sábado, 12 de setembro de 2020

UMA CURTA HISTÓRIA DE FRACASSO E SUPERAÇÃO – TOM CAVALCANTE


Antes de Antônio José Rodrigues Cavalcante se tornar Tom Cavalcante e alcançar a fama, as coisas não foram fáceis para esse nordestino que teve que ralar contando e fazendo muitos shows em boates e barracas de praia, muitos comícios como apresentador e animador, muito treino de voz e também muito treino de chute, falta e drible. É que até jogador de futebol ele quase foi. Tudo isso lá em Fortaleza, no Ceará, sua terra natal.

Aos 11 anos, ganhou de presente do pai uma parafernália de fios, microfones, caixa de som, gravador e uma guitarra. Animado com a novidade dentro da própria casa, passou a se divertir imitando canto dos pássaros, imitando bichos e personalidades, transformando tudo numa brincadeira ao lado dos irmãos, Sérgio e Fernanda. Foi quando o trio passou a organizar pequenas apresentações de teatro em casa, com direito a cenários e caracterizações.

Aos 14 anos, começou a carreira se apresentando em bares no Ceará fazendo números de humor em esquetes onde fazia imitações de diversos artistas.  Já na adolescência foi a paixão pelo futebol que o despertou, tentou investir na carreira de jogador. Chegou a participar de time juniores, fazendo jogos de aberturas de partidas importantes na capital.

Com uma carreira que ia se consolidando no rádio cearense, Tom queria mais. Foi criando personagens e conquistando ouvintes com o seu jeito bem-humorado. Com o tempo, passou a fazer comícios, participar de programas de TV e a se tornar mais conhecido.

Um dia comprou uma passagem de avião e foi ao Rio de Janeiro, pedir emprego na TV Globo. Não conseguiu nada. Em 1984 tentou participar do programa ”Show de Calouros”, no SBT, mas foi recusado pela produção.

No mesmo ano, conquistou uma vaga como radialista na Rádio Verdinha, onde apresentou o programa humorístico Ligação Direta por cinco anos. Durante as eleições de 1986, trabalhou abrindo comícios políticos com esquetes de imitação. Em 1987, apresentou o telejornal VM Notícias, na TV Verdes Mares.

Em 1989, conheceu Chico Anysio, que o convidou para participar da Escolinha do Professor Raimundo (1990). No programa, no qual interpretava João Canabrava, ficou conhecido nacionalmente.

Dali, tornou-se um dos principais comediantes do Brasil. As imitações de Tom Cavalcante são inúmeras. As mais famosas são as de Roberto Carlos, Fábio Júnior e Roberto Justus. Brilhou no programa Sai de Baixo. E depois ganhou programa solo na emissora.

Tom Cavalcante resolve sair da Globo em 2004 e aceita o convite da RecordTV para comandar seu próprio programa no horário nobre, estreando o Show do Tom onde permaneceu até 2012 quando decide viver nos Estados Unidos para estudar televisão, comédia e se aprimorar.

Em 2015 retorna a TV assinando com o canal pago Multishow para fazer a sitcom #PartiuShopping. No mesmo ano, volta a aparecer na TV Globo, no programa "Domingão do Faustão", do amigo Fausto Silva, para relembrar a carreira e personagens marcantes.

As dificuldades não foram empecilho para o ousado humorista apresentar seu trabalho. Tom também tem seu canal no Youtube o Canal do Tom Cavalcante e seu perfil nas redes sociais que tem milhares de seguidores e que faz muito sucesso.

Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário