domingo, 27 de fevereiro de 2022

COM AUTISMO, JOVEM DE 18 ANOS DE PRAIA GRANDE (SP) QUE SEMPRE SONHOU EM SER MÉDICO É APROVADO EM MEDICINA APÓS SIMULAR VESTIBULAR NO PRÓPRIO QUARTO

Foi fazendo simulados dentro do próprio quarto que o jovem Arthur Ataide Ferreira Garcia, de apenas 18 anos, passou no vestibular de medicina. Diagnosticado com autismo e morador de Praia Grande, no Litoral Sul de São Paulo, o sonho dele é ser psiquiatra para ajudar outros autistas.

Arthur contou que foi diagnosticado aos 9 anos de idade e que, desde o Ensino Fundamental, estudava sete horas por dia, “para compensar as dificuldades do autismo”.

Arthur cresceu ouvindo que seria capaz de realizar o sonho de ser médico. Além disso, ele sabia que vestibulares muitas vezes não são um sistema que pensa na inclusão. A pessoa com autismo fica exposta às sobrecargas sensoriais como a intensidade da luz da sala e o barulho de fora do prédio. 

Para se preparar, ele passou a simular a experiência do vestibular no seu quarto. E foi assim que veio o surpreendente resultado: aprovado em medicina numa universidade do Guarujá, no Litoral Sul de São Paulo.

Irmão mais novo também tem autismo e a aprovação no curso de medicina já inspira o irmão três anos mais novo.

Acostumado a dar palestras e a organizar eventos para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, o jovem tem planos para elaborar mais ações para contribuir com as mudanças sociais e encontra inspiração no apresentador Marcos Mion, cujo diagnóstico do filho Romeo foi tornado público em 2014. “Sonho em ter um projeto de inclusão junto com ele”, finaliza.

Fonte: G1 Santos e Região

Foto: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário