O processo de formação de
atletas de alto rendimento exige muita disciplina e uma dedicação intensa. Além
do investimento na parte física, é importante levar em consideração o aspecto
psicológico para um melhor aproveitamento da profissão. Afinal, ter controle
emocional é o maior diferencial para conseguir executar o plano de
aperfeiçoamento técnico e personalizar os melhores resultados possíveis.
A profissional de Educação Física Bruna Cunha, mais conhecida em Guaíba (RS) como a Bruna da patinação foi atleta de alto rendimento por mais de 18 anos. Iniciou sua trajetória no esporte, por incentivo incansável da sua mãe e também educadora física Iara Cunha. Teve a oportunidade de praticar do ballet ao futebol, até se encantar com a arte de dançar sobre oito rodas, aos 8 anos de idade.
Porém, mesmo com toda esta experiência, sentia que faltava algo a complementar o seu trabalho. Então foi buscar especializações na área mental. Cursos de capacitação a treinar não somente o físico dos atletas, mas também a hoje chamada “inteligência emocional”.
Em uma autoanálise de sua trajetória, percebeu que foi o que faltou como atleta de competição. Nessa sua trajetória como técnica e coach identificou também que muitos atletas seus ou do seu conhecimento desistiam, ou não rendiam na competição, o que não rendiam nos treinos muito também por falta da preparação emocional:
Foi quando decidiu fazer a formação em coach, pelo Instituto Brasileiro de Coach, e extensão de graduação em análise comportamental. Em 2019 começou a fazer o teste em seus atletas, intervir com ferramentas de treinamento mental, visando primeiramente a melhoria de suas capacidades de autoconfiança, autorresponsabilidade, espírito de equipe (por mais que patinação seja uma modalidade individual) autocuidado e disciplina. E os resultados começaram a surgir. Resultados diários, que eles e os pais traziam, como conseguir se organizar melhor em suas atividades, como exemplo, diminuindo a ansiedade.
Porém, a pandemia chegou e de 150 alunos inscritos, sua equipe se reduziu a dez. Então começou a atender alguns atletas de maneira virtual. Trabalhar as ferramentas de coach, e acabou se inspirando mais na busca de conhecimento. Fez imersões em liderança esportiva e iniciou uma nova formação renomada na Academia Atleta Campeão.
Na pandemia praticou a resiliência e a coragem de colocar em prática algo “novo”, o que batizou de “@eunoflow”. Hoje esta atendendo cerca de 20 atletas de forma online. E percebe que estão inspirados para seguirem em seus propósitos, visualizando as metas e próximas etapas.
“Bruna da Patinação”, não é só da patinação. Hoje seu propósito é muito maior, quer ajudar atletas a alcançarem suas metas. E com sua experiência, sabe que o treinamento mental, de qualidade, em conjunto com tudo que o atleta já faz fisicamente, é o caminho para o sucesso!
Interessados no trabalho da técnica Bruna Cunha podem contatar pelo (51) 99963-6793.
Fonte: Repórter Guaibense / Caio Schmitt
Foto: Reprodução Instagram / @ bruna_cunhagep
Nenhum comentário:
Postar um comentário