quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

ATLETAS EM DESTAQUE NO CEARÁ: CONHEÇA A HISTÓRIA DO JOVEM LAERTH LEITE DOS CAMPOS DE LIMOEIRO PARA O PROFISSIONAL DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE


Um dos grandes sonhos de alguns jovens brasileiros é, sem dúvida, tornar-se um jogador de futebol conhecido e reconhecido.

O município de Limoeiro do Norte, no interior do Estado do Ceará é mesmo conhecido como um grande celeiro de talentos pela facilidade de encontrar jovens habilidosos e com capacidades de desenvolver importantes funções, seja na arte, na cultura, na musica, nas letras, ou até mesmo no meio esportivo, segmento que tem proporcionado momentos de vitórias, conquistas e de realização de sonhos de vários jovens que alimentam a idéia de um dia se tornar um atleta famoso, ou pelo mesmo ter a oportunidade de atuar num  grande clube.


Nas terras limoeirenses, vários jovens já tiveram esta oportunidade, a exemplo o jovem atleta Laerth Leite, deu inicio nas suas atividades esportivas ainda muito jovem, pelas categorias de base do desporto limoeirense, com atuação na escolinha do experiente Toinho Limoeiro, tornando-se um atleta habilidoso, ao ponto de despertar o interesse de vários clubes por onde passou, até chegar ao juvenil do Fortaleza Esporte Clube no ano de 2011, clube pelo qual defende as cores da camisa até o momento.

“Tive um ensino escolar bem acompanhado pelos meus pais, tinha as dificuldades, pois só pensava em jogar futebol, porém consegui terminar o segundo grau. Desde cedo fui muito influenciado a jogar futebol, acompanhava sempre meu pai nas escolinhas que ele dava treino, e também o via jogar nos campeonatos da cidade. Aos 6 para 7 anos já estava dando meus primeiros treinos na escolinha de futsal da cidade.Comecei a jogar futebol de campo aos meus 13 anos”, relembra o atleta.


Oriundo da tradicional família Bodó, de Limoeiro do Norte, o atleta José Laerth Guimarães Leite (Laerth Leite) é filho de José Laerton de Sousa Leite, o popular Taê Bodó, e Geane Maria Moura Guimarães, residentes no bairro João XXIII, na cidade de Limoeiro do Norte.

Fez teste em vários clubes das cidades de Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova, até ingressar no elenco juvenil Fortaleza Esporte Clube, onde permanece até hoje.

“Cheguei ao Fortaleza pra fazer teste no final do ano de 2013. Fui através do meu tio (Toinho Limoeiro) que consegui meu primeiro teste no clube, passei nos primeiros como atacante, porém não tinha acesso ao alojamento do clube por não ter idade suficiente, mas por algum tempo fiquei na casa de uma tia que logo em seguida voltei para minha cidade pois não tive condições de me manter”, afirma.


Mais ele persistiu e retornou mais convicto e decidido, “em 2014, voltei para fazer um novo teste junto com  meu primo, desta vez como lateral esquerdo. Passamos no teste e alugamos um apartamento com a ajuda de alguns familiares e assim conseguimos passar o ano todo indo aos treinos e sendo acompanhado pelo clube. Cheguei a morar no alojamento no ano de 2015” disse o atleta.


Laerth recebeu a primeira chance no profissional contra o Ferroviário, na Taça Fares Lopes de 2015. Atuou também contra o Guarani de Juazeiro no Campeonato Cearense de 2016, e fez 4 jogos na última Copa Fares Lopes, dando uma assistência. Desde 2015, já são vários jogos como profissional do jovem lateral de apenas 20 anos.

No Fortaleza Esporte Clube foi Campeão Cearense nas categorias: Sub-15, Sub-17 e Sub-20  e também  Campeão pelo Profissional em 2016.


Titular durante todo o estadual sub-20, Laerth esteve presente em 9 jogos, perdendo dois embates por uma contusão e um por suspensão. O jogador se destaca pelo vigor físico e velocidade.

Nesse ano de 2018, Laerth  foi indicado como um  melhores  na sua posição na Grande Festa de Premiação  aos Melhores da  Base da Federação Cearense de Futebol que acontecerá dia 7 de Dezembro no Auditório da SESPORTE, onde premia os atletas que mais se destacaram em suas categorias. “Graças a Deus um ano de muito trabalho, esforço, dedicação e experiência. Sem lesões muito grave. Fico feliz e lisonjeado por está entre os indicados aos melhores da base de 2018, pois tudo isso é fruto do meu trabalho e da minha dedicação diária”, conclui.


Sobre suas expectativas para 2019, o atleta diz “umas das melhores, a partir de agora se inicia um novo ciclo na minha vida profissional, pois o meu ciclo na base se encerrou nesse ano de 2018.”

Fotos: Pedro Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário