Uma nova competição mostrou que o futebol feminino está consolidado no Brasil. Com números expressivos em audiência e estreia da primeira narradora da Globo na TV aberta, a Supercopa Feminina, que teve o Corinthians como campeão, abriu uma nova perspectiva sobre a modalidade.
O formato curto, mata-mata, e a presença de equipes de sete estados foram apostas interessantes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A ideia era, principalmente, preencher uma lacuna que existia no início de temporada do calendário feminino, mas o êxito foi maior do que o esperado.
As transmissões das partidas no Grupo Globo ratificaram o sucesso do torneio, que levou quase 20 mil pessoas à Neo Química Arena para a final entre Corinthians x Grêmio. Apesar de o Brasileirão Feminino ser televisionado pela Band desde o ano passado, o alcance da maior emissora do País quebrou mais alguns tabus.
A final entre Corinthians e Grêmio, no último domingo (13), às 10h30, marcou 11 pontos de média no Ibope da Globo, e picos de 12 com bola rolando, em São Paulo, segundo informações do jornalista Gabriel Vaquer. O evento teve dois pontos acima do registrado na média com a exibição do “Esporte Espetacular” em 2022, na mesma faixa de horário.
Para efeitos de comparação, a estreia do Paulistão, na Record, teve média de 7,7 pontos na partida entre Palmeiras e Novorizontino na Grande São Paulo.
Calendário feminino mais recheado
A iniciativa da Supercopa Feminina ampliou os horizontes da CBF a respeito do calendário de competições. No entanto, criar um ambiente sustentável economicamente e somar torneios à tabela é o empecilho no projeto de expansão.
O calendário feminino terá novidades em 2022 com o acréscimo de uma divisão no campeonato nacional. Atualmente são 52 equipes entre Série A1, que conta com 16, enquanto as outras 36 estão na Série A2. Neste ano, a novidade é a A3, que vai dividir os torneios da seguinte forma: 16 na elite, 16 na 2ª divisão e 32 na 3ª.
Fonte: Papo de Minas
Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
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