terça-feira, 31 de dezembro de 2019

ASEEJOC DE CRATEÚS TEM ANO ESPETACULAR E FAZ HISTÓRIA AO CONQUISTAR DE FORMA INÉDITA E INVICTA A 3ª COPA TERRA DO SOL DE FUTEBOL DE BASE


A categoria Sub-17 da Associação Escolinha Espaço Jovem Clube (ASEEJOC) de Cratéus fez história ao sagrar-se Campeão da 3ª Copa Terra do Sol de forma inédita e invicta ao vencer a forte equipe do Fortaleza Esporte Clube pelo placar de 1 x 0 com gol de Leozinho, o artilheiro da competição com 9 gols.

Com uma campanha impecável e invicta, foram 6 jogos com 21 gols, tendo o artilheiro da competição e o atleta revelação da copa que foi Henrique Horizonte. Com a conquista e o bom desempenho do grupo, três atletas foram selecionados pelo Ceará Sporting Club: Guilherme Albino (meio campo – 2002), Leonardo Cardoso, o Leozinho (atacante e artilheiro da Copa – 2002) e Michel Gomes (atacante – 2002) e se apresentarão em fevereiro de 2020 para um período avaliativo na cidade Vozão.


A Copa Terra do Sol é disputada anualmente em Fortaleza reunindo grandes clubes do futebol brasileiro e agremiações de toda Região Nordeste nas categorias Sub 15 e Sub 17, que é organizado pelo Radialista Tony Pereira.

A ASEEJOC é um projeto social da cidade de Cratéus (região oeste do Ceará) que foi fundado em 2011 pelo desportista Edivan Vieira Barros para dar oportunidades as crianças e adolescentes que não tinham condições de pagar uma escolinha de futebol e com isso oportunizar e revelar novos talentos no futebol crateuense, atualmente atende cerca de 120 crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 17 anos.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

FRASE DE INSPIRAÇÃO DA SEMANA DO GRANDE LIONEL MESSI, ELEITO 6x O MELHOR JOGADOR DO MUNDO PELA FIFA


domingo, 29 de dezembro de 2019

JOGO SOLIDÁRIO DOS CRIAS: QUANDO O FUTEBOL É USADO PARA AJUDAR O PRÓXIMO


Em um ato de solidariedade, ex-atletas do Projeto Vila Real de Fortaleza, Crisderlano Sousa (atleta do Palmeiras-SP) e João Victor (atleta do Heliópolis-RJ) que estão de férias em Fortaleza realizaram na Areninha do Parque do Cocó na ultima quinta (26), um jogo beneficente intitulado Futebol Solidário dos Crias.

O intuito foi arrecadar alimentos não perecíveis para ajudar as instituições: Metamorfose do Servi luz e Vida em foco do Vila União que tem feito grandes trabalhos em suas comunidades.

O resultado do jogo que acabou terminando pelo placar de  5x5 foi o que menos importou, o grande objetivo que estava claro foi alcançado: ajudar o próximo.


O Jogo Solidário dos Crias do Projeto Social Vila Real não é apenas um jogo mais uma grande oportunidade de ajudar a quem precisa, além de  reunir os amigos e jogar aquele futebol, colocar a resenha em dia e rever os amigos.

O Projeto Social Vila Real foi fundado em 2013 pelos amigos Amilton Nascimento e Edson Pablo, onde é trabalhado a ferramenta futebol e futsal para transformar e mudar vidas nas Comunidades do Trilho e das Quadras ao qual eles moram.

sábado, 28 de dezembro de 2019

A HISTÓRIA EMOCIONANTE DE SUPERAÇÃO DE LUAN MONTEIRO QUE SONHA EM SER JOGADOR DE FUTEBOL


O brasileiro que ama futebol, como eu, sabe o real significado das categorias de base. Para esses garotos, a maioria vinda de famílias carentes, jogar em um time de futebol significa muito mais que treinamento e aprendizado. Em Fortaleza, Luan Monteiro, garoto de 18 anos da periferia da capital cearense sonha e luta desde criança por um espaço no esporte mais praticado no país para que todo esforço possa valer a pena e com isso ajudar e mudar a realidade de sua mãe Lúcia Monteiro a ter dias melhores.

Em um país desigual como o Brasil, o futebol é significado de ascensão social e saída da miséria. Esses meninos que chegam às categorias de base cada vez mais jovens sonham em comprar uma casa para a mãe, que dá duro enquanto eles estão treinando. Esses garotos pensam no dia que vão deixar a favela ou a vida simples que levam, no dia que vão poder comer e comprar o que lhes faltou durante a infância.

Luan vem de uma família muito humilde, adotado na infância teve e ainda tem muitos problemas tanto financeiro como familiar, já morou em barraco de lona, chegando a pedir comida em outras casas por conta de não ter na sua. Não teve uma convivência com o pai biológico que já é falecido, sua mãe faleceu quando tinha 10 anos e a sua melhor amiga o adotou, mesmo tendo uma vida simples financeiramente deu o principal a ele que é o amor e o respeito, ensinando-o a ser quem ele é hoje, que batalha dignamente todos os dias no jogo da vida pelo alimento e pela realização de seu sonho no mundo do futebol.


A paixão pelo futebol começou muito cedo, nas ruas e de pés descalço, o futebol tem proporcionado momentos bons que o fazem esquecer por alguns momentos suas lutas e dificuldades diárias. Luan já passou por vários projetos e clubes cearense, inclusive de outros estados como: Projeto Atleta Nota 10 (CE), Projeto Vila Real(CE), Boanerges FC do Aquiraz, Maguary (CE), Queimadense (PB) e Agrimaq (AL). “Conheci o Projeto Atleta Nota 10 (CE) do professor Ronaldo Lima que por sinal é um cara que eu tenho total respeito e admiração, não somente pelo que ele fez por mim e sim pela pessoa que ele é, me ajudou bastante, me deu conselho e muitas broncas. O SEC foi um projeto que me formou não somente como atleta, e sim com um cidadão”, afirma o atleta.

E o que faz continuar lutando e se inspirando diariamente por esse sonho é a sua mãe adotiva, mulher guerreira que sempre está pronta para superar e vencer as adversidades e lutas diárias da vida.

Para 2020 Luan tem metas e planos a serem conquistados nessa sua batalha em ter seu espaço fixo no futebol, “venho batalhando todos os dias, treinando forte para o ano de 2020. Tenho muitas metas a serem alcançadas, e tenho certeza se eu fizer as coisas certas, treinar, me dedicar diariamente, essas metas serão alcançadas”, conclui o atleta polivalente.

É por meio do futebol que garotos como Luan e tantos outros garotos sonham não apenas em abandonar os dias difíceis e alcançar o sucesso financeiro mais também à realização pessoal e profissional, e acreditam que vão deixar a vida de sofrimento para trás e se transformar em pessoas ativas e donas de sua própria trajetória.

Foto: Carlos Roosewelt/@carlosroosewelt

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

ATRÁS DO SONHO DE SER JOGADOR DE FUTEBOL, JOVENS PERCORREM QUILÔMETROS PARA PARTICIPAR DO CAMPEONATO CEARENSE E FAZEM UMA GRANDE COMPETIÇÃO PELO ESTAÇÃO


O sonho de calçar a chuteira e quem sabe um dia vestir o uniforme de um grande clube de futebol do Brasil e do mundo é comum a milhares de crianças e jovens. Em Frecheirinha (região serrana do estado cearense, a cidade é considerada atualmente como o maior pólo de produção de moda íntima do Ceará), isso não é diferente. Mas viver esse sonho vai muito além do simples fato de brincar de jogar futebol nos campinhos do bairro, nas escolinhas esportivas ou até mesmo nas escolas e praças esportivas.

De cara, é preciso passar pelas famosas "peneiras" para que possam começar a pensar em trilhar os caminhos do futebol profissional. Mas, não é só isso. Na cidade é desenvolvido o Projeto Venha Sorrir com o Esporte promovido pela Liga Esportiva em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto, coordenado pelo Prof. Leandro Queiroz que atualmente conta com 280 crianças e adolescentes divididos em categorias do sub-11 ao sub-17.


E nesse ano a equipe Associação Esportiva Estação Antônio Bezerra (clube amador de Fortaleza que mais revela valores para o futebol cearense e brasileiro) fez uma parceria com o Projeto Venha Sorrir com o Esporte "Base de Frecheirinha", onde cinco atletas do projeto participaram pela primeira vez do campeonato cearense sub-15 atuando pelo Estação.

Mesmo com a dificuldade do clube por não ter alojamento para atletas oriundos do interior do estado, a equipe do Estação fez um trabalho inédito com a categoria Sub-15, ficando em 5º lugar na classificação geral da competição chancelada pela FCF. 

Os atletas Daniel Ximenes (Atacante - 15 anos), Regis Mourão (Volante – 15 anos), Eduardo Mendes (Meia – 15 anos), Kauã Costa (Meia – 15 anos) e Diogo Brandão (Lateral Direito – 15 anos) disputaram o campeonato cearense, esses garotos não treinavam com o grupo em Fortaleza, eles iam apenas para os jogos e segundo Mario Sergio (treinador do Estação): “ conseguimos que todos assimilassem o trabalho e todos foram muito bem na competição, mostrando que o futebol quando bem planejado e assimilado pelos atletas dá resultado.”


O garoto Daniel Ximenes foi o grande destaque mesmo sem treinar com o grupo da capital, foi um dos artilheiros da competição marcando oito gols.

O Estação como clube que sempre está formando bons atletas para o futebol nacional, continua com seu trabalho de inclusão através do futebol e jamais irá deixar de fora garotos talentosos do interior do estado, com bastante potencial. E em 2020 continuará com sua política séria e comprometida no trabalho em prol do futebol.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

DE BAÍA FORMOSA PARA O MUNDO: POTIGUAR ÍTALO FERREIRA É CAMPEÃO MUNDIAL DE SURF 2019


O potiguar Ítalo Ferreira venceu no ultimo dia 19 o campeonato mundial de surf e agora entra para a elite do surfe. A vitória na final foi sobre o compatriota Gabriel Medina, que já foi campeão em 2014 e 2018. Na semifinal, o surfista potiguar derrotou o mito Kelly Slater. O cenário da final aconteceu em Pipeline, no Havaí.

Ítalo Ferreira tem 25 anos e sagrou-se campeão pela primeira vez na carreira. Ele é um dos três brasileiros na história a levantar o troféu de melhor surfista do mundo.

Natural de Baía Formosa, no litoral do Rio Grande do Norte, Italo Ferreira desde cedo se apaixonou pelo mar e pelas ondas. Seu pai, que trabalhava como pescador, costumava emprestar parte do isopor onde gelava os peixes para o garoto das suas primeiras braçadas na água. A brincadeira virou coisa séria, ele ganhou uma prancha de presente de um parente e logo mostrou talento.

Só que a condição financeira da família, sem tantos recursos, era uma dificuldade no início, pois para participar de competições era necessário pagar inscrição, viajar e ter uma estrutura mínima. Mas Italo nunca desistiu do sonho de ser surfista profissional e via naquela brincadeira uma possibilidade de ter um trabalho que se identificasse.

Esse é o quarto título do Brasil na elite do surfe mundial. Além de Medina em 2014 e 2018, Adriano de Souza conquistou a temporada de 2015.

Desde 2018, os brasileiros são maioria no circuito. Em 2019, dos 34 surfistas fixos da elite, 11 eram do país. A Austrália aparecia em segundo lugar, com oito representantes. Havaí e Estados Unidos, com quatro surfistas cada um, não chegariam ao número brasileiro nem se todos competissem sob a mesma bandeira americana.

Na próxima temporada, além do quinto título mundial, o Brasil tentará estender seu domínio à Olimpíada. Os Jogos de Tóquio serão os primeiros que incluirão o surfe no programa, com a disputa programada para a praia de Tsurigasaki, em Chida, a cerca de 60 quilômetros da capital. Os representantes do país na competição foram definidos pelo ranking de 2019. Assim, Ítalo e Medina vão brigar pelas inéditas medalhas.

Fonte: Zero Hora

Foto: Ed Sloane/WSL

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

SOLDADOS ENTRAM EM CAMPO PARA CELEBRAR UMA DAS GRANDES HISTÓRIAS DO FUTEBOL: A TRÉGUA DE NATAL


Há mais de cem anos, no dia 25 de dezembro de 1914, algo totalmente inesperado aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial. E o esporte, mais uma vez, teve papel importante. Uma confraternização entre inimigos terminou em uma “pelada” de futebol em pleno campo de batalha, numa trégua que ficou famosa, a Trégua de Natal.

E para comemorar esse fato histórico, todos os anos no dia 25 de Dezembro o acanhado campo do Recreation Ground está longe de ser um dos estádios mais importantes da Inglaterra. Com capacidade para 7,5 mil torcedores, é a casa do Aldershot Town, modesto clube da quinta divisão, recebe um duelo de enorme significado. Há 105 anos soldados britânicos e alemães fazem jogo de futebol para relembrar a história da Trégua de Natal de 1914. O momento em que os exércitos deixaram as trincheiras da Primeira Guerra Mundial para jogar futebol em pleno front.

A história diz que tudo começou quando um alemão disse ao inimigo: “Inglês, por que você não vem aqui”. Um soldado britânico deixou a arma para trás e começou a caminhada no campo de batalha. Aos poucos, mais integrantes dos dois lados fizeram o mesmo e logo estavam se cumprimentando.

Trocaram cigarros e a comida que tinham, além de rum e água quente, e beberam vinho. Foi quando um inglês teve a idéia de organizar um jogo ali mesmo. A vitória foi da Inglaterra, por 3 a 2. Os dois lados cantaram músicas de Natal, mesclando canções em inglês e alemão. Até oficiais se juntaram aos soldados, ainda incrédulos diante do que viam.

Ao fim do dia, as tropas voltaram para suas respectivas trincheiras e fizeram um acordo: nenhum tiro seria disparado até a meia-noite. A batalha só recomeçaria no primeiro minuto do dia 26.

Fonte: Trivela

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

UM BOM NATAL E UM ÓTIMO ANO NOVO A TODOS!


Um bom Natal e um Ótimo Ano Novo para VOCÊ e sua FAMÍLIA, obrigado a cada um de vocês amigos, desportistas, educadores, seguidores e leitores por fazer parte do nosso Canal e Blog De Olho no Lance que se consolidou no mercado informativo e jornalístico local, regional e nacional como um dos mais acessado e visualizado.

BASTIDORES: SÃO PAULO LEVANTA A TAÇA DA LEGENDS CUP BRASIL AO VENCER BARCELONA NO MORUMBI


O torcedor tricolor pôde matar as saudades de alguns de seus ídolos no Legends Cup Brasil realizado no dia 15 deste mês no Morumbi. Como na final do Mundial Interclubes de 1992, o São Paulo bateu o Barcelona, desta vez na decisão da Legends Cup Brasil, torneio que reúne ex-jogadores. Dagoberto, duas vezes, e Fabão, marcaram os gols do time, que antes bateu o Bayern de Munique na semifinal, por 2 a 0, com gols de Falcão, o rei do futsal, e Fabão.

Cerca de 25.000 torcedores foram ao Morumbi para acompanhar a competição que reuniu ídolos de São Paulo, Barcelona, Bayern de Munique e Borussia Dortmund, com jogos de 25 minutos por tempo. Além das estrelas do futebol brasileiro, compareceram ao evento ex-jogadores como o alemão Miroslav Klose, maior artilheiro da história das Copas, e o italiano Luca Toni, entre outros.

O São Paulo, dirigido por Muricy Ramalho, empolgou os torcedores com a presença de ídolos como Zetti, Roger, Cicinho, Fabão, Bordon, Ronaldão, Lugano, Júnior, Jorge Wagner, Mineiro, Josué, Silas, Raí, Richarlyson, Souza, Müller, Careca, Leandro Guerreiro, Denilson, Falcão, Aloísio e Dagoberto. Técnico: Muricy Ramalho.

Na final, o São Paulo teve amplo domínio sobre o Barcelona. Dagoberto abriu o placar em pênalti sofrido por Denilson. Pouco depois, Fabão completou de cabeça o escanteio batido por Cicinho. Na etapa final, Dagoberto marcou novamente. A torcida entoou gritos de “o freguês voltou”, lembrando a vitória sobre o clube catalão no Japão, e homenageou o técnico daquela equipe, Telê Santana.

Dagoberto, por sua vez, foi eleito e premiado como o melhor jogador da competição. E Careca ergueu a taça de campeão em nome de todos os grandes ídolos são-paulinos da história do clube, recebida das mãos de Darío Pereyra.

Uma tarde memorável para lembrar nomes inesquecíveis.

Bastidores do São Paulo Futebol Clube – Campeão do Legends Cup Brasil 2019:


Fonte: Veja

Foto: Paulo Pinto/saopaulofc.net

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

FRASE DE INSPIRAÇÃO DA SEMANA DO GRANDE GABRIEL MEDINA, BI-CAMPEÃO MUNDIAL DE SURF


domingo, 22 de dezembro de 2019

IFCE PROMOVERÁ E SEDIARÁ EM FORTALEZA SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO NO FUTEBOL


O campus de Fortaleza do IFCE promoverá e sediará, nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2020, o seminário “Gestão do futebol: perspectivas e desafios para o futuro”. O evento terá como objetivo principal fomentar o futebol mediante o cenário de crescimento em todo o País e conseqüentemente apresentar desafios e perspectivas para uma boa gestão por todos aqueles que estão envolvidos direta e indiretamente com esse fenômeno.

Na programação do seminário, está prevista a realização de oficinas, painéis, mesas-redondas e palestras. Durante os dois dias, serão debatidos temas como: gestão democrática no futebol, comunicação e mídia no futebol, gestão de projetos sociais no futebol, gestão técnica e de base do futebol formador, a gestão do futebol e fair play financeiro, o futuro do futebol no Brasil.

Podem se inscrever gestores públicos e privados do futebol, representantes de secretarias de esporte, federações, clubes, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da gestão esportiva e da educação física, além de jogadores, treinadores e árbitros de futebol.

Os interessados deverão realizar a inscrição entre os dias 20 e 23 de janeiro na recepção central do campus de Fortaleza, das 15 às 19h. Ao todo serão ofertadas gratuitamente 200 vagas, e os participantes receberão um certificado de 20 horas.

Parcerias também reforçam o seminário, como a com a Associações Brasileira De Gestão do Esporte (Abragesp), Grupo de Estudo em Cultura, Esporte e Lazer (Gecel), Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), Fundação de Apoio em Cultura e apoio do Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe), Laboratório de Gestão, Política, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física da USP e o Sindicato dos Atletas de Futebol do Ceará (Safece).

Para o professor Emanuel Carneiro, do IFCE e um dos organizadores, “esse evento vem para congregar e desenvolver cada vez mais a gestão do esporte em nosso Estado, e, assim, aproximar a boa gestão do futebol cearense com os demais estados no País”.

Mais informações com o coordenador do evento: professor Emmanuel Carneiro (85) 98724-1261.

Fonte: IFCE

sábado, 21 de dezembro de 2019

UMA CURTA HISTÓRIA DE FRACASSO E SUPERAÇÃO – SADIO MANÉ


Sua trajetória não foi das mais fáceis. O craque nasceu numa vila de Sedhiou, uma cidade remota no Senegal, onde cresceu jogando na areia, nas ruas. Mané tinha esperança que podia ser ele, que tudo poderia dar certo, mas os pais nunca acreditaram. Pelo contrário, os pais de Sadio Mané queriam que ele estudasse, para se formar professor e assim poder ajudar a família a ter uma vida mais confortável.

Foi descalço que ele aprendeu a jogar futebol, com gols marcados por pedras e pés machucados. A simplicidade o acompanhou durante toda a carreira – iniciada no Dakar, seu primeiro clube. Aos 15, ele fez a viagem de cerca de 500 milhas ao norte de Dakar, onde realizaria uma série de avaliações e seu sonho começou a tomar forma.

Na ocasião não reunia condições para adquirir os melhores materiais esportivos. Muito pelo contrário, suas chuteiras eram velhas e estavam rasgadas. Mas nada disso impediu que ele conseguisse ultrapassar as barreiras até a elite do futebol.

Mané teve sua primeira experiência profissional apenas aos 20 anos, quando chegou ao Metz, na França em 2012. Lá fez uma boa temporada 2011/2012 e na temporada seguinte foi para o Red Bull Salzburg, da Áustria. Lá ficou por duas temporadas, quando despertou o interesse do Southampton.

Após duas ótimas temporadas, foi contratado pelo Liverpool. Nos Reds, Mané vai para sua quarta temporada. O título da Liga dos Campeões foi o auge do jogador, que vive seu melhor momento da carreira. É também o melhor jogador da seleção senegalesa, que disputou a Copa do Mundo de 2018 e que foi vice-campeã da Copa Africana em 2019.

Sua história de vida é a mesma de milhares de pessoas que nascem em regiões pobres e desprivilegiadas, porém, a diferença é o que ele decidiu fazer com o êxito profissional. Sadio Mané, que atualmente recebe um alto salário, está transformando a realidade da comunidade onde nasceu. Já construiu escolas, estádios, e fornece roupas, sapatos e alimentos para pessoas de extrema pobreza. Além disto, doa 70 euros por mês à todas as pessoas da cidade.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

O FLAMENGO QUE DEU CERTO COM JORGE JESUS PODE FAZER HISTÓRIA NOVAMENTE NA FINAL DO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA


O técnico Jorge Jesus é um dos principais nomes da categoria em Portugal. Ídolo no Benfica, clube que comandou de 2009 a 2015. Em junho desse ano assinou com o Flamengo, clube de maior torcida do país. Em poucos meses no futebol brasileiro, o “Míster” brilha no comando da equipe rubro-negra quebrando recordes e se aproximando de conquistar mais um título na temporada: o Mundial.

Aos 65 anos e com cerca de 30 anos de carreira como treinador, Jorge Jesus acumula 17 títulos conquistados ao longo do período como treinador profissional.

Em seis meses de trabalho como técnico do Flamengo, Jorge Jesus quebra recordes e escreve um capítulo importante na história do clube. Com campanha inédita e histórica no Campeonato Brasileiro, além da conquista da Libertadores após 38 anos de jejum, o português é unanimidade no Brasil, totalizando 27 vitórias, oito empates e apenas três derrotas desde que assumiu o time carioca.

Após ter ficado 24 jogos sem saber o que é perder no Brasileirão (21 vitórias e três empates), a torcida rubro-negra agora vive a expectativa de conquistar o Mundial de Clubes e encerrar o ano com chave de ouro.

Os bons trabalhos em equipes menores de Portugal fizeram com que o técnico assinasse contrato com um dos maiores do país: o Benfica, que na época sofria com a hegemonia do Porto. Pelos encarnados, Jorge Jesus fez história ao ficar em seis temporadas e conquistar nove títulos nacionais – sendo três vezes campeão português. Podemos dizer que sim. Por onde passou em sua carreira, o treinador melhorou o desempenho dos clubes.

Adepto de um estilo de jogo intenso, que privilegia a troca de passes em velocidade, Jorge Jesus precisou de pouco tempo para mudar a cara do Flamengo. Teve um mês para conhecer o elenco e ajustar a equipe durante a parada da Copa América.

Uma característica que levou Jesus a salientar a expressão “jogar a Flamengo”, sem jamais se intimidar diante de qualquer adversário. Seu time bateu os recordes de gols na temporada e de invencibilidade (24 partidas) no Campeonato Brasileiro. Gabigol, seu maior goleador, marcou 43 vezes.

E amanhã poderá fazer história novamente, após 38 anos, Liverpool e Flamengo estarão frente à frente mais uma vez em suas histórias. Pela segunda vez, os clubes vão disputar a final do Mundial de Clubes da FIFA. Em 1981, melhor para os cariocas, que 'botaram os ingleses' na roda com uma vitória por 3 a 0. Mas agora em 2019, será que os reds vão conseguir sua vingança ou os rubro-negros vão repetir a história de quase quatro décadas atrás?

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

JUAN SOUSA: UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO E TALENTO DA JOVEM PROMESSA DA BASE DO FORTALEZA


Na vida de muitos garotos que desde muito novos iniciam o sonho de um dia ser um jogador de futebol profissional, eles se preparam para muitas dificuldades e surpresas que este caminho coloca na vida de jovens espalhados por todo o planeta bola.

Porém, é superação e a força de vontade de muitos atletas que em inúmeras vezes resultam depois em vitórias no campo e na vida.

Juan Sousa, 15 anos é visto como uma das promessas da base tricolor. Sempre via jogos na televisão, o futebol o inspirou e dessa influência nasceu o desejo de sonhar, de lutar e se tornar um jogador profissional. Aos 7 anos começou na escolinha do Fortaleza na categoria Sub-11, por causa da idade ele só foi aceito por causa do seu tamanho.


A escolinha situava-se no Jardim Fluminense e com o passar do tempo mudou de local para o CT Ribamar Bezerra em Maracanaú. Na época ele não tinha condições de ir até lá e então saiu da escolinha. Aos 9 anos, começou a treinar num time de futsal  perto de sua casa chamado Geração Atlântico. Num jogo que fizeram chamou a atenção do Rômulo (ex-atleta), do Erandir (atleta em atividade) e do Amaral (atleta em atividade), foi convidado por eles para integrar o elenco do Projeto Semear que funciona no bairro do Conjunto Ceará.


O Rômulo ao assumir o comando técnico do Ferroviário, levou o garoto para uma avaliação na base na categoria Sub-13, isso ele com 11 anos apenas, onde foi aprovado e jogou como titular seu primeiro cearense Sub-13 em 2015. Num jogo contra o Fortaleza fez uma excelente partida chamando a atenção do Leandro, auxiliar técnico que o convidou para  fazer parte do clube. Ao término do campeonato cearense ele se apresentou no Fortaleza, onde está até hoje. Em 2017 viveu seu melhor momento em que foi titular e capitão da equipe o campeonato todo mesmo sendo um ano mais novo. “2017 foi um ano maravilhoso pra mim, fui capitão da equipe durante todo o ano, e isso me rendeu um crescimento muito grande como atleta e como pessoa”, afirma Juan.


Em julho de 2018, Juan viveu um momento bastante difícil quando sofreu uma ruptura no ligamento cruzado, foram meses de recuperação e tratamento,  ele vivia a sua melhor fase na base do leão do Pici. Agora no começo de 2020 estará retornando aos gramados, ”janeiro de 2020 é o prazo da volta. Sigo firme na minha recuperação, hoje com 7 meses pós cirúrgico, estou quase no meu ápice. Tudo que eu sei hoje, eu devo ao Erandir, ao Rômulo, ao Amaral e ao professor Ramon, amigo e treinador aqui da base”, disse o atleta.

Seus pais e avós sempre o apoiaram na sua vida esportiva e na sua vida educacional, e esse apoio e amor foram fundamentais na recuperação da jovem promessa do tricolor do Pici. A sua inspiração para continuar lutando pelo seu sonho que começou aos 7 anos são seus pais, seus avós maternos e seu vô paterno. Emocionado relata: “Luto ainda mais pelo meu avô materno que faleceu no dia 05/02/2016, dia do meu aniversário. Meus pais lutam muito pra me dar tudo do bom e do melhor, assim como toda a minha família. Meu sonho é um dia poder retribuir tudo a eles”.


Para 2020 Juan tem metas e planos a serem conquistados nesse seu retorno ao futebol, “minha perspectiva é que seja um ano de recomeço, de novas oportunidades profissionais. Minhas metas são de ser melhor do que esses anos que passaram, não errar onde eu errei e levar tudo com alegria e gratidão”, conclui o zagueiro tricolor.


quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

PROJETO SOCIAL VILA REAL É BENEFICIADO COM A INAUGURAÇÃO DA ARENINHA DO PARQUE DO COCÓ


O Parque Estadual do Cocó recebeu a mais nova Areninha da Cidade. A iniciativa faz parte do projeto "Juntos por Fortaleza", que reúne esforços municipal e estadual em prol da implantação de melhorias nos espaços públicos da Capital. A inauguração ocorreu na ultima segunda (16), e contou com a presença do governador Camilo Santana, do prefeito Roberto Cláudio, do secretario do Esporte e Juventude (Sejuv) Rogério Pinheiro e do secretário do Meio Ambiente (Sema) Artur Bruno.

A área de intervenção da obra tomou 4.080m², e o equipamento, que fica próximo ao anfiteatro do Parque, possui campo society (84m x 40m) equipado com grama sintética, banheiros com reforma e adequação, alambrados e iluminação de LED.

Com esta entrega, serão 26 equipamentos do tipo em Fortaleza. No interior do Estado, já são 80 Areninhas construídas. O governador anunciou na oportunidade que serão construídas mais 30 novas areninhas para a cidade de Fortaleza.

Na partida inaugural, o Vila Real bateu o Projeto Verdes Mares por 3 a 1. Os dois times são formados por jovens amadores de projetos sociais da região, que antes jogavam no campo de terra.

O Projeto Vila Real fundado em 2013 por Amilton Sousa e Edson Pablo fica no Parque do Cocó e é reconhecido pelo belo trabalho desenvolvido não só na Comunidade do Trilho e adjacências mais como também em toda cidade de Fortaleza, e se tornou uma referência para outros projetos.

Fonte: O Povo

Foto: Davi Pinheiro e José Wagner

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

CEARÁ TEM TEMPORADA VITORIOSA NAS CATEGORIAS DE BASE EM 2019


O ano foi especial para as categorias de base do Ceará, os jovens do Vovô tiveram um 2019 extremamente vitorioso e encerram a temporada em alta.

Desde o Sub-11 até o Sub-20, o Alvinegro acumulou títulos e manteve hegemonia no Estado em diversas categorias. No cenário local, o clube foi Campeão Cearense nas categorias Sub-13, Sub-17 e Sub-20, ficando ainda com o vice-campeonato na categoria Sub-15 e da Copa Uninta Sub-19.

Além disso, foi campeão da Danicup Mundial Sub-11, evento internacional, realizado em Marília/SP, e da Supercopa Natal Sub-17, que contou com a participação de Vitória, Sport, ABC e América/RN.

O Vovô chegou ainda à final da Copa do Nordeste Sub-20 e ficou perto do título inédito, mas acabou sendo vice-campeão após revés para o Vitória, na decisão. Em âmbito nacional, o Ceará participou ainda da Copa do Brasil Sub-17 (chegou às quartas de final), do Brasileirão de Aspirantes Sub-23 (fase de grupos) e da Copa Carpina Sub-17 (chegou às oitavas de final).

O desempenho é resultado dos investimentos que o clube tem realizado nas categorias de base e a expectativa é que jovens valores sejam aproveitados no elenco principal.

"É um projeto que eu acredito muito de ter um aproveitamento maior desses meninos. Atletas formados no clube, que têm amor pelo Ceará, não temos como deixar de utilizar", disse Jorge Macedo, novo Executivo de Futebol.

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Stephan Eilert/CearaSC.com

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

FRASE DE INSPIRAÇÃO DA SEMANA DO GRANDE ARTHUR ANTUNES COIMBRA, O ZICO - MAIOR ÍDOLO DO FLAMENGO


domingo, 15 de dezembro de 2019

AVALIAÇÃO COM O EX-CAPITÃO DO FLAMENGO E HOJE EMPRESÁRIO JÔNATAS REALIZADO EM JUÁ, DISTRITO DE IRAUÇUBA FOI UM SUCESSO


A avaliação de captação de atletas realizada pelo Talentos do Sertão em parceria com o Projeto Força Jovem Juá ontem (14) no Distrito de Juá na cidade de Irauçuba no sertão semi-árido do Ceará foi um sucesso.


Pela primeira vez, o empresário e ex-capitão do Flamengo (RJ), Seleção Brasileira e Real Espanyol (Espanha), Jônatas, esteve no Distrito de Juá avaliando atletas de 10 a 18 anos. Foram mais de 50 atletas de vários distritos e cidades vizinhas como Juá, Aracatiassu, Coité, Forquilha, Sobral e Fortaleza, participaram da avaliação para novos talentos que possam integrar a base de grandes clubes do futebol brasileiro.


Os pais, os responsáveis e toda comunidade foram só elogios na forma que foi organizada, desde a recepção dos atletas e seus genitores, ao trabalho desenvolvido no campo e também na logística da entrega de águas a todos os participantes.


“A avaliação foi bem feita mesmo com a dificuldade do acesso e do campo e o que mais me chamou a atenção foi que eu já vi o Jônatas jogar pela TV estando tão longe e hoje ele está aqui com a gente e ver que ele é um cara como a gente.” Wagner Pinheiro, pai do Erick Bastos

“Achei muito bom, participar de uma coisa dessa não é toda dia que acontece isso. Meu sonho é passar e mesmo assim se eu não passar vou continuar tentando, persistir até conseguir.” Erick Bastos, 12 anos


Jônatas com sua simplicidade e a visão empresarial em descobrir e revelar novos talentos para o futebol brasileiro recebeu o carinho e o abraço de todos que estavam ali presente e foram vários comentários positivos pela brilhante carreira construída.


“A gente fica muito feliz em ter essa oportunidade do Jônatas está por aqui e vim num local como esse aqui de difícil acesso, mas é muito importante porque é uma oportunidade que estão dando para que a juventude possa ter um lugar ao sol.” Carlos Rodrigues, pai do Lucas Emanoel


“Isso é uma bondade do ex-jogador Jônatas e que sirva de exemplo para outros ex-jogadores e atletas profissionais, pois isso é muito motivante para nós ser avaliado por ele, eu mesmo vim de muito longe.” Lucas Emanoel, 15 anos


O resultado da avaliação como nome dos aprovados sairá nos próximos dias no Facebook na Página Oficial do Projeto Força Jovem Juá, os escolhidos serão acompanhados pela equipe do Talentos do Sertão para que estejam preparados para o período avaliativo em grande clube brasileiro.


O Talentos do Sertão é uma empresa de gestão esportiva que atua na área de Avaliação e Captação de Atletas, Clínica de Futebol, Cursos, Palestras e Torneio Esportivo.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

GAROTOS EM BUSCA DO SONHO CHAMADO FUTEBOL


Quem nunca sonhou um dia ser jogador de futebol? Mundialmente conhecido, o futebol é o desejo de milhões de crianças e jovens. Em Fortaleza, esse sonho não seria diferente. Cadu Gurgel e Paulo Rubens são dois jovens que estão literalmente correndo em busca desse sonho.

Mas viver esse sonho vai muito além do simples fato de brincar de jogar futebol nos campinhos do bairro, nas escolinhas esportivas ou até mesmo nas escolas e praças esportivas. De cara, é preciso passar pelas famosas "peneiras" para que possam começar a pensar em trilhar os caminhos do futebol profissional. Mas, não é só isso. Muitas dificuldades acontecem neste percurso, à ganância, a corrupção e o egoísmo de alguns larápios que se aproveitam em beneficio próprio dos sonhos desses jovens.

Se torcer pelo time do coração já mexe com as emoções dos amantes do futebol, imagina jogar e representar um time nos campos.

O Canal e Blog De Olho no Lance entrevistou 2 jovens com passagens pelo clube da garotada, o Fortaleza Esporte Clube que fez este ano uma campanha histórica na elite do futebol brasileiro, onde garantiu vaga para a Copa Sul-Americana em 2020 e sua permanência na Série A, além de outros recordes quebrados.

Cadu Gurgel, atacante de 15 anos e Paulo Rubens, meio campo de 15 anos, o primeiro defendeu a base tricolor conquistando títulos importantes em sua categoria e o segundo joga na escolinha do Leão. Ambos têm o mesmo sonho, de se tornaram atletas renomados e puderem ajudar suas famílias.

A rotina deles se divide nos treinamentos diários e a escola, Cadu Gurgel é aluno do 1º ano do Ensino Médio e Paulo Rubens está concluindo o Ensino fundamental. Suas famílias são suas principais inspirações para estarem lutando em busca da realização de seus sonhos.

E os pais investem e dão o maior incentivo para concretizar o desejo de um dia eles serem jogadores de futebol.

No país do futebol, é possível afirmar que nove em cada dez meninos sonham com a chance de exercer o esporte profissionalmente. Porém, poucos conseguem alcançar esse sonho e torná-lo realidade.


quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

GAROTO DE TIANGUA É CAMPEÃO DA COPARENA FORTALEZA POR TIME DO ARACAPÉ


O atacante Ryckewmy Fontinele, 17 anos, natural de Tianguá, que no primeiro semestre do ano havia sido aprovado numa avaliação do Projeto Esportivo ADIJEC do bairro Aracapé em Fortaleza, no ultimo sábado (7) sagrou-se Campeão Sub-17 da Coparena Fortaleza da Juventude 2019.

As equipes do Tick Tack e Adijec fizeram a final da categoria sub-17 da Coparena Fortaleza da Juventude 2019. A partida decisiva aconteceu na Areninha Pirambu, em Fortaleza. E quem levou a melhor foi o time do bairro Aracapé (Adijec), que se tornou Bicampeão da competição ao vencer por três a zero o adversário do Vila União (Tick Tack). Ryckewmy e o artilheiro do certame, Liedson (2 vezes), marcaram os gols do título.

A Coparena Fortaleza da Juventude é considerada a maior competição de futebol não profissional do Estado do Ceará, essa foi a quarta edição já realizada, tendo mobilizado nessa edição, quase 11 mil atletas dos mais de 100 bairros da Cidade.

Muito emocionado e contente, o tianguaense Ryckewmy Fontinele que é uma das revelações da base do Tianguá Esporte Clube (clube profissional da Serra da Ibiapaba) relembra “sensação incrível, aqui nesse time me sinto em casa, time que trabalha honestamente, nunca desmerecendo ninguém e sempre dando oportunidades para quem está  em busca de um sonho.”

A Associação Desportiva e Integrativa Jesus é o Caminho (ADIJEC) foi fundada em 2010, faz um trabalho esportivo com crianças e jovens de ambos os sexos com idade de 07 a 17 anos. As atividades esportivas acontecem no Centro de Treinamento Esportivo ADIJEC  durante a semana no bairro Aracapé.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

EVANILSON ESTRÉIA COMO TITULAR BRILHANDO COM 2 GOLS NA VITÓRIA DO FLUMINENSE SOBRE O CORINTHIANS


Pela primeira vez como titular da equipe profissional do Fluminense, o jovem Evanilson foi o grande destaque da vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, no ultimo domingo (8) pela última rodada do Brasileiro na Arena em Itaquera. Com dois gols do Evanilson, o tricolor das Laranjeiras garantiu vaga na Copa Sul-Americana.

Artilheiro do Campeonato Brasileiro Sub-20 com 15 gols, Evanílson aproveitou bem a chance de ser titular na equipe principal, no último jogo oficial do Fluminense no ano. “Ficou muito feliz pela oportunidade. Sempre tive um sonho, cheguei aqui no Fluminense com 13 anos, nunca imaginei que minha estréia como titular fosse ser desse jeito. Mas fico muito feliz pela boa partida e pela entrega de todos”, disse o artilheiro.

Revelado pelo Estação (CE) de onde saiu em 2012 para brilhar no Fluzão, o jogador tem contrato com o Fluminense só até fevereiro de 2020. Ele revelou querer ficar no Tricolor das Laranjeiras, e as negociações estão em andamento.

Com a vitória deste domingo, o Fluminense terminou o Brasileiro com 46 pontos, na 14ª posição e garantiu vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

FRASE DE INSPIRAÇÃO DA SEMANA DO GRANDE LUIS ROBERTO, NARRADOR E APRESENTADOR


domingo, 8 de dezembro de 2019

GAROTO REVELADO PELO PROJETO VILA REAL É CAMPEÃO PELO PALMEIRAS DA SUPERCOPA DO BRASIL SUB-17


O garoto Crisderlano Sousa, 17 anos, foi campeão da Supercopa do Brasil Sub-17 pelo Palmeiras.  O Verdão depois de ter vencido o primeiro jogo no Pacaembu por 2 a 0, foi até o Maracanã  na ultima quinta (5) para o jogo da volta, apesar de perder para o Flamengo por 3 a 2, levou a melhor no placar agregado (4 a 3) e garantiu o título da competição.

Revelado pelo Projeto Vila Real de Fortaleza, Crisderlano vem se destacando nos treinamentos e jogos do Palmeiras, enchendo os olhos da comissão técnica do clube paulista e já é visto como uma jóia da base alviverde.

A Supercopa do Brasil Sub-17 foi disputada pela primeira vez nesta temporada. O Palmeiras ganhou o direito de disputá-la por ter vencido a Copa do Brasil Sub-17 diante do São Paulo em outubro. Já o Flamengo ganhou o Campeonato Brasileiro com dois triunfos sobre o Corinthians na decisão.

Com a conquista do título o Palmeiras é o primeiro campeão da história da Supercopa Sub-17 e tem agora cinco títulos nacionais na base e igualou o São Paulo como o maior campeão do Brasil considerando os torneios oficiais organizados pela CBF.

sábado, 7 de dezembro de 2019

UMA CURTA HISTÓRIA DE FRACASSO E SUPERAÇÃO – GALVÃO BUENO


O narrador, apresentador, radialista, empresário e jornalista Galvão Bueno possui uma história marcante nas narrações esportivas do Brasil. É considerado o narrador esportivo mais famoso do país.

Galvão Bueno nem sempre foi narrador. O amor por esportes sempre existiu. Com o dinheiro que ganhava com o basquete, conseguiu pagar a faculdade. Também trabalhava como gerente de vendas em uma empresa de embalagens plásticas, de onde saiu para montar uma firma com a mesma atividade.

Começou sua carreira profissional na área esportiva por acaso. Fã do programa esportivo da Rádio Gazeta, o "Disparada no Esporte", ele participou de um concurso no início de 1974 e foi contratado para ser um narrador onde teria que falar sobre variados esportes. Isso só foi possível porque o seu sócio o inscreveu.

Ninguém pode dizer que Galvão não é trabalhador. O homem está na luta, na estrada e nos microfones desde 1974, quando começou na Rádio Gazeta. Rádio, TV, futebol, Fórmula 1, vôlei, Copas do Mundo, Olimpíadas. Não há um evento esportivo importante nos últimos 45 anos que Galvão Bueno não tenha emprestado seu talento de despertar emoções.

Aliás, uma coisa que é unanimidade entre quem convive com Galvão. Ele é companheiro e amigo de verdade.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

ARENA DE PERNAMBUCO SERÁ PALCO DA 2ª EDIÇÃO DA PE CUP BRASIL 2019, A MAIOR COMPETIÇÃO DE FUT 7 DO PAÍS


A 2ª Edição da PE CUP BRASIL será realizada na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife.  A competição será disputada por mais de 3600 atletas, divididas em 09 categorias, com idades entre 07 e 15 anos, no período de 11 a 15 de Dezembro de 2019.

Aberto a todos os clubes, escolinhas e times infantis do país, o PE CUP BRASIL é a maior competição de Fut 7 do Brasil, totalmente pensado e voltado para crianças e adolescentes, desde as dimensões do campo de jogo e traves, até as adaptações das regras e forma de disputa, com objetivo de proporcionar experiências únicas para os jovens talentos.

Além de toda estrutura que será montada para que os garotos desenvolvam o melhor futebol, também será garantido o mínimo de 03 partidas para cada equipe, além de jogos com 2 tempos de 20 minutos, possibilitando assim uma maior participação de todos os atletas inscritos.

A PE CUP é promovida pela Federação Pernambucana de Futebol 7 e vai reunir 220 equipes, sendo elas de todo o país e equipes internacionais.


quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

SANDRA SANTOS: CONHECENDO A HISTÓRIA DE UMA DAS PIONEIRAS DO FUTEBOL FEMININO


Sandra Maria dos Santos ou simplesmente Sandra Santos,  é um exemplo de profissionalismo no esporte e também na vida. Criada na comunidade Jardim Nélia, na zona leste paulistana, a potiguar é coach e coordenadora técnica da base feminina do Santos FC/Sereias da Vila e do Projeto Meninas em Campo.

Como toda mulher, especialmente as que atuam no futebol, é guerreira, apaixonada pela vida, família, esporte, natureza, cachorro e pela sua profissão. Foi a primeira Coach da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Trabalhando diretamente nas categorias sub17, sub20 e principal.

Ela atua na área do coaching esportivo, que consiste em auxiliar, conduzir e potencializar atletas a partir do desenvolvimento humano como um todo, trabalhando aspectos pessoais, emocionais e profissionais. Essa é a linha empregada na metodologia do Praive (Programa para Resultado de Alto Impacto na Vida Através do Esporte), que ela mesma idealizou.

Sandra começou dando aulas para uma ONG de futebol masculino, em 1997, no último ano de sua graduação em Educação Física. Ela pegou gosto pela atividade e deu seqüência em sua trajetória como treinadora. Teve seu primeiro contato com o público feminino no ano seguinte, no futebol de salão. Em 2004, foi eleita a melhor técnica do estado pelos trabalhos de formação de atletas realizados na base do Cotia - time que conduziu nos jogos regionais - e no Garotinho Futebol Society.

Foi convidada para o cargo de auxiliar técnica do São Paulo no mesmo ano, onde permaneceu até decidir dar uma pausa. Nos anos em que passou longe dos gramados, aperfeiçoou seus estudos em outras áreas do esporte e retornou “com um olhar diferente, com uma visão maior sobre gestão, tanto de pessoas quanto de projetos”.

Não possuía mais interesse em seguir como treinadora, então foi ser preparadora física na Portuguesa, onde conheceu Emily Lima (primeira mulher a comandar a Seleção feminina Brasileira e companheira de trabalho de Sandra). No tempo em que ficou no clube, aprofundou seu conhecimento sobre psicologia esportiva, e, após uma temporada como preparadora, seguiu para a área de coaching esportivo. E assim, desde 2011 o coaching é o seu campo de trabalho.

Sandra tem uma segunda graduação (em Marketing e Administração esportiva), uma pós em Futebol de campo pela USP e participou de pesquisas sobre psicologia esportiva. Estudou também qualidade de vida e bem-estar; “e foi aí que eu me encantei com o coaching”, revela.

O grande lema de Sandra é empoderar as jogadores e formar cidadãos através do esporte, mostrando que o “impossível é temporário”.

Fonte: USP/NJ São Remo

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

MELHORES DA BASE: EVENTO QUE PREMIARÁ OS DESTAQUES DAS COMPETIÇÕES DE BASE DA FCF, ACONTECERÁ NO DIA 16 DE DEZEMBRO


A Federação Cearense de Futebol vai realizar a terceira edição do Melhores da Base, evento que premia os destaques das competições não profissionais chanceladas pela mentora. A premiação, aberta para todos os desportistas, vai ocorrer no dia 16 de dezembro, às 18h30, no auditório Murilo Borges da Assembléia Legislativa.

Na solenidade, serão contemplados os melhores jogadores das categorias de base, os artilheiros, as defesas menos vazadas e os técnicos campeões dos Campeonatos Cearenses Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13, Feminino Sub-20 e Feminino, além das seleções das respectivas categorias. Neste ano, a novidade será a premiação para o melhor árbitro central, árbitro assistente e equipe fair play.

Em 2019, as competições de base reuniram 78 equipes que disputaram os títulos em todas as categorias promovidas pela FCF, somando um total de 431 jogos realizados.

Confira os campeões:
Cearense Sub-20 – Ceará
Cearense Sub-17 – Ceará
Cearense Sub-15 – Floresta
Cearense Sub-13 – competição em andamento
Feminino Sub-20 – Ceará
Feminino Adulto – competição em andamento

Fonte: FCF

Foto: Pedro Chaves/FCF - @pedrochavesce