domingo, 23 de janeiro de 2022

PROJETO PROMOVE AULAS DE SURFE COM REMO PARA AUTISTAS EM FORTALEZA

O projeto TEA(Mar), que ocorre em Fortaleza, teve sua segunda edição iniciada em 8 de janeiro. A ação promove aulas de stand up paddle (ou surfe com remo) para pessoas no espectro do autismo.

Segundo o jornal O Povo, o projeto iniciou em 2019, mas foi interrompido pela pandemia. As aulas ocorrem na sede do Ceará SUP Club. São aceitos autistas com mais de 4 anos de idade.

O resultado do projeto tem sido positivo, com bons retornos na evolução das pessoas atendidas. Os progressos são notados no desenvolvimento motor e sensorial, e, além da atividade física, as aulas proporcionam momentos de lazer tanto para as pessoas atendidas quanto para os familiares que participam dos encontros.

Outro ponto de destaque é o de inclusão e visibilidade. Um dos focos do projeto é que pessoas autistas ocupem espaços, tanto fisicamente, com a presença na praia, quanto conceitualmente, em termos da prática esportiva, com destaque para o âmbito da socialização.

O principal fator, porém, é o lazer: o objetivo do TEA(Mar) é promover as adaptações e o acompanhamento necessários para que as pessoas autistas consigam evoluir tecnicamente do SUP, mas não há intenção terapêutica nos encontros.

Fonte: OPOVO

Foto: Aurelio Alves/OPOVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário