quinta-feira, 10 de novembro de 2022

2022: O ANO MÁGICO PARA O FORTALEZA E TRÁGICO PARA O CEARÁ

O ano de 2022 ficará marcado na história de Fortaleza e Ceará, mas por motivos completamente opostos. Enquanto o Tricolor teve um ano mágico e extremamente vitorioso, o Alvinegro amargou uma temporada trágica e marcada por fracassos e vexames.

O Fortaleza foi Tetracampeão Cearense e Bicampeão da Copa do Nordeste, ambos de forma invicta. Na 1ª participação em sua história na Copa Libertadores, conseguiu classificação e passou até as oitavas de final. Na Copa do Brasil, eliminou o rival Ceará e chegou até as quartas.

Principal objetivo do clube, o Campeonato Brasileiro foi marcado por uma reação absolutamente espetacular. Após 20 rodadas na zona de rebaixamento, sendo 14 na lanterna, o Leão do Pici fez uma arrancada histórica e, com a 3ª melhor campanha do 2º turno, não apenas escapou do rebaixamento como briga por Pré-Libertadores, já tendo no mínimo vaga na Sul-Americana assegurada.

Do outro lado, o Ceará teve sua pior temporada. No Campeonato Cearense, eliminado de forma vergonhosa para o Iguatu. Logo depois, também eliminado de forma precoce na Copa do Nordeste, para o CRB. Ambas decisões nos pênaltis, assim como a eliminação para o São Paulo, nas quartas de final da Copa Sul-Americana (único ponto bom no ano do Vovô), já que na Copa do Brasil, amargou eliminação para o Fortaleza pelo 2º ano consecutivo.

O Campeonato Brasileiro parecia apontar, ao menos, certa estabilidade. No 1º turno inteiro, apenas uma rodada na zona de rebaixamento e uma campanha, em geral, de meio de tabela. Mas com a 2ª pior campanha do returno, acumulando apenas 1 mísera vitória em 19 jogos, com 11 rodadas seguidas sem ganhar nenhuma partida, o rebaixamento foi sacramentado após uma derrota vergonhosa por 2 a 0 para o já rebaixado Avaí.

Fonte: Diário do Nordeste

Foto: Camila Lima / SVM

Nenhum comentário:

Postar um comentário