Um novo Clássico-Rei, uma
final e mais um capítulo na rivalidade centenária. Os elementos fomentam o
principal confronto do futebol cearense, agora com nível de Série A e decidindo
hoje (30) o Campeonato Cearense 2020, às 21h30, na Arena Castelão.
O jogo de ida da final do Cearense 2020 será histórico. Com 499 jogos oficiais entre Ceará e Fortaleza até hoje, o Clássico-Rei alcançará a marca de 500 partidas no jogo de hoje.
No que se refere ao Campeonato Cearense, há um fato bastante interessante: Vovô e Leão chegaram às finais do torneio estadual, não obrigatoriamente juntos, pelo mesmo número de vezes em toda a história da competição: 69 vezes, com o ano de 2020 incluso.
Dentre as 69 participações do Ceará em finais, o clube faturou 45 vezes o título, sendo a equipe que mais vezes levou o troféu para casa. Tem, ainda, 23 vice-campeonatos. Já o Fortaleza tem, em 69 finais, 42 títulos e 26 vices.
O árbitro Marcelo de Lima Henrique, do Rio de Janeiro, apita o Clássico-Rei e os assistentes serão Nailton Júnior de Sousa Oliveira e Renan Aguiar da Costa, ambos cearenses. No VAR, comanda Pathrice Wallace Corrêa Maia, do Rio de Janeiro, auxiliado por Adriano Barros Carneiro e Flávio Gomes Barroca.
O jogo de volta do Campeonato Cearense será no dia 21 de outubro. Por ter feito melhor campanha, o Fortaleza tem a vantagem caso a soma dos gols feitos pelas duas equipes termine em igualdade. Esta será a segunda vez que a final do Estadual terá arbitragem de vídeo. A primeira foi na temporada passada, em decisão vencida pelo Tricolor.
Foto: Thiago Gadelha / Pedro
Chaves
Criação da Arte: Ronaldo Lima / @ronaldolima.14