sábado, 29 de fevereiro de 2020

UMA CURTA HISTÓRIA DE FRACASSO E SUPERAÇÃO – SIMON COWELL


Simon Cowell é um executivo e produtor musical inglês. Tornou-se conhecido mundialmente como jurado dos programas de televisão Britain's Got Talent, The X Factor (Reino Unido), The X Factor (Estados Unidos), American Idol e America's Got Talent. É o criador dos programas “The X Factor” e “Got Talent” e fundador da empresa de entretenimento “Syco”.

Simon Cowell nasceu e cresceu em Londres. Sua mãe, Julie Brett, era uma ex-dançarina e socialite, e seu pai, Eric Selig Phillip Cowell, foi um investidor imobiliário e executivo da indústria musical.

Cowell decidiu deixar a faculdade e fazer carreira na indústria da música, começando na EMI trabalhando na recepção da empresa. No início dos anos 80, ele co-fundou sua própria gravadora, a Fanfare Records, mas isso não correu bem e aos 30 ele estava em dívida e teve que voltar para a casa de seus pais. Em seguida, encontrou trabalho na BMG como consultor A&R e lá criou a S Records, onde se dedicou exclusivamente a descobrir novos talentos.

Nessa época, criou a canção de abertura da série Power Rangers e do Teletubbies. Promoveu os grupos musicais Take That e as Spice Girls. Em 1998 promoveu o grupo Weslife. Outra criação sua foi o Il Divo, um grupo de ópera pop, que vendeu milhões de discos.

Em 2001, junto com Simon Fuller, Cowell criou o show de música “Pop Idol” e atuou como jurado. O programa logo foi um sucesso. A versão americana “American Idol” estreou em 2002, tendo também a participação de Cowell no júri.  Desempenhando o papel de jurado dos programas, fazia um estilo crítico, sarcástico, agressivo e sincero e isso deu a Cowell uma enorme popularidade. Em 2006, assinou um contrato milionário para permanecer por mais cinco anos como jurado do American Idol.

Em 2004 criou o The X Factor e mais uma vez estava no júri. Em 2010, o The X Factor teve seus direitos adquiridos pelo FOX e a versão americana começou em setembro do mesmo ano. Em 2011 foi oficializada a sua saída do American Idol. Cowell produziu e promoveu singles e álbuns para diversos participantes dos programas. É também o produtor das bandas Fifth Harmony, formado na segunda temporada do The X Factor americana e One Direction formada em Londres em 2010, também no The X Factor.

Com o sucesso dos programas musicais, Cowell criou o programa “Got Talent”, aberto para artistas de diversos tipos, como dançarinos, instrumentistas, comediantes, mágicos etc. O “Britain’s Got Talent” estreou em 2007, teve Cowell como jurado e foi um grande sucesso. Foi também lançado nos Estados Unidos como “America’s Got Talent”.

Em 2015, Simon Cowell lançou nos Estados Unidos um show projetado para encontrar cantores masculinos para formar o “Ultimate Latino Boy Band”. Nesse mesmo ano, participou do júri do “America’s Got Talent”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário