposentou. Hoje, o idoso já está no 2º ano do Ensino Médio.
Antes da pandemia do coronavírus, Antônio se deslocava 13 km de sua casa até a escola. Às vezes, de bicicleta. Agora, ele se mantém aplicado nas aulas remotas.
Por isso, Antônio é uma
inspiração para os quatro filhos e 10 netos. Um de seus colegas de turma, por
sinal, é o neto Erivan, de 20 anos.
"Quando os professores passam atividades em grupo nas aulas, ele é o primeiro a olhar para mim e chamar para fazer junto. Isso é muito gratificante", conta Erivan.⠀
Os funcionários são só elogios
ao aluno querido. "Na fila do lanche ou almoço, ele não gosta de ter
prioridade. Nós aprendemos mais com o Seu Antônio do que ele com a gente”,
relata Luciene Augusto, diretora da escola.
A próxima meta de Antônio é estudar Direito, um sonho antigo. "É preciso lutar pelo que se quer. E é o que estou fazendo. Não pude quando jovem, mas, na terceira idade, vou conseguir”, promete. Jamais deixe de sonhar e lutar pelos seus sonhos.
Fonte: Seduc Ceará
Foto: Bianca Oliveira/Governo do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário