domingo, 17 de setembro de 2023

ESPORTE MAIS QUE ESPECIAL: PROJETO ACOLHE CRIANÇAS E JOVENS AUTISTAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL

Quando foi desafiado a criar algo diferente na área esportiva e educacional, o professor de educação física Márcio Contato pesquisou. Queria fazer alguma coisa diferente na cidade de Araxá, no interior de Minas Gerais. Foi aí que que partiu para a inclusão, em especial, de crianças e jovens com autismo. O ano era 2019, e surgiu o projeto “Esporte mais que Especial”. 

Desde 2021, o projeto acontece em parceria com a APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – e recebe recursos federais, além de patrocínios privados, assim, as aulas são gratuitas.

Quatro modalidades esportivas são praticadas nas aulas do Esporte mais que Especial: futsal, vôlei, basquete e handball. Com os profissionais de educação física, são desenvolvidas atividades de socialização, coordenação motora, entrosamento. Tudo o que é comportamental com relação ao esporte.

Psicólogos, neuropsicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e assistentes sociais também ficam à disposição dos jovens autistas. Constantes reuniões são realizadas entre os profissionais do projeto. Avaliações são frequentes sobre a evolução de cada aluno.

Fonte: Sagres Online 

Foto: Divulgação Apae Araxá

Nenhum comentário:

Postar um comentário