quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

JUAZEIRENSE QUE DEFENDEU GRANDES CLUBES COMO O FORTALEZA E ICASA BRILHA NO FUTEVÔLEI INTERNACIONAL E É PROFESSOR NA ALEMANHA

Atleta profissional e professor de futevôlei, Rômulo Facundo ou simplesmente Romin. Natural de Juazeiro do Norte, esse cearense coleciona inúmeras conquistas no campo e na areia. Foi o primeiro professor de futevôlei da cidade de Wiesloch na Alemanha.

Muito talentoso no campo começou a jogar muito cedo, foi atleta do Icasa nas categorias Sub-17 e Sub-20 até ser transferido para o Fortaleza onde seria campeão estadual em 2003. Passou ainda por clubes como Ypiranga (BA), Coritiba (PR) e aos 22 anos decidiu parar e se dedicar somente aos estudos, trocando as chuteiras e o gramado pelo pé descalço na areia.

Fez faculdade de Educação Física e através de amigos conheceu o futevôlei em Fortaleza e começou a praticar com dedicação e intensidade. Ao retornar ao Cariri viu que alguns amigos também praticavam o esporte e ali mudaria a sua vida.

Romin começou a ficar bem conhecido na modalidade e logo estaria dando aulas na Summer Esportes (empresa com ambiente de esportes de areia). Foi então que veio o reconhecimento como professor, e ele queria muito mais e se mudou para Alagoas (conhecido como celeiro de craques). Lá conheceu o craque Tatá (atleta de futevôlei com vários títulos estaduais, nacionais e mundiais) e seu Centro de Treinamento.

Recebeu uma proposta do Tatá onde seria professor no CT e era preparado pelo craque alagoano, isso durou alguns anos. Nesse período conheceu um alemão chamado Matias que treinava no CT e depois formaria dupla com ele num torneio da Liga Alagoana. A dupla foi muito bem no torneio, logo em seguida recebeu o convite que mudaria a sua vida: ministrar aulas na Alemanha.

Entre as grandes conquistas de Romin estão: Tri-Campeão Juazeirense, Campeão de Sales (CE), 2º lugar na Liga Alagoana, 4º lugar em João Pessoa (PB) e 4º lugar na Liga Alemã. Mais a sua maior conquista foi aprender, poder passar técnicas e estratégias, ensinar e chegar aonde nenhum professor cearense chegou no mundo do futevôlei que é ensinar o povo alemão o esporte que mais cresce mundialmente.

Romin tem na sua família a sua principal inspiração. “Acredito que estou em um bom momento profissional e tenho a certeza de que através do futevôlei vai chegar a hora em que eu poderei ajudar meus pais e meus filhos de onde quer que eu esteja, tanto aqui no Brasil, quanto no Exterior. E quero ser um dos primeiros cearenses a levar este esporte em terras européias e em outros cantos do mundo”, finaliza o professor.

Foto: Reprodução Instagram / @facundoromulo6

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário