terça-feira, 26 de maio de 2020

NÃO É SÓ FUTEBOL: SON HEUNG-MIN E MAIS UMA HISTÓRIA IMPRESSIONANTE TIRADA DAS PÁGINAS DO FUTEBOL


A história de Son Heung-min (ou simplesmente Son) vai muito além do astro que deu uma pausa na carreira para servir ao exército de seu país, aos 27 anos já carrega duas participações em Copas do Mundo em seu currículo. Ele foge do estilo boleiro tradicional. Corte de cabelo padrão, nem sinal de tatuagens e ainda mora com os pais - numa residência de três quartos. Sua trajetória de vida e no futebol daria um bom filme.

Son Heung-min começou sua carreira aos 16 anos nas categorias de base do Hamburgo da Alemanha, através do programa da Associação de Futebol da Coréia para promover jovens de grande potencial do futebol sul-coreano para fazerem uma expedição na Europa e América do Sul. Após se destacar, foi promovido à equipe principal e, com bons números, fechou contrato com o Bayer Leverkusen em 2013.

No Bayer Leverkusen, se transformou em peça essencial e ajudou o clube a se classificar para a UEFA Champions League por duas temporadas seguidas. Em 2015, foi comprado pelo Tottenham por 30 milhões de euros, sendo o jogador coreano mais caro da história.

Ao fim do torneio da Copa do Mundo de 2018, o jogador foi notificado que precisaria se apresentar ao serviço militar de seu país, onde só é possível receber liberação com uma medalha olímpica ou um ouro nos Jogos Asiáticos.

Como última chance de escapar do serviço militar, Son disputou os Jogos Asiáticos em 2018. A campanha foi difícil, a final disputada e decidida na prorrogação, mas, com vitória por 2 a 1, o atacante conseguiu o ouro e a dispensa do exército.

Ainda na temporada 2018/19 e agora livre do serviço militar, Son também fez história ao ajudar o Tottenham na campanha rumo à final da UEFA Champions League contra o Liverpool. Apesar de uma trajetória irretocável, os Spurs foram derrotados na decisão.

Em 2020, com a pandemia da Covid-19, Son teve que voltar ao seu país e cumprir 3 semanas de serviço militar (Tempo menor por conta do ouro nos Jogos Asiáticos). Son não apenas serviu à pátria, como também foi aprovado com honrarias e teve desempenho impecável na prova de tiros.

Fonte: Esporte Interativo

Foto: Catherine Ivill

Nenhum comentário:

Postar um comentário